Páginas

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

UMA VITÓRIA BEM COZINHADA

 


"Em dia de decisões, Guttmann teve uma ajuda inesperada


Os grandes jogos captam todas as atenções para si. E os adeptos querem ficar ligados e vivenciar cada momento. As opiniões sobre o onze inicial multiplicam-se, com um ou outro a defender a inclusão de determinado jogador em detrimento de um companheiro. São técnicos de bancada, mesmo antes sequer de terem chegado ao estádio! A imprensa aproveita esse interesse para reproduzir passo a passo o dia a dia das equipas.
Na última semana de maio de 1961, os 'holofotes' viraram-se para a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. 'É justo afirmar-se que está a despertar um interesse extraordinário'. Dada a importância da partida, o Benfica preparou o encontro de forma minuciosa, viajando para a Suíça uma semana antes do jogo final. Mesmo afastados de Portugal, e superando a típica neutralidade dos suíços, os benfiquistas foram bastante acarinhados, sendo frequentemente abordados durante os 'passeios higiénicos', com os encarnados a terem de 'assinar milhentos autógrafos'.
A simpatia dos jogadores portugueses conseguia quebrar a sempre neutra Suíça, pondo os locais a pender a favor dos encarnados, querendo contribuir ao máximo para o seu sucesso. Neste capítulo, o chefe de cozinha do Hotel Eden, onde os benfiquistas estavam instalados, conseguiu ir mais além. No dia da final, o chefe de cozinha chegou junto do treinador do Benfica e entregou-lhe 'misteriosamente, um papelinho. Enquanto Guttmann examinava o 'recado' ouvia atentamente as explicações do mestre 'Pantagruel', que, como já tinha visto, pela televisão, jogar o Barcelona mais do que uma vez, pretendia, por questão de simpatia, indicar ao técnico dos portugueses a táctica que devia empregar'.
Não sabendo se o técnico húngaro levou em conta as dicas do chefe de cozinha, a verdade é que os benfiquistas realizaram uma excelente partida, dando a volta ao marcador após terem começado a perder, e, com o triunfo por 3-2, foram o segundo conjunto a inscrever o nome na lista de vencedores da competição de clubes mais importante da Europa.
Saiba mais sobre esta conquista na área 12 - Honrar o País, do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário