Páginas

domingo, 12 de março de 2023

QUASE CHAPA 100 NOS ANDRADES



 Eletrizante e emocionante... ganhou o Glorioso!

O Benfica venceu o FC Porto, por taxativos 99-75, em jogo da 2.ª jornada do grupo A da 2.ª fase da Liga Betclic.
Enorme clássico! O Benfica recebeu o FC Porto no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 2.ª jornada do grupo A da 2.ª fase da Liga Betclic, e, com uma exibição de qualidade e classe, derrotou os azuis e brancos por taxativos 99-75.
Tarde de sábado, 11 de março, marcada pelo 4.º embate da temporada entre SL Benfica e FC Porto. Expectativas elevadas face à qualidade das duas formações e também à fase da época e da própria competição... e não foram defraudadas!
Pavilhão Fidelidade com uma excelente moldura humana, com a Família Benfiquista a dizer "presente" e a revestir-se, mais uma vez, de fulcral importância para o sucesso do Glorioso no momento da buzina final. Mas vamos ao jogo!
Entrada autoritária e determinada da formação de Norberto Aves, com Toney Douglas e Ivan Almeida, ambos com um triplo, a darem o mote e a galvanizarem as bancadas. Betinho afundou, colocando o marcador em 15-6, e era um Benfica com máxima intensidade, a apostar numa grande rotação de jogadores, com o cinco a mexer muito, a mandar em quadra. Do outro lado da barricada, o FC Porto reagia como podia, mas as águias estavam fortíssimas na luta das tabelas e nas transições, logo, os 27-16 ao cabo do 1.º quarto não surpreenderam.
Com 11 pontos de vantagem, o Benfica não tirou o pé de acelerador, bem pelo contrário, e mais uma entrada forte permitiu às águias dilatarem vantagens... e Ivan Almeida afundar para entusiasmar ainda mais o Pavilhão. Marcador a mostrar um 31-16, e time out imediato pedido por Fernando Sá. Max Landis saltou do banco para dois triplos consecutivos, mas Aaron Broussard respondeu, não permitindo veleidades de maior: 60-40 ao intervalo era sintomático da qualidade colocada em quadra. Melhor o Benfica em todos os parâmetros do duelo!
O tempo de descanso não fez bem às águias. Com 20 pontos à maior, a equipa vermelha e branca surgiu em quadra pouco assertiva e a denotar alguma falta de inspiração... Aproveitou o FC Porto para reentrar na discussão do jogo. Dois triplos consecutivos encurtaram distâncias, Toney Douglas e Betinho responderam na mesma moeda, mas o adversário estava claramente melhor neste momento do jogo. Com 70-57, a 2m44s do fecho do 3.º quarto, Norberto Alves parou a contenda para reorganizar as tropas, mas a agressividade portista fez a diferença e um parcial de 14-22 no 3.º quarto colocou o marcador em 74-62... Perigoso!
E o clássico aqueceu, e muito! Dragões a darem tudo para a reviravolta, águias a entregarem-se de coração, alma e com muito suor e trabalho para alcançarem o triunfo. E houve de tudo, tudo mesmo. Quezílias, faltas técnicas, exclusões... mas houve também muito basquetebol, daquele bom. Com os fantásticos adeptos a carregarem o Glorioso, abafos, afundanços, triplos "do meio da rua" e até alley-oops. Espetacular! Terrell Carter, Aaron Broussard e Ivan Almeida chamaram a si a responsabilidade de um coletivo que foi brilhante e que, com toda a justiça, mereceu vencer! A buzina final soou, 99-75 no marcador, com os encarnados a somarem mais dois pontos e, com 44 acumulados, a vincarem a liderança da geral.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "A nossa palavra é para os nossos adeptos. Viemos de uma derrota com o Sporting, de uma parte final menos conseguida e era fundamental ganhar aqui em casa para conseguirmos o primeiro lugar para os play-offs. Ainda faltam muitos jogos, vamos ter de continuar nesta senda. A equipa fez uma primeira parte espantosa. Na segunda parte deixámos baixar o ritmo de jogo, o que não nos interessa. Alterámos umas coisas e, com isso, parámos o FC Porto. Parabéns aos rapazes! Uma palavra também para o nosso departamento médico, conseguiu recuperar o Toney Douglas e o José Silva mais cedo do que estava previsto. Foi muito importante ganhar, e ganhar desta maneira."
Aaron Broussard (base do Benfica): "Foi um bom jogo da nossa parte, especialmente depois da derrota que tivemos na jornada anterior. Voltámos fortes e tivemos um bom desempenho coletivo durante quase todo o encontro. Neste jogo começámos melhor, mais intensos, não deixámos o adversário levantar-se. No 3.º quarto abrandámos um pouco, mas fomos capazes de corrigir alguns erros. Todos jogaram muito bem, com muita energia."
Benfica-FC Porto
99-75
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes
José Silva, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e Maik Zirbes
Cinco inicial do FC Porto
Teyvon Myers, Max Landis, Marvin Clark Jr., Brian Conklin e Michael Finke
Suplentes
Miguel Cardoso, Vladyslav Voytso, Francisco Amarante, João Guerreiro, Miguel Queiroz e Luís Silva
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
27-16 60-40 74-62 99-75
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (26), Betinho Gomes (5), Toney Douglas (17), Terrell Carter (3), Ivan Almeida (25), José Silva (2), Makram Ben Romdhane (7), Diogo Gameiro (10) e Maik Zirbes (4)

Sem comentários:

Enviar um comentário