Páginas

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

FANTÁSTICA NOITE DE CHAMPIONS




Bravura, solidariedade e qualidade em memorável noite de Champions
Num fantástico duelo europeu, o Benfica empatou 4-4 com o campeão europeu Barcelona na 6.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.
Frente às campeãs europeias em título, o Benfica recuperou de duas desvantagens, apontou quatro golos e esteve a vencer até escassos segundos do apito final, empatando a quatro bolas com o Barcelona na 6.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões. O duelo realizou-se na noite desta quarta-feira, 31 de janeiro, no Benfica Campus (Campo n.º 1).
Após 10 minutos iniciais amarrados entre dois conjuntos já previamente apurados para os quartos de final da prova, as visitantes impuseram o seu jogo e, numa fase de ascendente catalão – em que Lena Pauels adiou o primeiro tento, defendendo tentativas de Marta Torrejón, Mariona Caldentey, Graham Hansen e Patri Guijarro –, apontaram dois golos de rajada.
À passagem do minuto 18, Graham Hansen abriu o ativo de cabeça à entrada da pequena área, em resposta a cruzamento de Bronze pela direita (0-1). Volvidos dois minutos, foi Graham Hansen que assistiu, servindo, novamente pelo flanco direito, Patri Guijarro, que desviou ao primeiro poste (0-2).
Todavia, impulsionadas pelos Benfiquistas que encheram as bancadas (2307 adeptos presentes!) do Campo n.º 1 do Benfica Campus, as águias tiveram uma ótima reação, reduzindo a diferença, aos 26'.
No seguimento de um lançamento lateral, Jéssica Silva aguentou a pressão nas costas, rodou e, com belo um passe a rasgar, isolou Marie Alidou, que não perdoou no frente a frente com Gemma Font (1-2).
Pouco depois, o Barcelona esteve próximo de dilatar a vantagem, através de um traiçoeiro cruzamento de Bronze, que embateu na quina da barra.
Ainda assim, as encarnadas não tremeram e, volvidos 10 minutos de novo equilíbrio, sob o olhar atento do Presidente Rui Costa, mostraram a sua valia, colocando a defensiva adversária em sentido com disparos de Lúcia Alves e Andreia Faria, ambos por cima do alvo.




O aviso estava dado e, aos 45', foi consumado. Numa das suas frequentes e sempre perigosas incursões pelas alas, Jéssica Silva entregou a Andrea Falcón, que, descaída para a esquerda, cruzou para a pequena área, onde Marie Alidou bisou com um cabeceamento colocado (2-2, resultado verificado ao intervalo).
A internacional canadiana arrancou o segundo tempo com vontade de repetir a façanha, desferindo um potente remate ligeiramente por cima, a partir do exterior da área.
Porém, o conjunto espanhol manteve-se sempre ativo no ataque, e, depois de Salma Paralluelo ter forçado Lena Pauels a nova estirada exigente, Graham Hansen bisou, aos 54', com uma finalização ao segundo poste (2-3), em resposta a cruzamento de Mariona Caldentey, pela esquerda.
Num ritmo de parada e resposta, Jéssica Silva surgiu em boa posição, mas o tiro foi de pólvora seca, tendo Gemma Font recolhido o couro. Cinco minutos depois, a guarda-redes teve de se voltar a aplicar, desta feita com muito maior esforço, face a um disparo forte de Anna Gasper à entrada da área.
No cara a cara com Aitana Bonmatí, Lena Pauels tornou a evitar os festejos adversários, antes de as Inspiradoras empatarem no 71.º minuto, num contra-ataque sensacional.




Na sequência de um canto a favor das campeãs europeias, Jéssica Silva galgou largos metros, lançando Nycole Raysla, que, com muita classe, trabalhou sobre duas defesas e devolveu de calcanhar à internacional portuguesa, que, pela direita da grande área, atirou cruzado junto ao poste (3-3).
Volvidos 10 minutos, as benfiquistas assumiram a liderança do marcador. Anna Gasper bateu um canto para a área e, a meias com Carole Costa, Gemma Font desviou, inadvertidamente, a trajetória do couro para as suas redes. Em cima da linha de golo, Bronze ainda tentou afastar o perigo, mas acabou por inserir a bola na própria baliza (4-3).
Até ao apito final, com enorme entrega e solidariedade, o Benfica fez de tudo para impedir o empate do campeão europeu (n.º 1 do ranking UEFA). A linha defensiva das águias bloqueou inúmeras iniciativas e Lena Pauels defendeu lances de altíssima dificuldade, mas nada puderam fazer para evitar o cabeceamento preciso de Bronze (4-4), a 30 segundos do fim do tempo de compensação.
Contas feitas, o Benfica concluiu o Grupo A da Liga dos Campeões com nove pontos – no 2.º lugar, atrás do Barcelona, que só perdeu pontos neste embate –, aumentando a já recordista pontuação do Clube nesta fase da prova. Na terça-feira, 6 de fevereiro, às 12h00, realiza-se o sorteio dos quartos de final do certame. Lyon, PSG e Chelsea são os possíveis adversários.
Já as Inspiradoras voltarão a entrar em ação no domingo, 4 de fevereiro, às 11h00, medindo forças com o Marítimo, no Estádio da Imaculada Conceição, na Madeira, em jogo da 13.ª jornada da Liga BPI.
DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Estarmos num jogo contra o Barcelona onde nos sentimos frustradas por não vencer é um indicador do que poderíamos ter feito e do que lutámos. É o melhor sinal que podíamos ter dado para os quartos de final. Foi uma boa amostra do que queremos fazer. Ao intervalo, disse à equipa que, se acreditarmos todas juntas, fica mais fácil. Relembrei-lhes uma coisa que é muito importante: na luta e na guerra somos exímias. Se tivermos de levar o jogo para esse lado, estamos preparadas, porque somos intensas e não viramos a cara à luta. Na segunda parte fomos mais pragmáticas. Não nos colocámos tanto a jeito na primeira fase de construção e arriscámos o jogo direto, aproveitando a velocidade das jogadoras da frente. Ver esta casa cheia a apoiar o nosso futebol é um orgulho imenso. Todo o aplauso e toda a vibração dos nossos adeptos são mais uma vitória que conquistamos. Continuem a apoiar-nos, porque esta equipa vai dar tudo pelo Clube."




Jéssica Silva (avançada do Benfica): "Teria sido melhor termos vencido, mas, na verdade, temos de sair muito orgulhosas do que fizemos hoje [quarta-feira] e do nosso percurso numa competição que reúne as grandes equipas. Mostrámos que pertencemos a esse lote e não quero pensar na palavra frustração. Aproveitámos e desfrutámos do jogo e vamos continuar a crescer e a sonhar. Foi uma noite inesquecível e memorável. Temos de agradecer aos nossos adeptos, que estão sempre presentes em Portugal e nos outros países onde jogamos. Dedicamos-lhes este resultado."
Marie Alidou (média do Benfica e vencedora do prémio Player of the Match): "Em primeiro lugar, estou muito feliz pelo grupo. Lutámos até ao fim e tentámos segurar a vantagem, mas não conseguimos. Ao menos empatámos e estamos felizes, não só com o resultado, mas também com o futuro desta equipa. Como futebolistas queremos sempre os três pontos, mas estamos satisfeitas com o resultado alcançado contra uma das melhores equipas do mundo. Golos? É um trabalho coletivo. As colegas estão a dar-me ótimas assistências e só tenho de finalizar."

                                                                                                      Benfica-Barcelona

4-4
Benfica Campus (Campo n.º1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Ana Seiça (Carole Costa, 66'), Christy Ucheibe (Matilde Silva, 90'), Lúcia Alves, Anna Gasper, Andreia Faria (Paige Almendariz, 75'), Marie Alidou, Andrea Falcón (Catarina Amado, 66'), Jéssica Silva e Nycole Raysla (Lara Martins, 75')
Suplentes
Carolina Vilão, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Carole Costa (66'), Paige Almendariz (75'), Catarina Amado (66'), Daniela Silva, Matilde Silva (90'), Amélia Silva, Marta Cintra, Lara Martins (75') e Beatriz Nogueira
Onze do Barcelona
Gemma Font, Bronze, Marta Torrejón (Martina, 86'), Syrstad Engen, Ona Batlle (Ari, 86'), Aitana Bonmatí (Vicky López, 68'), Walsh, Patri Guijarro (Clàudia Pina, 68), Graham Hansen, Salma Paralluelo (Brugts, 68') e Mariona Caldentey
Suplentes
Catalina Coll, Clàudia Pina (68), Bruna Vilamala, Brugts (68'), Dragoni, Vicky López (68'), Ari (86'), Martina (86') e Lucía Corrales
Ao intervalo 2-2
Golos
Benfica: Marie Alidou (26' e 45'), Jéssica Silva (71') e Bronze (81' pb); Barcelona: Graham Hansen (18' e 54'), Patri Guijarro (20') e Bronze (90'+6')

Sem comentários:

Enviar um comentário