Páginas

segunda-feira, 3 de abril de 2023

SABER GERIR TAMBÉM É UMA ARTE



 O Benfica superou o Rio Ave (0-1), em encontro da 26.ª jornada da Liga Bwin, antes do clássico com o FC Porto na próxima ronda.

A receção em Vila do Conde foi apoteótica, o apoio intenso, e o Benfica deu mais um passo a pensar no "38" após ter vencido (0-1) o Rio Ave neste domingo, 2 de abril, em jogo da 26.ª jornada da Liga Bwin. Gonçalo Ramos apontou o golo que permitiu às águias somar a 10.ª vitória consecutiva na competição!
Sem Florentino no onze inicial e com a dupla de médios no centro do terreno a ser formada por Aursnes e Chiquinho, o Benfica começou por se mostrar perigoso numa transição rápida conduzida por Rafa, aos 5', e que o próprio viu ser anulada por um defensor quando tinha João Mário a seu lado, sem marcação para dar um desfecho distinto ao mesmo.
O Rio Ave respondeu com um remate de Boateng à figura de Odysseas, aos 6'. No minuto seguinte foi Gonçalo Ramos, após um excelente trabalho individual na área, a rematar à malha lateral.
O avançado do Benfica voltou a exibir-se aos 17', quando respondeu ao primeiro poste ao cruzamento de Neres na esquerda, desviando a bola para as mãos do guarda-redes Jhonatan.

Sempre que ultrapassavam a primeira linha de pressão dos homens da casa, no setor intermediário, os comandados de Roger Schmidt criavam dificuldades, e o lance fabricado aos 22' foi um bom exemplo disso mesmo.
Excelente jogada ofensiva dos encarnados, pela esquerda, com Grimaldo a sair pelo corredor e a dar origem a uma movimentação concluída na área contrária por Bah, que disparou contra o corpo de um defensor do Rio Ave, com o guarda-redes contrário batido.
Nem sempre as águias definiram como pretendiam no momento do último passe e isso viu-se aos 27', quando Gonçalo Ramos encontrou Patrick William na direção da bola, com este último a impedir que João Mário ficasse isolado.
Rafa, no minuto seguinte, rematou por cima, e, em resposta, aos 31' Patrick William cabeceou a bola para o poste da baliza de Odysseas, sobrando esta para André Pereira, que, em posição irregular, colocou-a no fundo da baliza à guarda do internacional grego. Lance imediatamente invalidado pela equipa de arbitragem.
Até ao intervalo o Benfica ainda teve mais três possibilidades de golo, primeiro por Neres, aos 38', com um remate rasteiro ao lado, depois, aos 39', foi Rafa a disparar por cima, e, aos 41', coube a Gonçalo Ramos finalizar, na área, contra um defesa contrário, quando tinha Neres a cortar pelas costas no lado esquerdo da área.
A segunda parte não poderia ter começado de melhor forma para o Benfica. Aos 46', João Mário furou pela direita, ultrapassou Patrick William, cruzou atrasado para a entrada da pequena área, onde Gonçalo Ramos, após um ressalto de bola em Aderllan Santos, disparou forte e colocado para o 0-1, provocando o delírio entre os Benfiquistas! Foi o 17.º golo do avançado na Liga Bwin, partilhando a liderança dos melhores marcadores com João Mário, e o 25.º na presente temporada!
O Rio Ave reagiu aos 53' com duas finalizações, por Boateng e Guga, ambas com a bola a sair fácil para Odysseas.
Aos 61' minutos coube a Otamendi cabecear para a defesa de Jhonatan, e aos 66' uma saída fora de tempo do guardião brasileiro perante João Mário podia ter sido determinante para o desfecho do jogo, mas o internacional português optou pelo cruzamento, que não teve a melhor direção.
A partir de então o Benfica procurou gerir o jogo. Roger Schmidt colocou Florentino e Musa nos lugares de Neres e Gonçalo Ramos aos 71', e, no minuto seguinte, Rafa escapou aos defesas contrários, mas a bola rematada perante a pressão de Aderllan Santos saiu por cima da baliza.
A melhor oportunidade de golo do Rio Ave surgiu aos 74', quando Costinha, na zona do segundo poste, assistiu Boateng e este atirou a bola por cima da barra.
Tengstedt entrou aos 80' no lugar de Rafa e, logo a seguir, aos 81', rematou para defesa de Jhonatan. Até ao final do duelo coube à formação da casa criar um momento de relativo perigo, quando Hernâni, aos 90'+4', rematou da esquerda, ao primeiro poste, para defesa apertada de Odysseas.
Os encarnados cumpriram o 6.º jogo consecutivo fora de casa sem sofrer golos no Campeonato.
O Benfica averbou assim mais um triunfo, somou a 10.ª vitória seguida na competição, liderando a Liga Bwin com 71 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário