Páginas

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS FEMININA QUASE GARANTIDA



 Avalancha ofensiva traduzida numa importante vantagem

O Benfica goleou o Apollon, por 0-7, nesta quarta-feira, 11 de outubro, no Estádio Tsirion, em jogo da 1.ª mão da 2.ª eliminatória da Liga dos Campeões feminina. Numa tarde a roçar a perfeição, as Inspiradoras deram um importante passo rumo à terceira presença seguida na fase de grupos e também celebraram o seu golo 1000, marcado por Marie Alidou, ao 184.º jogo para todas as competições.

Na conferência de Imprensa de antevisão, a treinadora Filipa Patão e a avançada Marta Cintra tinham prometido que a equipa iria mostrar a sua melhor versão em Chipre e, desde o primeiro minuto, viu-se uma equipa fiel às palavras da dupla. Aliando pressão alta, uma excelente reação à perda de bola e passes a rasgar a defesa do Apollon, as tricampeãs nacionais não permitiram que as adversárias passassem do meio-campo e tomaram de assalto a área cipriota.
Face ao domínio absoluto das águias, o 0-1 surgiu com toda a naturalidade, aos 11'. Carole Costa desmontou a pressão do Apollon com um grande passe para Anna Gasper, que isolou Lúcia Alves na direita. Com grande classe, a camisola n.º 13 solicitou a desmarcação de Francisca Nazareth, que fintou uma defesa e, com toda a frieza, inaugurou o marcador.
Aos 20', o Benfica ampliou a vantagem com um golo que entra para a história das Inspiradoras. Na sequência de uma boa jogada pelo lado esquerdo, a bola ficou no pé direito de Marie Alidou, que, de fora da área, disparou colocado para um golaço! Uma bela maneira de carimbar o golo 1000 em todas as competições da equipa feminina de futebol do Benfica.
Sempre com o pé no acelerador, a equipa comandada por Filipa Patão chegou ao 0-3 ainda antes do intervalo. Na sequência de um penálti sofrido por Lúcia Alves, Carole Costa avançou até à marca dos 11 metros e rematou forte e colocado, aos 34'. No entanto, a capitã do Benfica lesionou-se na cobrança e acabou substituída por Christy Ucheibe, aos 39'.
Endiabradas, as águias voltaram do intervalo com o mesmo querer e ambição e marcaram o 0-4, aos 57': Francisca Nazareth fez um passe por cima da defesa do Apollon a isolar Marta Cintra, que, no interior da área, não perdoou.
Já com Letícia Almeida, Andrea Falcón, Jéssica Silva e Lara Martins em campo, o Benfica não desistiu de procurar uma vantagem ainda maior e, aos 77', Marie Alidou bisou num lance sintomático do que foi o jogo. A internacional canadiana roubou a bola a uma adversária à entrada da área e rematou forte para a mão-cheia.
Nos descontos, brilhou a estrela de Jéssica Silva. No seu jogo 50 pelo Benfica, a avançada bisou no espaço de dois minutos (90'+1 e 90'+2') para sentenciar o 0-7 final.
Antes do duelo da 2.ª mão (agendado para a próxima quarta-feira, 18 de outubro, no Benfica Campus), as tricampeãs nacionais recebem o Clube de Albergaria neste sábado, 14 de outubro, para a 4.ª jornada da Liga BPI.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Foi um jogo muito bem conseguido por parte da equipa. Estivemos muito bem em todos os momentos do jogo. Entrámos muito bem e percebemos rapidamente onde estavam os espaços. A equipa do Apollon, como nós estávamos à espera, tinha referências rápidas na frente que teríamos de controlar com ou sem bola, porque nos podiam ferir em transição. Fomos bastante competentes a fazê-lo, os golos surgiram naturalmente, ganhámos confiança e construímos um bom resultado para a 2.ª mão. Temos um plantel vasto e a equipa mostra que é possível rodar e manter a qualidade. Acredito que as jogadoras que vão estar frente ao Clube Albergaria e, depois, frente ao Apollon vão dar uma boa resposta. Agora, temos de recuperar bem para conseguirmos preparar o próximo jogo no escasso tempo que temos. Peço, desde já, o apoio dos Benfiquistas, que são muito importantes na nossa caminhada."

Marie Alidou (média): "Estou muito feliz pela vitória. Estamos cada vez mais entrosadas e estou feliz por termos marcado muitos golos, o que aumenta a nossa confiança. É sempre bom vermos várias jogadoras diferentes a marcar. Na 2.ª mão queremos estar ainda melhor. Golo 1000? É simbólico e estou muito orgulhosa. Houve um trabalho fantástico antes de eu chegar e agradeço a todas as jogadoras que marcaram os restantes 999."
Apollon-Benfica
0-7
Estádio Tsirion (Limassol)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Ana Seiça, Carole Costa (Christy Ucheibe, 39'), Catarina Amado, Lúcia Alves (Lara Martins, 76'), Marie Alidou, Anna Gasper, Andreia Faria (Letícia Almeida, 63'), Nycole Raysla (Jéssica Silva, 64'), Marta Cintra e Francisca Nazareth (Andrea Falcón, 63')
Suplentes
Rute Costa, Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Laís Araújo, Letícia Almeida (63'), Christy Ucheibe (39'), Matilde Silva, Jéssica Silva (64'), Andrea Falcón (63'), Lara Martins (76') e Beatriz Nogueira
Onze do Apollon
Abbie Faingold, Trinity Watson (Elizabeth Oppong, 46'), Carolina Beckert, Steffi Hardy, Marilena Georgiou, Sydny Nasello (Elshaddai Acheampong, 81'), Filippa Savva, Courtney Sebazco (Eleni Giannou, 59'), Manisha Kaylan, Joana Dantas (Olivia Anokye, 73') e Kaytlin Brinkman (Maria Panagiotou, 59')
Suplentes
Maria Matthaiou, Antriana Mila, Maria Panagiotou (59'), Eleni Giannou (59'), Elizabeth Oppong (46'), Elshaddai Acheampong (81'), Savannah Taylor, Juliet Nalukenge, Krystyna Freda e Olivia Anokye (73')
Ao intervalo 0-3
Golos
Benfica: Francisca Nazareth (11'), Marie Alidou (20' e 78'), Carole Costa (34', gp), Marta Cintra (58') e Jéssica Silva (90'+1' e 90'+2)

Sem comentários:

Enviar um comentário