Páginas

domingo, 1 de outubro de 2023

OUTRA VEZ NA CHAMPIONS!



 Inédito! Pelo segundo ano consecutivo, o Benfica qualificou-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Na Gloria Sports Arena, na Turquia, o Benfica defrontou, nesta sexta-feira, 29 de setembro, o Norrköping Dolphins, a contar para a final da ronda de qualificação para a Champions League de basquetebol, venceu por 73-83 e está na fase de grupos da competição pela segunda vez consecutiva, facto inédito na história do Clube.
Os primeiros dois quartos do desafio não correram nada bem ao Benfica, principalmente o 2.º, com o parcial de 26-18 a demonstrar isso mesmo. O 1.º foi mais equilibrado (19-17), mas, em ambos os casos, há uma palavra que os descreve: eficácia.
A equipa do Norrköping Dolphins foi muito eficaz, acima de tudo nos triplos, com 11 até ao intervalo, divididos por 5 no 1.º quarto e 6 no segundo.
Aos poucos, os encarnados foram reagindo, mas, o melhor que conseguiram, foram 35 pontos até ao descanso, contra 45 dos suecos (45-35). O 3.º quarto já foi completamente diferente, começando, aí, a desenhar-se a reviravolta da equipa orientada por Norberto Alves.
O Benfica subiu a intensidade e a eficácia, acertou marcações e foi deixando o Norrköping Dolphins cada vez mais desconfortável no jogo. Ponto a ponto, as águias foram-se aproximando dos suecos, que se viram impotentes perante a superioridade que os bicampeões nacionais evidenciavam.
Tanto assim foi que, quando soou a buzina para o final do 3.º quarto, os benfiquistas tinham um parcial de 15-24 a confirmar isso mesmo, e estavam a apenas um ponto do empate (60-59).
A verdade é que não foi preciso esperar muito para que o Benfica alcançasse a dianteira do marcador, até porque foi a primeira equipa a colocar a bola no cesto no 4.º período. Ponto de Betinho Gomes, mais dois para a conta da águia, que, assim, estava pela primeira vez na frente (60-61).
A partir daqui, os encarnados nunca mais se deixaram apanhar pelo Norrköping Dolphins, foram dilatando a vantagem, e, a certa altura, sentia-se que era apenas uma questão de tempo até se fazer história. A buzina tocou, o Benfica venceu (73-83) e carimbou o bilhete para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o que acontece pelo segundo ano consecutivo, algo inédito na história da secção de basquetebol.
Nota para o facto de Betinho Gomes ter sido o jogador do Benfica (e do jogo) que mais pontos conseguiu (20), seguido de Terrell Carter (18) e de Aaron Broussard (11).
Na fase de grupos da prova, os encarnados estão inseridos no Grupo G e vão encontrar os israelitas do Hapoel Jerusalém, os turcos do Galatasaray e os gregos do PAOK. A 1.ª jornada joga-se no dia 18 de outubro e será frente ao Hapoel Jerusalém.




DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "É um momento de muita satisfação. Passámos por imensas dificuldades na primeira parte. A outra equipa – é o campeão sueco – estava a jogar a um nível tremendo, com uma percentagem altíssima de lançamento de três pontos. Portanto, estar a prender ao intervalo era aquilo que tinha sido o jogo. Ao intervalo, estávamos todos a olhar uns para os outros, e era preciso mostrar carácter e passar os nossos limites. E eu penso que foi muito isso. Na segunda parte defendemos de uma maneira em que passámos os nossos limites, físico e mentais. Percebíamos que tínhamos de ir a um patamar em que nunca estivemos, para concretizar o nosso sonho: ir outra vez à Champions. É importante para o Clube, para o basquetebol do Benfica e português, porque, nos países em que o basquetebol tem uma força tremenda, somos um pouco olhados como um país que não tem grandes hipóteses ao nível do basquetebol. Por isso, estar duas vezes seguidas na Liga dos Campeões é algo fantástico. Foi uma vitória justíssima. São muitos dias aqui [Turquia], com muitas equipas a querer ir à Champions League, de 25 só foram três. Foi um trabalho fantástico de toda a gente, tenho de estar orgulhoso de todos os jogadores, de todo o staff. Foi todo um trabalho que deu resultados, e, realmente, esta equipa mostrou o carácter que tem nestes momentos, pois só assim é que conseguia dar a volta a um adversário tão difícil e que estava a jogar tão bem. A vitória é para os Benfiquistas."
Norrköping Dolphins-Benfica
73-83
Gloria Sports Arena (Turquia)
Cinco inicial do Benfica
Ivan Almeida, Makram Ben Romdhane, Aaron Broussard, Terrell Carter e Toney Douglas
Suplentes
Daniel Relvão, José Silva, Betinho Gomes, Ivan Almeida, José Barbosa, Trey Drechsel, Diogo Gameiro e Sérgio Silva
Cinco inicial do Norrköping Dolphins
Elias Desport, Karl Gamble, Tim Schurberg, Felix Terins e Marcus Tyus
Suplentes
Hugo Bergstrom, Viktor Bystrom, Nathan Dawit, Hugo Lilja, CJ Penha, Adam Ramstedt e Issac Vann
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
19-17 26-18 15-24 13-24
Pontuadores do Benfica
Betinho Gomes (20), Terrell Carter (18), Aaron Broussard (11), Toney Douglas (10), Ivan Almeida (8), Trey Drechsel (6), Makram Ben Romdhane (4), José Silva (5) e Daniel Relvão (1)

Sem comentários:

Enviar um comentário