Páginas

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

O BENFICA NÃO PODE CAIR

 


"1. Peço perdão porque o assunto não é fresco, mas é poético. Quer dizer, poético à sua maneira. O presidente do FC Porto, que dizem não estar na sua melhor forma (vá lá saber-se o que isso quer dizer), passou uma hora na semana passada a ser alegadamente entrevistado na SIC em horário nobre. Perante o facto, pode-se dizer, sem medo de errar, que a entrevista o que teve mais nobre foi, justamente, o horário. E assim começa a poesia.


2. Foi então na SIC que, cinco minutos antes de dizer ao seu entrevistador que nunca foi da sua índole imiscuir-se na vida dos outros clubes e que se recusava liminarmente a tecer comentários sobre os assuntos do Benfica, disse, o presidente do FC Porto, que as contas do Benfica estariam igualzinhas ás do seu clube não fosse o Benfica ter vendido Gonçalo Ramos no arranque da temporada.

3. Foi pena, uma lástima mesmo, que o entrevistador é humano e, assim sendo, tem de pensar muito bem, para aí uma dez vezes, antes de se aventurar a contrariar o presidente do FC Porto desmentindo-o com as suas próprias palavras. Isso seria épico ainda que desaconselhável por um número importante de razões.

4. Façam o favor de reconhecer que o entrevistador é humano e, assim sendo, tem de pensar muito bem, para aí umas dez vezes, antes de se aventurar a contrariar o presidente do FC Porto desmentindo-o com a suas próprias palavras. Isso seria épico ainda que desaconselhável por um número importante de razões.

5. No dia seguinte a o presidente do FC Porto ter dito na SIC que seria incapaz de dizer que o Benfica tinha vendido Gonçalo Ramos em Agosto e que, só por isso, não estava na ruína em que está o clube a que preside, foi notícia nos jornais que o Paris Saint-Germain ia acionar a opção de compra de Gonçalo Ramos. Vai, assim, o Benfica receber agora a importante maquia que o presidente do FC Porto garantiu ter o Benfica recebido no pino do verão. É ou não é clarividência?

6. Taça de Portugal. O Benfica eliminou o Famalicão e terá agora como adversário nos oitavos de final da prova o Sporting de Braga. Trata-se de uma repetição porque na temporada passada os mesmos dois clubes encontraram-se nos quartos de final da competição. Em 2023 o jogo foi em Braga, e o Benfica caiu num jogo levado até às grandes penalidades. Neste ano o jogo é na Luz, e o Benfica não pode cair.

7. Está complicada a vida do Benfica na Europa. Na noite de quarta-feira aconteceu uma primeira parte de grande nível contra o Inter e, depois, uma segunda parte menor. A aventura termina só em Salzburgo. É importante não esquecer este pormenor."

Leonor Pinhão, in O Benfica

2 comentários: