Páginas

domingo, 14 de janeiro de 2024

REVIRAVOLTA ASSENTE NA PACIÊNCIA E LUCIDEZ




Benfica encerrou a 1.ª volta da Liga Betclic com um triunfo por 4-1 sobre o Rio Ave, que esteve em vantagem na Luz. Na estreia de águia ao peito, Marcos Leonardo só precisou de um remate para festejar um golo, juntando-se a Di María, António Silva e João Mário na lista de marcadores encarnados.
E vão sete vitórias seguidas em todas as provas! Neste domingo, 14 de janeiro, o Benfica voltou a superar uma desvantagem para vencer o Rio Ave (4-1), na jornada (17.ª) que encerrou a 1.ª volta da Liga Betclic. Numa estreia inesquecível de águia ao peito, Marcos Leonardo cabeceou com êxito para as redes e inscreveu o seu nome na lista de marcadores encarnados ao lado de Di María, António Silva e João Mário.
De regresso ao Campeonato após o duelo dos oitavos de final da Taça de Portugal diante do Braga (3-2), Roger Schmidt repetiu o onze formado por Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato, João Neves, Kökcü, Di María, João Mário, Rafa e Arthur Cabral pelo terceiro jogo consecutivo.
A primeira grande oportunidade do encontro pertenceu ao Benfica. Aos 6', Di María solicitou a velocidade de Aursnes pelo lado direito e o cruzamento do norueguês foi cortado de forma imperfeita por Aderllan Santos. A bola acabou nos pés de Rafa, cujo remate com as redes como destino embateu na cabeça de Costinha.
Personalizado e afoito na pressão, o Rio Ave recuperou bem do lance supracitado e, aos 9', inaugurou o marcador. O cruzamento de Costinha desde a direita atravessou toda a área e foi parar ao lado oposto, aos pés de Fábio Ronaldo. Este endossou a bola a Guga, que, sozinho na área, rematou para o 0-1.




As águias esboçaram uma reação e, aos 15', Di María caiu no interior da área vila-condense numa disputa de bola com Miguel Nóbrega. O árbitro não viu motivo para assinalar penálti e mandou seguir o jogo. Galvanizado pelo 0-1 e utilizando toda a largura dos seus laterais, o Rio Ave voltou a criar perigo junto da baliza encarnada. Aos 16', Fábio Ronaldo rematou para defesa apertada de Trubin e, aos 24', o guarda-redes do Benfica voou para travar um cabeceamento de Boateng, após cruzamento de Miguel Nóbrega.
Sacudindo a pressão do adversário, o Benfica conseguiu chegar ao 1-1 na primeira transição rápida que teve na partida. Aos 29', João Neves recuperou uma bola no meio-campo e picou-a na direção de Rafa. Este invadiu a área do Rio Ave e tocou para Di María, que disparou de primeira e em arco para um golaço que levantou as bancadas do Estádio da Luz!
Aos 40', nova oportunidade para as águias. Rafa e João Neves tabelaram à entrada da área e este último passou o esférico a João Mário. O camisola 20 temporizou perante a saída rápida de Jhonatan antes de arriscar um chapéu, que o guarda-redes do Rio Ave sacudiu pela linha de fundo.
Dois minutos volvidos, no último lance de frisson da primeira parte: Rafa rematou desde o lado esquerdo e Jhonatan afastou a bola a punhos contra o braço direito de Aderllan Santos. O árbitro Iancu Vasilica entendeu que não tinha ocorrido nenhuma infração e, posteriormente, o VAR validou a sua decisão.
No início da segunda parte, após o intervalo ter ficado marcado por uma homenagem à equipa feminina de futsal pela conquista da Women's European Champions, o Rio Ave entrou de forma afirmativa e só os ferros impediram que reconquistasse a vantagem. Aos 46', Boateng atirou ao poste, de cabeça, e, aos 48', João Graça acertou no outro poste direito da baliza encarnada num remate à meia-volta. No desenvolvimento deste último lance, Aderllan Santos viu um cartão amarelo por uma entrada por trás sobre Rafa, que se preparava para sair em contra-ataque.




