Páginas

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

LIDERANÇA DILATADA

 


Resiliência até ao fim e... Pauleta

Num jogo marcado pelo regresso da média à competição após longa ausência, o Benfica venceu o Torreense, por 3-0, na 12.ª jornada da Liga BPI e alargou para quatro pontos a vantagem na liderança.
Benfica e Torreense disputaram o desafio da 12.ª jornada da Liga BPI, no Benfica Campus. As águias venceram por 3-0 e aumentaram para quatro pontos a liderança na prova, em jogo marcado pelo regresso de Pauleta à competição... e aos golos.
Com apenas 2' de jogo chegava o primeiro sinal mais do Benfica, com Marie Alidou a testar a atenção da guardiã do Torreense, num remate forte, mas à figura. Aos 16', novamente a jogadora canadiana a visar a baliza, para outra defesa atenta de Makenna Gottschalk.
Pouco depois (19'), Chandra Davidson esteve perto de se estrear a marcar de águia ao peito, ao aparecer na cara da guarda-redes, mas o remate ficou preso nas pernas desta.
Como não há duas sem três, aos 28', Marie Alidou voltou a tirar as medidas à baliza, mas a bola saiu a rasar o poste. Mesmo com o jogo numa toada morna, o Benfica perseguia o golo.
Tanto assim era que, aos 29', Anna Gasper obrigou Makenna Gottschalk à defesa da manhã. A jogadora encarnada, a meio do meio-campo do Torreense, viu a guarda-redes adiantada e tentou um chapéu que só não foi perfeito porque a adversária conseguiu dar uma palmada na bola e desviá-la para o poste. Um momento soberbo!
Definitivamente instaladas no meio-campo contrário, ao 37' as águias voltaram a estar perto de inaugurar o marcador, mas o cabeceamento de Marie Alidou saiu ligeiramente ao lado do alvo.
Até que... o Benfica marcou mesmo! Ana Seiça lançou Andreia Faria para uma grande arrancada no lado esquerdo, a média entrou na área, foi para dentro e atirou a contar, não dando, desta vez, qualquer hipótese de defesa a Makenna Gottschalk. Excelente golo de Andreia Faria (1-0, aos 40').




Um pouco antes do descanso, Marie Alidou visou com êxito as redes (2-0). Canto cobrado no lado esquerdo, com a internacional pelo Canadá a furar a defensiva contrária e a cabecear vitoriosamente para o golo (45'+1').
Este foi mesmo o último acontecimento do primeiro tempo, com a árbitra a dar por concluída a primeira parte no momento seguinte.
A segunda parte começou com o duelo dentro do duelo entre o Benfica e o Torreense, ou seja, com um remate de Marie Alidou – que surgiu em boa posição – para nova grande defesa de Makenna Gottschalk.
A um minuto dos 60, Lúcia Alves recebeu a bola de Chandra Davidson, enquadrou-se com a baliza e atirou forte para... intervenção apertada de Makenna Gottschalk, mais uma.
A guarda-redes norte-americana voltou a ser obrigada a ir ao chão, após um remate de... Marie Alidou (71'). O duelo entre as duas jogadoras continuava a empolgar a assistência.
Quatro minutos volvidos, Ana Seiça, em boa posição, atirou cruzado, mas viu as intenções esbarrarem na guardiã contrária, aqui já uma das maiores figuras do jogo.
Com o jogo totalmente dominado pelo Benfica, aos minuto 81 deu-se um dos momentos mais altos do encontro: volvidos quase 11 meses, Pauleta regressou aos relvados, restabelecida de uma lesão.
Já para lá dos 90' foi assinalado pontapé de penálti a castigar uma falta sobre Marie Alidou. Quem haveria de ser chamada à conversão? Pauleta, pois claro. Na hora de atirar à baliza marca dos 11 metros, a centrocampista iludiu a guarda-redes e houve festa rija no Seixal (3-0, aos 90'+2'). Que regresso!
Pouco depois, apito final no Benfica Campus, com as encarnadas a vencerem por 3-0 na 12.ª ronda da Liga BPI. Segue-se agora o embate dos quartos de final da Taça de Portugal, as 15h00 de domingo, 11 de fevereiro, no Campo n.º 1 do Benfica Campus.
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Foi um excelente jogo. Parabéns ao Torreense pela forma como se apresentou aqui. Muito organizadas e a dificultar-nos a encontrar o espaço. Tentavam sempre meter a bola coberta em zona onde temos dificuldades em resolver os problemas, tivemos de tirar gente do bloco, e isso também não nos estava a favorecer. Ao intervalo tentámos mudar os posicionamentos, principalmente das nossas médias, para tentar criar algo mais no jogo. Na primeira parte, felizmente, conseguimos marcar os dois golos, o que nos deu alguma tranquilidade. No que à Pauleta diz respeito, estamos felicíssimos [com o regresso à competição]. É mais uma jogadora que nos vem ajudar, e alguém que tem um nome e uma responsabilidade tremenda neste plantel."
Pauleta (média do Benfica): "Ontem [terça-feira] fiquei muito contente [no momento em que soube da convocatória]. Foram muitos meses de fora, e nestes últimos só pensava em voltar a estar disponível. Estava um pouco nervosa antes do jogo, mas começámos bem e consegui entrar e fazer golo, mas o mais importante é estar de volta e a vitória da equipa. Assumo que estava um bocadinho nervosa antes do jogo, mas não quis passar isso às minhas companheiras. No momento em que entrei, em que toquei a primeira vez na bola, soltei isso tudo. Depois surgiu o penálti e eu disse que o queria bater, no banco deram o 'OK', as minhas colegas também. Com a confiança que tinha, não podia haver lugar para nervosismo, e aconteceu o melhor, que foi marcar golo. O foco é conseguir as vitórias, e fomos objetivas, soubemos levar o jogo para onde queríamos e evitar que fosse demasiado físico, pois não nos favorece. Estamos já prontas para o próximo desafio."
Benfica-Torreense
3-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa (Sílvia Rebelo, 85'), Ana Seiça, Catarina Amado, Lúcia Alves (Daniela Silva, 66'), Andreia Faria (Paige Almendariz, 66'), Anna Gasper (Pauleta, 81'), Chandra Davidson (Marta Cintra, 81'), Marie Alidou e Lara Martins
Suplentes
Carolina Vilão, Sílvia Rebelo (85'), Daniela Silva (66'), Pauleta (81'), Paige Almendariz (66'), Marta Cintra (81'), Jéssica Silva, Christy Ucheibe e Andrea Falcón
Onze do Torreense
Makenna Gottschalk, Carolina Correia, Rafaela Rufino, Catarina Pereira, Ellie Walker, Samara Lino, Margarida (Inês Silva, 78'), Maria Ferreira (Paloma, 69'), Rafa Sudré (Chinyelu Asher, 78'), Janaina Weimer (Abby Jacobs, 60') e Ava Seelenfreund (Daniuska, 69')
Suplentes
Leonor Faria, Sara Teixeira, Daniuska (69'), Paloma (69'), Chinyelu Asher (78'), Lara Pintassilgo, Inês Silva (78'), Abby Jacobs (60') e Bruna Ramos
Ao intervalo 2-0
Golos
Benfica: Andreia Faria (40'), Marie Alidou (45'+1') e Pauleta (90'+2')

Sem comentários:

Enviar um comentário