Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2024

QUAL A DÚVIDA?

 

1. Como pode parte significativa dos adeptos de um clube não querer no seu plantel um jogador que é (ainda) de classe mundial, como acaba de mostrar ao serviço da Argentina na Copa América?

2. Porque há uma tão larga percentagem de benfiquistas que está contra a continuidade de um jogador que foi a par de João Neves o melhor da época 2023-24 (1) e entrou em todos os melhores onzes da Liga que são resultado da pontuação dos jornais?

3. Os números de Di María na época 2023-24 do Benfica foram tudo menos um fracasso: 48 jogos, 3.984 minutos, 17 golos e 11 assistências. Reparem que Rafa e Di María foram os dois responsáveis por 39 golos e 26 assistências: depois de perdermos o Rafa, vamos também prescindir do Di María?

4. Di María é muito criticado pelo número de perdas de bola, pelo facto de já não ter pernas para 90 minutos, por não ajudar nas tarefas defensivas e ainda por ser fiteiro e se atirar muitas vezes para o chão. É possível que tudo isto seja, mesmo que só em parte, verdade, mas essa é uma questão que cabe ao treinador e à sua equipa técnica resolver: eles é que têm de sacar o melhor dos jogadores que têm à sua disposição.

5. Também se diz que Di María tira espaço aos jovens jogadores do plantel. Acontece que o treinador tem que escolher os jogadores pelo que podem dar à equipa e não pelo bilhete de identidade. Di María, se bem enquadrado, ainda tem muito para dar. Basta atentar nas declarações de Scaloni, selecionador argentino, após a vitória na Copa América: "Fez jogos espetaculares. Quando as pernas já não davam, correu como se tivesse 25 anos."

6. Di María estará esta época apenas concentrado no Benfica, evitando longas viagens intercontinentais para os jogos da seleção argentina. Toda a equipa - toda a equipa! - tem muito que melhorar e acredito que Di María tem um contributo importante a dar. Inclusive fruto da sua experiência, que será muito importante nos grandes jogos de Champions e Mundial de Clubes que teremos pela frente.

7. Agora que parece que acertámos na contratação de um avançado, não poderá o contributo de Di María ser muito melhor aproveitado? Não beneficiará Pavlidis da qualidade de Di María?

8. Fui dos que festejei o regresso de Di María há um ano atrás. E sou dos que acredita que a sua continuidade será de grande utilidade. Têm que corrigir o que esteve mal com ele e, pelo que sei, não é pessoa difícil e com comportamentos de "prima dona". Ou seja, fazer de Di María parte da solução. Qualidade não lhe falta. Mãos à obra!

COM DI MARÍA RUMO AO 39

 (1) Registei ao longo da época 2023/24 num excel as pontuações de todos os jogadores do Benfica dadas pelos jornais desportivos A Bola, Record e O Jogo e pelos sites ZeroZero, SofaScore e GoalPoint, tudo ponderado pelo tempo de utilização. João Neves foi o mais pontuado dos nossos, seguido de muito, muito perto pelo Di María e já a maior distância pelo Rafa."


Jaime Cancella de Abreu, no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário