Páginas

segunda-feira, 22 de maio de 2023

A 3 PONTOS DO 38




Raça, querer e ambição para uma grande reação
Benfica empatou na casa do Sporting (2-2) e o foco passa por fechar a conquista do título frente ao Santa Clara, no Estádio da Luz.
O Benfica empatou (2-2) neste domingo, 21 de maio, no Estádio José de Alvalade, em duelo válido para a 33.ª e penúltima jornada da Liga Bwin. As águias estiveram a perder por 2-0, mas uma segunda parte de grande nível valeu um ponto ao líder da prova. Conquista do título, sem depender de terceiros, está à distância de um triunfo frente ao Santa Clara, no Estádio da Luz.
Sob forte e incansável apoio dos adeptos, os encarnados entraram em campo com apenas uma alteração relativamente ao onze lançado no triunfo (1-5) diante do Portimonense, com Otamendi a regressar de castigo para render Morato no eixo da defesa.
O duelo iniciou-se sob uma toada de equilíbrio e foi o Sporting a ter o primeiro remate, por Trincão, à figura de Odysseas, aos 7'. Dois minutos volvidos, a equipa orientada por Roger Schmidt respondeu com um forte tiro de Rafa, que embateu no corpo de Ugarte quando se encaminhava para a baliza leonina.
Aos 21', Edwards combinou bem com Esgaio e este cruzou para área, onde Pedro Gonçalves falhou o desvio perto da baliza. Uma vez mais, os encarnados conseguiram responder rapidamente à boa oportunidade do Sporting: aos 24', Gonçalo Ramos recuperou a bola a Coates, e o esférico passou por Neres e Chiquinho antes de chegar a Grimaldo, que cruzou para Rafa. Este, em boa posição, cabeceou por cima.
A meia hora coincidiu com o melhor período dos anfitriões. Aos 32', Odysseas fez uma grande defesa a negar o golo a Esgaio, mas, aos 39', o Sporting colocou-se mesmo em vantagem. António Silva não conseguiu intercetar o passe de Nuno Santos para Trincão e este rematou para defesa incompleta do guardião do Benfica. Na sobra, o avançado do Sporting ultrapassou Odysseas e fez o 1-0. Aos 44', os leões apontaram o 2-0 por Diomande, na sequência de um canto marcado por Nuno Santos na esquerda.
A desvantagem motivou Roger Schmidt a mexer na equipa logo ao intervalo, lançando o defesa-direito Bah na vez de João Mário (Aursnes subiu para o meio-campo). E os primeiros segundos da segunda parte mostraram, logo, um Benfica determinado a dar a volta ao texto, com um remate de Aursnes para boa intervenção de Israel.
Aos 52', Grimaldo lançou o internacional norueguês em velocidade e este encontrou Bah no interior da área adversária, com o lateral a cair numa disputa com Nuno Santos sem que o árbitro João Pinheiro e o VAR vislumbrassem motivos para assinalar grande penalidade. Aos 57', já com Paulinho no lugar de Edwards no lado do Sporting, Grimaldo, novamente pela esquerda, cruzou para Aursnes, que falhou o desvio no interior da pequena área.
Perante o recuo do Sporting, Roger Schmidt voltou a mexer aos 66', colocando Gonçalo Guedes e Musa nos lugares de Rafa e Gonçalo Ramos. As alterações quase resultaram no imediato, com Israel a negar um golo ao avançado croata, após uma brilhante arrancada onde deixou para trás Diomande e Coates.
O golo do Benfica adivinhava-se e chegou aos 71'. Após um cruzamento de Guedes na direita que atravessou todo o campo, Grimaldo recolheu a bola na esquerda e cruzou para Aursnes, que, de cabeça, desviou a bola para as redes.
Na resposta ao 2-1, Rúben Amorim lançou Matheus Reis e Bellerín por Trincão e Esgaio, e o Sporting conseguiu libertar-se, durante alguns minutos, da pressão das águias. Aos 79' foi a vez de Essugo e Arthur Gomes renderem Morita e Nuno Santos, e, aos 86', o Sporting protagonizou o seu último momento de perigo, com Odysseas a negar o golo a Paulinho com uma grande defesa.
Já com Mihailo e Florentino nos lugares de Grimaldo e Chiquinho, as últimas alterações de Roger Schmidt no dérbi, o Benfica arrancou para a derradeira investida rumo ao golo do empate. Aos 90'+2', Bah furou pela direita e cruzou para Musa, mas o remate do avançado do Benfica foi desviado pela linha de fundo por Coates.
O quarto dos oito minutos de descontos dados por João Pinheiro trouxe a justa recompensa para a reação do Benfica. Na marcação de um livre, Aursnes cruzou para Musa e este cabeceou para os pés de Florentino. Num lance algo confuso, o médio ganhou na raça a disputa de bola com os defesas verdes e brancos e esta sobrou para João Neves, cujo primeiro remate foi cortado em cima da linha por Paulinho. No entanto, na recarga, o jovem formado no Benfica Campus sentenciou o resultado final (2-2) com o seu primeiro golo pela equipa principal das águias.
Na próxima jornada, a derradeira da Liga Bwin, o Benfica recebe o último classificado e já despromovido Santa Clara, no Estádio da Luz. Uma vitória carimbará o 38.º título do Glorioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário