Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

A MESMA LOIÇA



 "1. Os dados foram relevados pela UEFA. Na última edição da Liga dos Campeões, não houve equipa que corresse mais do que a equipa do Benfica. Ora aqui está mais uma 'prova', que pode certo satisfará muita gente, de como o treinador do Benfica não percebe nada de futebol.


2. Na Champions de 2022/2023, o Benfica percorreu, em média, mais quilómetros - 120,7 Km - do que os demais concorrentes. Em 6 dos 10 jogos que disputou conseguiu ultrapassar os 120 Km de distância percorrida. Nos outros lugares do pódio dos quilómetros da última Liga dos Campeões ficaram os ingleses do Tottenham e os alemães do Bayern de Munique. Venha de lá essa Champions de 2023/2024, que já temps saudades de ver o Benfica nos grandes jogos europeus. É outra loiça.

3. Por cá sempre a mesma velha loiça. O Benfica venceu, com muita dificuldade, o Estrela da Amadora na 2.ª jornada da liga portuguesa conseguindo, depois de muito porfiar, desmontar o autocarro amadorense apenas no último quarto de hora do jogo. O treinador do Estrela, Sérgio Vieira, preferiu no fim do desafio a sua curiosa opinião: 'Se estivesse do outro lado, gostaria de ganhar de outra forma, de forma mais convincente'.

4. Se estivesse do outro lado, caro Sérgio Vieira, gostaria de ganhar nem que fosse com um golo marcado aos 109 ou aos 110 ou aos 112 minutos do jogo, um golinho solitário marcado com o joelho depois de uma confusão na área, um golinho que lhe valesse os 3 pontos em discussão. Não deixa de ser sintonia de presunção montar uma equipa para o zero-a-zero dos pobrezinhos e, depois, exigir que a equipa adversária goleie de forma 'convincente'.

5. O Benfica - Estrela da Amadora foi marcado por algumas estreias entre as nossas cores. Estreou-se, sem mácula, o jovem Samuel Soares como titular da baliza no seu primeiro jogo a contar para o campeonato, estreou-se Arthur Cabral no lugar de ponta de lança e estreou-se finalmente o dinamarquês Tengstedt, que chegou em janeiro ao Benfica, no Estádio da Luz. E que estreia. Entrou em campo para substituir Arthur Cabral e marcou na baliza do Estrela da Amadora na primeira vez que tocou na bola.

6. O golo de Tengstedr foi, naturalmente, muito festejado pelo próprio, mas foi também rijamente festejado pelos seus companheiros de equipa, que correram para o abraçar. Foram muitos os abraços, e abraços dos bons. Também Samuel Soares, no fim do jogo, se viu rodeado pelos seus companheiros, de quem recebeu joviais cumprimentos pela sua estreia como titular na equipa principal. Cá está mais uma 'prova' do péssimo ambiente no balneário...

7. Carrega, Benfica, e deixa-os falar."

Leonor Pinhão, in O Benfica

1 comentário: