Páginas

domingo, 15 de setembro de 2024

9ª SUPERTAÇA



 Com golos de Fifó, Sara Ferreira (2) e Inês Matos, o Benfica bateu o Torreense por 4-0 na final jogada em Torres Novas.

A equipa feminina de futsal do Benfica conquistou a 9.ª Supertaça do seu palmarés ao vencer o Torreense, por 4-0, no Pavilhão dos Desportos de Torres Novas, ao início da tarde deste sábado, 14 de setembro. Fifó, Sara Ferreira (bisou) e Inês Matos foram as marcadoras de serviço.
Em termos de distinções individuais, Sara Ferreira foi eleita a melhor jogadora da final da Supertaça e Maria Pereira recebeu o prémio fair play.
Para este embate, Alex Pinto escalou o seguinte cinco inicial: Alexandra Melo, Inês Fernandes, Janice Silva, Sara Ferreira e Inês Matos.
O treinador do Benfica não pôde contar, para esta Supertaça, com Ana Catarina, que cumpriu castigo por expulsão na Copa Ibérica, nem com Natália Detoni, cujo certificado internacional ainda não tinha chegado.
As heptacampeãs nacionais assumiram desde o início da partida o favoritismo e a primeira oportunidade surgiu logo no minuto inicial por intermédio de Janice. O jogo era de sentido único, com Cristina Santos (seria eleita a melhor guarda-redes da Supertaça...) a impedir por várias ocasiões o tento das águias.
Foi preciso esperar até ao minuto 12 para o marcador ser inaugurado. Fifó, com um remate forte e de classe de fora da área, em boa posição, apontou um grande golo e trouxe justiça ao resultado (1-0). Empolgadas, as águias não deixaram de carregar, e, passados dois minutos, chegaram ao 2-0.
Aos 14', Ana Alves impediu a bola de entrar na baliza ao tocar com a mão no esférico após remate de Janice. Após visionamento do suporte de vídeo, a árbitra acabou por expulsar a atleta do Torreense e assinalar uma grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, aos 14', Sara Ferreira fez o 2-0.
E foi através de outra grande penalidade que o terceiro tento encarnado surgiu. Cláudia Santos derrubou Angélica Alves na área, aos 16', e coube desta vez a Inês Matos converter de forma exemplar (3-0).
Com o resultado em 3-0 ao intervalo, a segunda parte seria de continuidade daquilo que foi a primeira, com o Benfica a manter o domínio do jogo. As jogadoras encarnadas geriram o resultado, com muita posse de bola, construindo várias jogadas e criando oportunidades.
O 4-0 final foi apontado por Sara Ferreira, aos 37'. A camisola n.º 10 driblou, combinou com Maria Pereira e finalizou de primeira. Uma grande jogada que trouxe mais justiça ao marcador. Num jogo de sentido único, o resultado final apenas acabou por pecar por escasso.
DECLARAÇÕES
Alex Pinto (treinador do Benfica): "Um jogo de muito desperdício, um jogo de sentido único. Mérito para o Torreense por estar aqui hoje, ter chegado à final da Taça de Portugal no ano passado. No entanto, penso que fomos demasiados perdulários, os números pecam por escasso. Tivemos diversas oportunidades em que podíamos ter alargado o marcador. Não o fizemos, depois foi controlar o jogo. As finais não se jogam, vencem-se, e pouco importava se no final tínhamos mais dois ou três golos. Objetivo cumprido. Mais uma Supertaça para o Clube. Elas estão motivadas todos os dias para continuar a fazer história em Portugal e no mundo. Uma equipa ímpar, que na última década tem ganhado praticamente tudo em Portugal e agora também já na Europa, embora ainda de forma oficiosa. Vamos continuar a lutar por todos os títulos. Este Benfica não entrará em campo nenhum, nem contra adversário nenhum, sem ser com um objetivo, que é a vitória. Como é óbvio, temos os objetivos bem definidos para a temporada e queremos voltar a alcançar os títulos. No ano passado deixámos passar a Taça da Liga por entre os dedos. Neste ano temos de fazer para que volte a ser nossa."
