Páginas

quinta-feira, 27 de abril de 2023

UM GOLO MUITO IMPORTANTE



 "1. Um golo de Petar Musa, um golo que não valeu a qualificação, é verdade, mas valeu para que o Benfica colocasse fim a uma série de três derrotas consecutivas e para que saísse desta Liga dos Campeões - onde fez uma carreira notável - mais crente nas suas capacidades para se atirar à conquista do campeonato nacional. O golo de Musa foi da maior importância.


2. O futebol português perdeu o lugar que ocupava no ranking da UEFA - o 6.º lugar - e quer isso dizer, em termos muito práticos, que a partir da temporada de 2024/2025 só duas equipas nacionais podem aceder à fase de grupos da Liga dos Campeões. É um retrocesso? Sim, sem dúvida.

3. Menos equipas portuguesas na competição das competições, menos dinheiro a entrar no futebol português, menos riqueza, menos volume de negócios, menores audiências televisivas, menos publicidade, enfim, menos tudo. Uma má notícia, portanto.

4. O presidente da Liga de Clubes também não gostou da notícia, naturalmente. Mas, ainda assim, parece optimista. 'Agora que perdemos a 6.ª posição no ranking europeu, devemos olhar para este momento com preocupação, mas, acima de tudo, devemos olhar para este momento como uma oportunidade única para colocar na agenda uma discussão inadiável', disse Pedro Proença através de comunicado. Algumas das discussões pretendidas pelo presidente da Liga para colocar o futebol português ao nível do futebol de topo europeu serão sobre temas como o IVA dos bilhetes e os seguros.

5. Não menosprezando semelhante obstáculos à modernização e ao enriquecimento desta indústria do futebol, não deixou de ser curioso que Pedro Proença não tenha referido a centralização dos direitos televisivos como um tema da tal 'discussão inadiável' que permitirá - não se sabe como - ao futebol português bater-se de igual para igual com os outros futebóis da Europa.

6. Enquanto não chega a solução milagrosa da centralização dos direitos televisivos - porque, quando chegar, os clubes portugueses vão ficar todos mais ricos, e o nosso campeonato vai passar a ser visto até na República Popular da China -, há que soltar a criatividade, como fez, por exemplo, nesta semana, o Gil Vicente.

7. O clube de Barcelos colocou à venda os bilhetes para a receção ao Benfica da 30.ª jornada do campeonato, e não haja dúvida nenhuma de que, embora o nosso campeonato seja um evento da Europa periférica, tem uma oferta de bilhetes a preços só comparáveis às segundas plateias das melhores casa de ópera do mundo civilizado."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário