Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

NOS "QUARTOS" DE CORPO E ALMA



 Benfica apurado para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, ao bater o Varzim, fora de casa, por 0-2.

O Benfica garantiu nesta terça-feira, 10 de janeiro, um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal. Os encarnados bateram, fora de casa, o Varzim, por 0-2, com golos de Grimaldo e Enzo.
Na Póvoa de Varzim, Roger Schmidt fez alinhar de início: Odysseas, Bah, Morato, Lucas Veríssimo, Grimaldo, Aursnes, Enzo, Chiquinho, Neres, Draxler e Gonçalo Ramos. Quatro alterações no onze (relativamente ao triunfo com o Portimonense) do treinador do Benfica, que viu a equipa chegar bem cedo ao golo.
Estavam decorridos quatro minutos quando Grimaldo cobrou com excelência o livre à entrada da área varzinista (a castigar falta sobre Gonçalo Ramos) e inaugurou o marcador do Estádio do Varzim Sport Club. Um grande golo do lateral-esquerdo benfiquista, capitão dos encarnados na ausência de Otamendi.
Estava desbloqueado o marcador, mas não a forte barreira defensiva da equipa da casa. Os poveiros, na 1.ª parte, defenderam sempre muito perto da sua grande área e criaram muitas dificuldades ao ataque do Benfica.
Aos 11' Grimaldo esteve perto do golo, após grande abertura de Enzo, mas um corte providencial de Tito Jr. impediu que o espanhol bisasse na partida.
O Benfica não permitiu grandes veleidades ao Varzim, que só aos 28' conseguiu rematar. Um cabeceamento de Rúben Gonçalves que passou ao lado da baliza dos encarnados.




Em sentido contrário, por várias vezes os benfiquistas tentaram alvejar a baliza adversária, mas uma autêntica "floresta de pernas" foi uma barreira quase intransponível no primeiro tempo. As exceções aconteceram aos 45' quando Morato, após a marcação de um pontapé de canto, cabeceou sem perigo, por cima, e pouco depois Gonçalo Ramos rematou à figura de Ricardo Nunes.
Com o 0-1 ao intervalo, Roger Schmidt mexeu na equipa, colocando João Mário no lugar de Neres. Do lado dos visitados, o treinador Tiago Margarido, que já tinha sido obrigado a trocar (por lesão) Paulo Moreira por Ramalho, também mexeu e colocou Hélder Barbosa e Rui Areias nos lugares de Bruno Bernardo e Onyeka Osemene.
A equipa da casa entrou diferente na 2.ª parte, mais atrevida e mais lançada para a frente. Aos 51' João Vasco rematou pela primeira vez à baliza do Benfica, mas sem perigo.
Quatro minutos depois houve contrariedade para os encarnados: Grimaldo, com queixas físicas, foi substituído por Mihailo. Roger Schmidt também colocou Florentino no jogo, retirando Draxler da partida.
A melhor oportunidade do Varzim aconteceu aos 66', no melhor período varzinista, quando Ramalho com um remate traiçoeiro colocou à prova a atenção de Odysseas, que defendeu para canto (confirmado por Bah).
A partir daí o Benfica voltou a controlar em pleno o adversário e tornou a estar perto do golo. Desta feita, a resistência adversária estava mais dispersa e menos solidária e Gonçalo Ramos foi o primeiro a dar sinal de que o ampliar da vantagem estava perto.
O segundo tento do Benfica no encontro chegou aos 78'. Enzo (à terceira tentativa, após remates aos 75' e 77') concluiu com sucesso um passe de Chiquinho e "matou" o jogo. Um golo com celebração especial do argentino, que fez questão de mostrar aos adeptos que está de corpo e alma no Clube.
A vencer por 0-2, os encarnados geriram a vantagem até final, sempre com o terceiro golo no pensamento, mas, apesar de algumas tentativas, o resultado não sofreu alterações.
Com este triunfo o Benfica garantiu o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, onde vai defrontar, fora de casa, o vencedor do SC Braga-Vitória de Guimarães, que se joga nesta quarta-feira, 11 de janeiro.
As atenções viram-se agora para o dérbi. Benfica e Sporting encontram-se no próximo domingo, às 18h00, no Estádio da Luz, em partida da 16.ª jornada da Liga Bwin.

Sem comentários:

Enviar um comentário