Inês Fernandes (capitã de equipa): "Feliz! Parece que é repetitivo porque já são algumas, mas quando entramos em campo o passado nunca joga. Sabíamos que éramos favoritas para este jogo, mas tínhamos de o provar também em campo. Acho que não foi um muito bom jogo da nossa parte, mas foi sério e rigoroso. Respeitámos quem estava no outro lado. Tentámos não dar bola, ficar nós com a bola. Fomos justas vencedoras, até poderia ser por números mais dilatados. O Torreense também sai daqui com uma imagem reforçada, um projeto sólido e precisamos de projetos assim no futsal feminino. Vencemos, que era aquilo que queríamos acima de tudo. A Supertaça é um troféu só de um jogo e a preparação física das equipas nunca é a ideal. Mais para a frente, de certeza que a equipa irá jogar melhor futsal e em melhores condições físicas. Mas é sempre um troféu importante, nós éramos as vencedoras do Campeonato Nacional e da Taça Portugal. Sentíamos que este troféu nos pertencia, que tínhamos de o vir buscar dentro de campo e foi isso que fizemos. Tivemos uma claque fantástica! Um grande obrigado a todos os adeptos que marcaram presença. A nossa bancada estava cheia. Espero que tenham desfrutado do nosso jogo. Tentámos dar o nosso melhor."
Sara Ferreira (eleita melhor jogadora): "Fomos umas justas vencedoras pelo que produzimos durante o jogo. Dar os parabéns também ao Torreense por ter chegado à Supertaça. Sabemos que está numa divisão mais abaixo. Há que realçar o trabalho da nossa equipa. Este prémio [melhor jogadora da Supertaça] é meu, mas podia ser de qualquer jogadora. Quero dedicar este prémio à minha irmã, que foi operada na quinta-feira. Foi uma semana difícil, este prémio é para ela."
Maria Pereira (vencedora do prémio fair play): "Significa muito, trabalhámos muito para conquistar este troféu. Sabíamos que não ia ser um jogo fácil, porque quando está um troféu em disputa todas as equipas estão aptas a ganhar. Estou feliz por dar este troféu ao meu clube. Acho que isso representa muito da nossa liderança, do nosso clube e das nossas pessoas. A ansiedade existe sempre nos jogos, mas acreditamos sempre que o golo pode entrar. Foi difícil, mas sabíamos que em alguma hora a bola iria entrar."
Golo do Benfica marcado por Fifó
Fifó (ala): "Obviamente que a vitória foi justa. Estivemos sempre por cima do jogo. Tentámos contrariar os contra-ataques do Torreense, já estávamos à espera que tivessem uma tática mais baixa. O Torreense foi um justo vencido. Uma equipa que tentou dar o seu melhor, tentou causar-nos dificuldades, mesmo com a quadra baixa. Ultrapassámos essas mesmas dificuldades e, felizmente, conseguimos sair para o intervalo já com uma vantagem de 3-0. Na segunda parte tentámos dilatar o resultado. Conseguimos apenas um golo, também por mérito do Torreense. Fizemos um bom jogo e a vitória foi justa. Fico muito contente por ter conseguido ajudar a equipa a ganhar e por marcar um golo, mas o importante aqui é mesmo a vitória do Benfica. Saímos daqui muito felizes por conquistar mais uma Supertaça. É para os adeptos que nós jogamos e ganhamos. Eles são também o nosso sexto jogador."




Equipa do Benfica
Supertaça Feminina | Final | 14/09/2024
Benfica-Torreense
4-0
Pavilhão dos Desportos de Torres Novas
Cinco inicial do Benfica
Alexandra Melo, Inês Matos, Inês Fernandes, Sara Ferreira e Janice
Suplentes
Maria Inês, Madalena Fradique, Maria Pereira, Fifó, Angélica Alves e Ana Oliveira
Treinador do Benfica
Alex Pinto
Cinco inicial do Torreense
Cristiana Santos, Cláudia Santos, Inês Pombo, Jéssica Cordeiro e Ana Alves
Suplentes
Iara Francisco, Constança Decoroso, Patrícia Lino, Diovanna Patrício, Jéssica Melo, Laura Damil, Rebeca Fernandes e Bruna Ferreira
Ao intervalo 3-0
Golos
Benfica: Fifó (12'), Sara Ferreira (14' gp e 37') e Inês Matos (16' gp)
Factos relevantes
Cartão vermelho mostrado a Ana Alves (14')

Sem comentários:

Enviar um comentário