Páginas

sábado, 27 de janeiro de 2024

DÉCADA E MEIA A FAZER A DIFERENÇA



 A Fundação Benfica celebra neste sábado, 27 de janeiro, 15 anos. Em entrevista à BTV, o presidente executivo Carlos Moia revisitou os projetos que colocaram a organização num patamar de excelência e abriu a cortina para o que está pensado para o futuro.

Neste sábado, 27 de janeiro, a Fundação Benfica comemora 15 anos de existência. Exaltando um projeto de grande sucesso alavancado por um grupo de trabalho fantástico, o presidente executivo Carlos Moia revisitou o que tem sido feito desde 2009 e deu conta da ambição de alargar, ainda mais, o raio de ação no futuro.
Em entrevista à BTV, Carlos Moia destacou a ajuda prestada a 13 países e a cerca de 350 mil pessoas e a 130 municípios portugueses pelos 12 projetos ativos em 2024, enfatizando, também, as iniciativas de assistência humanitária prestada a vários países, com Ucrânia e Moçambique à cabeça.
Agradecendo o trabalho e o carinho dos atletas do Clube nas iniciativas promovidas pela Fundação, o presidente executivo também recordou grandes eventos vividos no Estádio da Luz, como o Jogo contra a Pobreza (2010) e Um Gesto contra a Fome (2012), organizados em parceria com organizações das Nações Unidas.
OS 15 ANOS DO PROJETO
"As pessoas que trabalhavam no Benfica, desde o marketing à contabilidade, já faziam projetos. Era preciso aglutiná-los. Foi isso que fizemos. Partimos praticamente do zero e sem apoios rigorosamente nenhuns, que tiveram de ser encontrados. Conseguimos crescer e, durante estes 15 anos, conseguimos ajudar 350 mil pessoas e 130 municípios, dos quais 100 são visitados anualmente. Neste momento, temos 12 projetos. Temos um grupo fantástico, de gente dedicada e com categoria na área social. Os atletas da equipa principal, das modalidades e os funcionários também têm um grande amor pela Fundação."
ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA
"Desde o momento em que abracei o projeto foram surgindo problemas, como as questões dos refugiados e da emigração e as guerras. Já ajudámos 13 países com iniciativas feitas lá dentro, como foi o caso da Ucrânia, de Moçambique e de Cabo Verde. Um dos mais marcantes foi o tufão que assolou Moçambique [2019]. A equipa da Fundação teve de dormir em cubatas para entregar os mantimentos e passaram algumas dificuldades. Levámos daqui várias toneladas de material e estivemos presentes."
PARA TI SE NÃO FALTARES!
"Foi o nosso primeiro projeto e combate à abstenção escolar e ao abandono precoce. Foi um projeto não muito conhecido em Portugal, apesar de ter 15 anos. No entanto, o príncipe do Liechtenstein criou a fundação Football is More, e o primeiro clube que recebeu uma distinção anual foi o Real Madrid. O segundo foi o Benfica, reconhecido, precisamente, pelo projeto Para Ti Se Não Faltares! Só depois vieram o Chelsea, o Liverpool e o Manchester United."
EVENTOS INESQUECÍVEIS
"Haveria muitos por onde escolher. Em primeiro, opto pelo Jogo contra a Pobreza, feito com a ONU. O Estádio esteve quase cheio e, em campo, esteve a equipa principal do Benfica. O jogo foi realizado perto da altura das férias e estiveram cá quase todos os jogadores famosos. Também destaco o jogo da ACNUR [Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados] realizado no Estádio da Luz, com o Eusébio e o engenheiro António Guterres em campo. Depois, há histórias de vida e emoção. Uma delas ocorreu no IPO. Uma mãe telefonou-nos desesperada, porque o filho, benfiquista, tinha fechado a persiana e recusava-se a comer. Disse-nos que ele tinha desistido da vida e pediu para enviarmos um jogador. Um deles foi lá, abriu a persiana, escreveu uma mensagem no vidro e o jovem recomeçou novamente. Estes casos entram no âmbito do projeto Benfica Faz Bem. Todos os atletas do Clube têm uma ternura especial por ele e têm feito um trabalho excecional."
OBJETIVOS FUTUROS
"Primeiro, temos de atingir as comunidades portuguesas em França, na Suíça e outros países. Outro lado é a inteligência artificial. Já estamos a utilizá-la e queremos avançar para a robotização. Depois, um projeto que já vem do tempo do Presidente Luís Filipe Vieira e que continuou, atualmente, com o grande apoio do Presidente Rui Costa: é a nossa antiga sede, na Rua Jardim do Regedor. Após vários estudos, chegámos à conclusão de que a parte de baixo deveria ser, eventualmente, uma grande Benfica Official Store. E, acima do rés do chão, ser o Hotel Benfica 1904. Nem a Fundação, nem o Benfica, constroem coisa nenhuma. À parte disso, será paga uma renda à Fundação, a qual é importantíssima. Nós vivemos muito do IRS, da cruz que os Benfiquistas põem e, assim, é uma base de sustentação."

Sem comentários:

Enviar um comentário