Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

COMITÉ DE ÉTICA DA FIFA

 


"FIFA tem vindo a atualizar o seu quadro regulamentar para proporcionar maior proteção às vítimas de discriminação e abuso

Na mesma semana em que se tornou notícia a amnistia aplicada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) em processo relativo a práticas abusivas e discriminatórias praticadas por treinador, a FIFA publica também uma decisão do Comité de Ética relativa a um treinador de escalões jovens da República Democrática do Congo, considerado culpado de abusar sexualmente de jogador menor.
Este caso surgiu na sequência de graves alegações relacionadas com o abuso sexual de menores na Federação de Futebol da RD do Congo feitas em diversas plataformas de comunicação social.
Ao decidir este caso, a câmara adjudicatória teve em conta as provas recolhidas durante as investigações e ficou confortavelmente convencida de que o Sr. Bukabakwa tinha violado o artigo 24 do Código de Ética da FIFA, tendo interdito o treinador de todas as atividades relacionadas com futebol por 20 anos, bem como aplicado uma multa avultada.
A FIFA adiantou que a decisão tomada está em linha com a abordagem de tolerância zero da instituição a todas as formas de abuso no futebol, que tem vindo a atualizar o seu quadro regulamentar nos últimos anos para proporcionar uma maior proteção às vítimas de discriminação e abuso ou assédio sexual.
A FIFA também fornece um sistema de denúncia confidencial, dedicado, altamente seguro, para que os indivíduos possam relatar quaisquer preocupações."

Sem comentários:

Enviar um comentário