Que ambiente e que final o deste jogo 3!
Com lotação esgotada no Pavilhão n.º 2 da Luz, o Benfica venceu o Nun'Álvares, por 3-2, na tarde desta quinta-feira, 16 de junho, com um golo marcado a 12 segundos do termo da partida. As águias seguem para Fafe em vantagem na final do play-off (2-1) do Campeonato Nacional.
Num ambiente eletrizante, com lotação esgotada no Pavilhão n.º 2 da Luz, o Benfica venceu o Nun'Álvares por 3-2 na tarde desta quinta-feira, 16 de junho, no jogo 3 da final do play-off do Campeonato Nacional feminino de futsal. Foi até ao último minuto, mas as águias seguem para Fafe em vantagem (2-1). O inédito Pentacampeonato está agora à distância de um triunfo!
Com a eliminatória empatada, depois de o Benfica vencer o jogo 1 na Luz e o Nun'Álvares ganhar o jogo 2 em Fafe, as duas equipas entraram em quadra à procura da liderança nesta final. As águias apresentaram-se com uma mudança no cinco inicial face às duas partidas anteriores: Angélica Alves entrou no lugar de Leninha; a formação de Fafe não mexeu. Perspetivou-se um jogo renhido, sem surpresas e decidido nos pormenores. Assim foi!
Início equilibrado, com muito apoio dos Benfiquistas que marcaram presença em massa nas bancadas, onde também esteve o Presidente Rui Costa, e o primeiro momento a ser do anfitrião Benfica. Aos 3', Sara Ferreira combinou com Angélica Alves, recebeu o esférico e rematou bem colocado, mas Maria Odete travou a investida. No mesmo minuto, através de um canto batido por Pisko, Angélica Alves tocou a bola para dentro da baliza de Ana Catarina e colocou o Nun'Álvares em vantagem (0-1).
Depois da ameaça, veio a concretização! Sara Ferreira, no seguimento de um grande lance individual e bem trabalhado, reestabeleceu a igualdade na Luz. 1-1 aos 6' e muito por jogar...
O Benfica dominava, com mais posse de bola e mais lances de perigo, nomeadamente aos 9', por Dricas, e aos 10', por Leninha. Este último rasou a baliza de Maria Odete. Foi por pouco! Já o Nun'Álvares tentava responder, mas pecava no último passe.
O segundo golo da formação de Fafe nasceu aos 17' de um potente remate de Pisko, ligeiramente desviado por um pé de Inês Fernandes. Até ao intervalo, o 1-2 não se alterou.
As encarnadas entraram a carregar na segunda parte, com duas ocasiões flagrantes. No minuto 21, Inês Fernandes rematou ao lado da baliza; aos 23', Leninha atirou por cima do alvo. Ainda neste instante o Benfica ficou temporariamente em desvantagem numérica após Maria Pereira ver o segundo cartão amarelo na partida (o primeiro foi aos 14').
Tirando proveito da situação, o Nun'Álvares correu ao ataque da baliza de Ana Catarina, mas a guardiã encarnada, com duas defesas decisivas, segurou o resultado do Benfica, ainda que insatisfatório para as contas da eliminatória.
Novamente com cinco jogadoras em campo, o empate não tardou (28')! Na conversão de uma penalidade, após mão de Cátia Morgado numa bola de perigo para Maria Odete, Sara Ferreira converteu e fez o 2-2. Estava tudo em aberto e nenhuma das equipas se deixava intimidar.
Incansáveis, os adeptos puxavam pelo Benfica e a equipa respondia na quadra, mas a bola não entrava. Foi disputado e sofrido até ao último minuto. A 12 segundos do final... sexta falta do Nun'Álvares, livre de 10 metros para o Glorioso! Inês Fernandes teve no pé direito uma oportunidade soberana e não desperdiçou. Num remate colocado, a capitã encarnada deu à vitória, por 3-2, à equipa!
Em vantagem no play-off (2-1), o Benfica viaja até ao Pavilhão do Grupo Nun'Álvares, em Fafe, para disputar o jogo 4, agendado para domingo, 19 de junho, às 16h00.
DECLARAÇÕES
Luís Estrela (treinador do Benfica): "Foi um jogo entre duas equipas muito fortes. A primeira parte foi bastante equilibrada, com as duas equipas à espera da transição. Mantivemos a serenidade na segunda parte, subimos linhas, fomos mais agressivos e defendemos bem na expulsão. Acreditámos e tivemos uma vitória justa num jogo que foi um hino ao futsal. Os adeptos ajudaram-nos, o apoio que se viveu hoje é uma coisa transversal no Clube! O Benfica é mágico!"
Inês Fernandes (capitã do Benfica): "A primeira palavra vai para este ambiente fantástico que tivemos no Pavilhão, nunca tive um ambiente assim num jogo de futsal. Somos adversários, mas caminhamos todos para a evolução do futsal feminino. Os jogos têm sido muito equilibrados, sofremos dois golos de forma infeliz. Estamos a dar muito golo ao Nun'Álvares, que é uma equipa exímia a aproveitar estas situações. Saímos por cima da expulsão da Maria Pereira, as faltas contam e tivemos a felicidade de marcar."
Sara Ferreira (ala do Benfica): "Quero agradecer a este público fantástico que não nos deixou cair, agradecer à equipa, é uma luta diária, uma época com muitas adversidades... lesões, COVID-19, expulsões e outras coisas. Estamos vivas! Tem sido muito desgastante. Disse que estava cá, tentei ajudar a equipa. Estou muito feliz. Estamos mais perto do título. As equipas têm feito um espetáculo brilhante, o futsal está de parabéns. Procuramos continuar a fazer história neste Clube, são jogos muito incertos. Só precisamos de uma vitória, agora é recuperar para no domingo estarmos na máxima força."
Benfica-Nun'Álvares
3-2
Pavilhão n.º 2 da Luz
Cinco inicial do Benfica
Ana Catarina, Inês Fernandes, Maria Pereira, Sara Ferreira e Angélica Alves
Suplentes
Marta Costa, Maria Inês Cabral, Thaila Mertins, Dricas, Catarina Lopes, Inês Matos, Leninha, Beatriz Carrola e Kalê
Cinco inicial do Nun'Álvares
Maria Odete, Pisko, Ana Pires, Cátia Morgado e Carla Vanessa
Suplentes
Bruna Barros, Rita Mourão, Cátia Tavares, Maria Costa, Liana, Isa e Ritinha
Ao intervalo 1-2
Golos
Benfica: Sara Ferreira (6' e 28' gp) e Inês Fernandes (39'); Marcaram pelo Nun'Álvares: Angélica Alves (3' pb) e Pisko (17')
Sem comentários:
Enviar um comentário