Páginas

domingo, 22 de outubro de 2023

DOMÍNIO TOTAL



 Domínio total traduziu-se em resultado volumoso

No jogo da 5.ª jornada da Liga BPI, o Benfica goleou o Famalicão (0-5) e continua na liderança isolada da competição.
Com mais uma exibição consistente, neste domingo, 22 de outubro, a equipa feminina de futebol do Benfica goleou o Famalicão (0-5) e permanece na liderança isolada da Liga BPI, realizada a 5.ª jornada da competição.
De regresso ao Campeonato, após ter consumado a terceira presença consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões (quarta participação seguida na prova), o Benfica mostrou uma postura dominadora e pressionante desde o início.
Com capacidade para recuperar o esférico, impedindo as transições ofensivas do Famalicão, as encarnadas foram mais rematadoras. Aos 9', Andrea Falcón atirou à base lateral do poste da baliza da turma da casa.
Perante um adversário muito recuado no terreno, Anna Gasper deixou um novo aviso, aos 14', ao rematar sobre a barra. Numa das raras incursões atacantes, a equipa famalicense, que entrou para esta ronda no 8.º posto, acercou-se da área do Benfica, concluindo o lance com um remate de Vanessa Marques (20') ao lado do alvo.
À procura de desbloquear o jogo, Francisca Nazareth, de livre direto, atirou por cima da baliza. Inteligente, aos 40', a camisola 10 inaugurou o marcador. A passe de Andreia Faria, ao aperceber-se da saída da guarda-redes rival, Francisca Nazareth cabeceou para o fundo das redes. Desvio certeiro que valeu o 0-1!
Motivada, a criativa encarnada, num remate acrobático, ficou perto de novo golo (43').
Até ao apito para o intervalo, as tricampeãs nacionais tiveram mais uma soberana ocasião para ampliar. Marie Alidou isolou Jéssica Silva, que voltou ao onze, mas a avançada viu Gabrielli Croco negar-lhe o golo.
Vantagem justa após os primeiros 45 minutos no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão. No retomar do desafio, o Benfica marcou por Jéssica Silva, aos 49'. No entanto, após recurso ao VAR, foi assinalado fora de jogo a Francisca Nazareth, autora do último passe para Jéssica.
Pouco depois, valeu mesmo, e a internacional portuguesa pôde festejar. Grande passe de Catarina Amado para Laís Araújo, que assistiu Jéssica Silva para o 0-2, aos 55'.
Já com Nycole Raysla em campo, num lance de insistência na área rival, Andreia Faria, que envergou a braçadeira de capitã, juntou o seu nome às marcadoras (0-3, aos 69'), estreando-se a faturar na presente época.
Numa partida em que o Benfica foi bastante superior, o quarto disparo certeiro nasceu de um lance sensacional de contra-ataque. Francisca Nazareth intercetou o livre apontado por Vanessa Marques, passou para Jéssica Silva, que deixou a bola em Marie Alidou. A canadiana abriu na esquerda para Nycole, que cruzou para a área. Oportuna, de primeira, Francisca Nazareth bisou e fez o 0-4 (72'). A avançada do Benfica totaliza agora 12 golos em 2023/24.
O Famalicão ainda tentou abeirar-se da área do Benfica, mas sem causar mossa. Já no período de compensação, de livre direto, Marta Cintra dilatou a diferença (0-5, aos 90'+1').
E, aos 90'+3', Marie Alidou ainda obrigou Croco a aplicar-se para evitar o sexto golo. Três pontos somados e liderança isolada na Liga BPI, num percurso sem mácula!
Nota ainda para Francisca Nazareth, eleita a Mulher do Jogo.
Segue-se a paragem para os compromissos das seleções nacionais. As Inspiradoras voltam a competir a 5 de novembro, data da 2.ª mão dos quartos de final da Taça da Liga, frente ao Ouriense, no Campo da Caridade.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Neste momento, temos bem ciente a nossa responsabilidade e há que fazer o melhor com esta camisola. Em todos os jogos, as jogadoras têm de dar o melhor de si. Temos de ter muito critério no que fazemos e trabalhamos diariamente para que a exigência seja maior, porque o Campeonato assim o pede, pois as equipas estão a evoluir. Há que dar o melhor para vencer. Este resultado é de uma equipa que foi competente a gerir os vários momentos de jogo. Não tivemos nenhum sobressalto, no sentido de o resultado estar em causa, mas poderíamos ter controlado alguns momentos de outra forma."
Andreia Faria (média do Benfica): "Foi mais uma boa exibição da nossa parte num jogo de sentido único. O resultado volumoso foi justo e poderíamos ter feito mais golos. Queremos continuar a demonstrar a grandeza e superioridade que temos. O Benfica está a jogar um bom futebol, a convencer, e é para isso que treinamos. Jogo esmagador da nossa parte."
Famalicão-Benfica
0-5
Estádio Municipal Vila Nova de Famalicão
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Ana Seiça (Christy Ucheibe, 78'), Catarina Amado, Lúcia Alves (Lara Martins, 78'), Andreia Faria, Anna Gasper (Andreia Norton, 78'), Andrea Falcón (Nycole Raysla, 64'), Marie Alidou, Jéssica Silva (Marta Cintra, 74') e Francisca Nazareth
Suplentes
Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Letícia Almeida, Christy Ucheibe (78'), Andreia Norton (78'), Marta Cintra (74'), Nycole Raysla (64') e Lara Martins (78')
Onze do Famalicão
Gabrielli Croco, Sara Monteiro (Maria Rodrigues, 90'+2'), Matilde Fidalgo, Raquel Infante, Andrea Mirón, Alexis Smith (Mackenzie Cherry, 62'), Regina Pereira, Sara Pavlovic (Maria Negrão, 90'+2'), Vanessa Marques, Kristina Maksuti (Sara Brasil, 72') e Érica Bispo (Amber Tripp, 72')
Suplentes
Luísa Pinheiro, Maria Rodrigues (90'+2'), Maria Negrão (90'+2'), Amber Tripp (72'), Patrícia Dias, Mackenzie Cherry (62'), Sara Brasil (72'), Francisca Silva e Leandra Pereira
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Francisca Nazareth (40' e 72'), Jéssica Silva (55'), Andreia Faria (69') e Marta Cintra (90'+1')

Sem comentários:

Enviar um comentário