"1. O Observatório Internacional de Futebol (CIES) elaborou uma lista dos 200 jogadores sub-20 'mais promissores do mundo' em ação em 75 Ligas nacionais e colocou o nosso António Silva na 4.ª posição desse ranking dos chamados talentos emergentes da atualidade. No posto dos defesas-centrais do futuro é António Silva o 1.º de todas essas jovens promessas de dezenas de nacionalidades.
2. No nosso clube, como é natural, gostamos de ver reconhecido por entidades credíveis internacionais qualquer atleta que vista a camisola do Benfica. E António Silva, com os seus 19 anos, também terá certamente gostado de se ver assim projetado por este estudo do CIES.
3. Não é que, para nós, estas conclusões dos analistas da matéria sejam minimamente surpreendentes. O que o Observatório Internacional do Futebol divulgou no início dessa semana já sabíamos há muito tempo. E na nossa casa, entre os nossos adeptos, António Silva há muito que ultrapassou o estatuto de 'promessa'. Não é um sonho, é uma realidade empolgante.
4. Outra realidade empolgante que nos vem encantando é a realidade de João Neves, de águia ao peito, nos seus 18 anos. Quando, e não tardará muito, for publicado um próximo estudo internacional sobre a próxima vaga de jogadores 'mais promissores do mundo', lá estará o seu nome, certamente. E também, nessa ocasião, não será uma novidade dada aos benfiquistas.
5. Poderemos dizer, uma vez mais, que já sabíamos. No sábado passado, os 90 minutos cumpridos por João Neves no desafio com o Estoril ofereceram-nos uma garantia de eficácia e de maturidade, sem falhas. Carrega, João Neves!
6. Voltamos ao Observatório Internacional do Futebol e aos seus estudos e previsões. Neste caso concreto, confesso não saber se é um estudo que mereceu uma pesquisa ou se é uma pesquisa que mereceria uma investigação, inclinando-me mais, no entanto, para a necessidade de uma investigação. Trata-se de um outro ranking elaborado pelo CIES, a tabela dos clubes de 75 ligas do todo o mundo mais favorecidos com grandes penalidades desde 2020. Já estão a adivinhar, não é? O FC Porto, com 42 penáltis a favor, está a 3 grandes penalidades de se isolar no topo deste ranking ultrapassado o Club Sport Herediano, do campeonato da Costa Rica, que vai liderando com 44 penáltis em seu benefício.
7. Sim, da Costa Rica, leram bem. A nossa liga produz fenómenos de 'penaltaria' ao nível de uma Costa Rica. Mas, ainda assim, a Costa Rica conseguiu meter um árbitro, Juan Carlos Mora, no Mundial do Catar, feito de que nem todos os países se podem orgulhar."
Leonor Pinhão, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário