Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2022

VITÓRIA NOS PENÁLTIS



 50 minutos, penáltis e vantagem na final

O Benfica venceu o Nun'Álvares no jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional após desempate por grandes penalidades (7-4)
Foi preciso de tudo para o Benfica vencer, na tarde desta sexta-feira, 10 de junho, o jogo 1 da final do play-off da final do Campeonato Nacional de futsal feminino frente ao Nun'Álvares. Após 40 minutos regulamentares (2-2), prolongamento (3-3) e desempate por grandes penalidades (4-1/7-4), as águias seguem para Fafe em vantagem!
Pavilhão n.º 2 da Luz bem-composto para receber o jogo inaugural do decisivo play-off. Na quadra, minutos iniciais com mais momentos ofensivos por parte do Nun'Álvares, e a pivô Carla Vanessa em destaque. Aos 2', teve nos pés duas oportunidades, uma delas passou ao lado da baliza encarnada e a outra foi defendida por Ana Catarina.
O Benfica respondeu aos 4', por Maria Pereira, mas o esférico embateu em Maria Odete. Aproveitando os erros na defesa das águias, Cátia Morgado, isolada e de frente para Ana Catarina, esteve muito perto do golo, não tivesse a mira desafinada. Aos 7' as comandadas por Luís Estrela tiveram outro lance flagrante, mas Sara Ferreira atirou à figura da guarda-redes adversária.
A partir daqui, mais equilíbrio e muito ataque às duas balizas, com várias oportunidades a serem desperdiçadas. No minuto 9, Inês Matos, na recarga de um remate de Dricas, obrigou Maria Odete a uma grade defesa. Volvidos dois minutos (11'), Dricas atirou para o segundo poste, onde se encontrava Leninha, mas esta não chegou a tempo de tocar o esférico para dentro da baliza.
Porém, aos 16' Leninha não perdoou. De um canto batido por Inês Fernandes, com Sara Ferreira a iludir a defesa do Nun'Álvares, a camisola 14 do Benfica finalizou e inaugurou o marcador na Luz. 1-0 para as águias!
Depois do golo, na tentativa de igualar, a formação de Fafe reagiu, dominou a posse de bola e os minutos finais do primeiro tempo de jogo. Através de um livre direto batido por Carla Vanessa e de uma muralha encarnada que assim permitiu, Cátia Morgado, aos 18', empatou a contenda a 1-1, resultado que se manteve até ao descanso.
No segundo tempo as duas equipas procuravam superiorizar-se. O Benfica, mais pressionante, foi o primeiro a causar perigo, mas também foi o primeiro a sofrer golo. Novamente num momento de desorganização defensiva aproveitada pelo Nun'Álvares, Carla Vanessa fez o 1-2.
As águias carregavam, os adeptos puxavam pela equipa, mas a bola teimava em não entrar. Aos 32' e aos 33', Leninha e Sara Ferreira, respetivamente, atiraram por cima da baliza de Maria Odete. A vencer, o conjunto de Fafe bloqueava as investidas benfiquistas, que foram muitas, com uma barreira impenetrável.
Minuto 36, 20 minutos depois do primeiro golo, Leninha bisou na partida! Aproveitando uma bola perdida na área contrária, a ala do Benfica concretizou o desejado empate a 2-2. Aqui, o jogo ganhou outro ânimo, estava tudo em aberto!
A um segundo do fim do tempo regulamentar, Angélica Alves fez o 3-2. O golo que daria a vitória ao Benfica, porém, foi anulado num lance polémico em que não se deteta nenhuma infração. Derivado a esta situação, o marcador voltou ao 2-2 e o encontro foi para prolongamento.
Os dez minutos de tempo extra trouxeram nova igualdade após golo de Cátia Morgado aos 45' e resposta de Inês Fernandes aos 47'. Leninha ainda esteve perto de fechar o jogo com o 4-3, mas Maria Odete não o permitiu. O 3-3 remeteu a decisão para os penáltis.
Nos frente a frente, o Benfica foi mais e muito eficaz, vencendo por 4-1 nas grandes penalidades (7-4 no somatório de todas as parcelas). Inês Fernandes, Maria Pereira, Leninha e Angélica Alves concretizaram pelas águias e Cátia Morgado pelo Nun'Álvares. Marta Costa defendeu as penalidades batidas por Carla Vanessa e Pisko.
Foram precisos 50 minutos de jogo e desempate por penalidades para alcançar a vitória, mas o Benfica segue para Fafe na liderança da final do play-off (1-0)!
O jogo 2 está agendado para as 11h00 de domingo, 12 de junho, no Pavilhão do Grupo Nun'Álvares.
Benfica-Nun'Álvares
3-3 (4-1 gp)
Pavilhão n.º 2 da Luz
Cinco inicial do Benfica
Ana Catarina, Inês Fernandes, Sara Ferreira, Leninha e Maria Pereira
Suplentes
Marta Costa, Maria Inês, Thaila Mertins, Dricas, Catarina Lopes, Inês Matos, Angélica Alves, Beatriz Carrola e Kalê
Cinco inicial do Nun'Álvares
Maria Odete, Ana Pires, Cátia Morgado, Carla Vanessa e Pisko
Suplentes
Bruna Barros, Cátia Tavares, Lara Bogas, Maria Costa, Taninha, Liana e Ritinha
Ao intervalo 1-1
Final 40' 2-2
Intervalo prolongamento 2-3
Golos
Benfica: Leninha (16' e 36') e Inês Fernandes (47'); Nun'Álvares: Cátia Morgado (18' e 45') e Carla Vanessa (22')
Desempate por penáltis
Marcaram pelo Benfica: Inês Fernandes, Maria Pereira, Leninha e Angélica Alves; Marcou pelo Nun'Álvares: Cátia Morgado

Sem comentários:

Enviar um comentário