Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2024

TUDO EM ABERTO E É PARA RESOLVER NA CATEDRAL!

 


Derrota do Benfica pela margem mínima (2-1) no dérbi da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Finalista é conhecido em abril...

Num dérbi de partes distintas, com golos, lances polémicos, emoção e muita entrega, o Benfica perdeu, por 2-1, com o Sporting, em duelo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, e a margem mínima de um golo mantém bem viva a meta Jamor. A eliminatória está no intervalo, a decisão segue agora para o Estádio da Luz e o finalista será conhecido em abril.
Mês de fevereiro intenso, em várias frentes, com o Sport Lisboa e Benfica, um dia volvido de celebrar o seu 120.º aniversário, a deslocar-se ao Estádio José Alvalade para mais um dérbi... com perto de 3000 adeptos Benfiquistas nas bancadas a fazerem-se ouvir de princípio a fim!
Jogo difícil, de emoções ao rubro, como era, e deve ser, expectável, com Roger Schmidt a apostar no mesmo onze que no último domingo, 25 de fevereiro, venceu o Portimonense, na Luz (4-0).
Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, João Neves, João Mário, Kökcü, Di María, Neres e Rafa foram a jogo e as águias começaram com sinal mais, a pressionarem alto e a causarem problemas na saída leonina.
Ora, resposta do outro lado e golo em Alvalade. Minuto 9, Hjulmand, na direita, executou o cruzamento, e Pedro Gonçalves, de cabeça, ao segundo poste e já à entrada da pequena área, inaugurou o marcador (1-0).
O Benfica acusou o tento sofrido e, apesar da muita vontade, a primeira metade foi complicada, com o Sporting, a jogar como gosta, a causar problemas nas transições, perante um coletivo a sentir dificuldades em assentar o seu jogo e em encontrar-se.
Aos 15', num contragolpe rápido, Neres cruzou para o segundo poste, contudo, Bah chegou atrasado e o lance acabou por se perder. Já em tempo de compensação, Di María tentou o canto direto, Otamendi ainda procurou pentear a bola, contudo, Franco Israel resolveu e afastou.
Pragmático, apesar de não produzir lances de excecional perigo, o Sporting foi mais assertivo e, ao intervalo, vencia por 1-0.
E a segunda metade começou tirada a papel químico da primeira! Benfica a entrar determinado, mas sem concretizar; do outro lado, eficácia...
Já com Morato em campo (saída de Bah), aos 47' Marcus Edwards caiu na área do Benfica e Fábio Veríssimo assinalou grande penalidade. Porém, após análise do VAR, foi assinalado fora de jogo a Gyökeres antes de a bola chegar ao extremo inglês, que, depois, foi bem visível, simulou o lance e a queda perante Otamendi.
E foi numa altura em que procurava o empate que o Benfica acabou por sofrer o 2-0. Minuto 54, Gyökeres foi lançado em velocidade, isolou-se na área perante Trubin e rematou para as malhas (o esférico ainda tocou no poste direito).
Ora, se nos primeiros 45 minutos as águias acusaram o tento, desta feita foi a ignição para carregar, carregar...
Aos 59', João Mário deu o mote, com um remate em posição frontal, mas Franco Israel encaixou... Aos 68', finalmente o golo! Di María, com fio de prumo, no lado esquerdo, cruzou para o coração da grande área, onde Aursnes, sem marcação, de primeira, disparou para o 2-1.
Embalados, os encarnados foram à procura de mais, e, aos 71', lance polémico e contestável! Momento de futebol bonito, com Di María e Kökcü a ganharem à defensiva leonina, e o avançado argentino atirou de pé esquerdo para o empate. Por indicação do VAR, Fábio Veríssimo consultou as imagens e considerou que Tengstedt estava em posição irregular em frente ao guarda-redes Franco Israel, tendo influência no lance.
Até ao apito final o Benfica teve sinal mais, e procurou soluções para inverter o rumo dos acontecimentos, não obstante, o Sporting viu ainda um golo anulado a Nuno Santos, por fora de jogo de Paulinho.
Contas feitas, dérbi de partes distintas, com um pouco de tudo, com o Sporting a ser mais feliz e a conseguir a vantagem nesta 1.ª mão. E é com 2-1, margem mínima e tudo em aberto, que se vai lutar por um lugar na grande final do Jamor. O dérbi da 2.ª mão destas meias-finais da Taça de Portugal está previsto para dia 3 de abril, quarta-feira, no Estádio da Luz.
Para já, vem aí o clássico, com o Glorioso a viajar até ao Estádio do Dragão. O FC Porto-Benfica, alusivo à 24.ª jornada da Liga Betclic, está marcado para as 20h30 de domingo, 3 de março.
Depois, segue-se outra janela competitiva, a Liga Europa. Benfica e Rangers têm encontro marcado para as 20h00 de 7 de março, quinta-feira, no Estádio da Luz. Este jogo é relativo à 1.ª mão dos oitavos de final da competição.

Sem comentários:

Enviar um comentário