Já após uma boa defesa de Jhonatan a remate de Arthur Cabral, aos 52', Aderllan Santos utilizou a mão direita para cortar uma jogada prometedora entre o avançado brasileiro e Rafa e viu o segundo cartão amarelo (cartão vermelho por acumulação), deixando os visitantes reduzidos a 10 jogadores, aos 58'.
No consequente livre a punir a falta do central brasileiro, Di María disparou para uma defesa apertada de Jhonatan pela linha de fundo e, no respetivo canto, o internacional argentino tentou o golo olímpico, negado por uma boa estirada do guarda-redes brasileiro. E foi desta sucessão de lances junto à baliza do Rio Ave, aos 60', que nasceu o golo da reviravolta encarnada!
Numa demonstração de tenacidade e raça, João Neves lutou por duas bolas aparentemente perdidas na área vila-condense e, na última delas, a bola sobrou para Otamendi, que a tocou para Arthur Cabral. O avançado escorregou na altura do remate e o esférico sobrou para António Silva, que tirou Fábio Ronaldo da jogada com uma finta de corpo e fuzilou Jhonatan para o 2-1, aos 61'.
Ainda a refazer-se das emoções do segundo golo do central em 2023/24, o público ergueu-se para saudar a estreia absoluta de Marcos Leonardo com a águia ao peito: o reforço foi lançado aos 63' para o lugar de Arthur Cabral, num momento de tripla substituição que também contemplou as trocas de Kökcü e Di María por Florentino e Tiago Gouveia.
Em vantagem numérica e no marcador, o Benfica trocou a bola com paciência e qualidade, sempre com os olhos na baliza adversária e com a ambição de ampliar a vantagem. Aos 76', Tiago Gouveia esteve perto de se estrear a marcar na Liga Betclic, mas rematou ao lado em boa posição, após um cruzamento atrasado de João Mário.
Para os 80' estava guardado um momento alto da partida. Trabalhando bem no interior da área, Rafa esperou pela subida de Aursnes e solicitou a sua velocidade. Este cruzou no limite da linha de fundo e a bola foi "redondinha" para a cabeça de Marcos Leonardo, que se estreou a marcar pelo Benfica no primeiro remate que fez no jogo. Um momento especial para o reforço, que foi abraçado por todos os seus colegas.


Aos 83', em mais um momento supersónico, Tiago Gouveia fugiu pelo lado esquerdo, ultrapassou Patrick William e rematou para uma grande intervenção de Jhonatan com a perna esquerda. Já após a troca de Aursnes por Tomás Araújo, aos 86', Marcos Leonardo voltou a mostrar ao que veio: recebeu a bola à entrada da área, rodou e rematou ligeiramente ao lado da baliza, aos 90'.
Confortável no encontro e embalado pelo apoio dos seus adeptos, o Benfica chegou ao 4-1 aos 90'+1'. Desde o lado esquerdo, Rafa cruzou de trivela para o segundo poste, onde surgiu João Mário a encostar para as redes vazias. O camisola 27 somava, assim, a segunda assistência na partida, da qual acabaria eleito Man of the Match (Homem do Jogo).




Um minuto volvido, Roger Schmidt fez a última alteração na equipa, colocando Chiquinho no lugar de João Neves, e, segundos depois, Tiago Gouveia teve a derradeira oportunidade do encontro nos pés: recolheu a bola após uma reposição imperfeita de Jhonatan, mas rematou à figura do guardião do Rio Ave.
Aumentada a série de invencibilidade na Liga Betclic para 16 jogos, o Glorioso volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, 19 de janeiro, frente ao Boavista, no início da 2.ª volta da Liga Betclic. O duelo no Estádio da Luz terá início às 20h15.

Sem comentários:

Enviar um comentário