Páginas

sábado, 21 de setembro de 2024

ÁGUIAS VOAM PARA A CHAMPIONS

 


Benfica venceu o Fribourg Olympic por 91-85 na final da ronda de qualificação e carimbou o acesso à fase de grupos do torneio pela terceira época consecutiva.

A equipa de basquetebol do Benfica venceu neste sábado, 21 de setembro, o Fribourg Olympic por 91-85 na final da ronda de qualificação para a Liga dos Campeões e garantiu o acesso à fase de grupos do torneio pela terceira época consecutiva.
Mesmo com Trey Dreschel a juntar-se a Aaron Broussard e Tyler Stone no lote de ausentes por lesão, o Benfica não acusou os desfalques e entrou de forma muito afirmativa na partida, convertendo os seus primeiros nove lançamentos, entre eles quatro triplos. Do outro lado da quadra, o campeão suíço respondeu à letra e conseguiu acompanhar o ritmo frenético das águias à conta da agressividade nos ressaltos ofensivos, registando-se um equilibrado 28-26, no final do 1.º quarto.
No início do 2.º quarto, o Fribourg Olympic conseguiu colocar-se em vantagem por 28-30, mas a reação dos encarnados foi imediata. Com triplos anotados por José Barbosa, Eduardo Francisco, Diogo Gameiro e Marcus Thornton, o Benfica fugiu no marcador e foi para o intervalo a vencer por 52-41.
O regresso das cabines não foi positivo para as águias, que não conseguiram manter os elevados níveis de eficácia no ataque ao cesto registados até aí. Com 59-54, o treinador Norberto Alves pediu um timeout, mas não conseguiu contrariar o crescimento dos suíços, que fecharam os caminhos para o seu cesto e foram mais eficazes até virarem o jogo para 63-64. Nos segundos finais, os encarnados recuperaram a frieza e o jogo foi empatado (66-66) para os derradeiros 10 minutos.
Apesar do adversário continuar a imprimir grande agressividade defensiva, o Benfica conseguiu, passo a passo, reencontrar os caminhos rumo ao cesto da equipa suíça. Imponente no pintado, Nicolas Carvacho manteve a equipa na luta pelo jogo nos momentos mais delicados e foi das mãos de Marcus Thornton que se desenhou a primeira vantagem encarnada no 4.º quarto, com o 73-72.
A partir daí, Ahmaad Rorie (o MVP da partida) pegou nas rédeas da partida e, nos últimos 5 minutos, somou sete pontos que se revelaram decisivos para galvanizar a equipa. Na hora de defender, apareceu Betinho Gomes, com três ressaltos defensivos que impediram a reação helvética até ao soar da buzina.
Com a vitória por 91-85, o Benfica celebrou o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões pela terceira época consecutiva e recebeu, da FIBA, um bilhete físico com o qual se deixou fotografar na Gloria Sports Arena, em Antália (Turquia), onde decorreu a ronda de qualificação.
Agora, no Grupo G da Champions, o Glorioso irá enfrentar os espanhóis do BAXI Manresa, os italianos do Bertram Derthona Basket e os alemães do NINERS Chemnitz.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Penso que foi um grande momento para nós. A equipa tem passado por vários azares neste início de época, com lesões. Ainda hoje [sábado, 21 de setembro], no aquecimento, o Nico Carvacho caiu mal sobre um pé e nem sabíamos se ele podia jogar. Fez um enorme sacrifício e jogou com o pé inchado e em más condições. Mas, sabendo das outras ausências de jogadores decisivos, ele quis fazer esse sacrifício, e fez o melhor possível para ajudar a equipa. Foi um jogo difícil, não esperávamos outra coisa. Na partida anterior, a lesão do Trey Drechsel ainda complicou mais as coisas, mas, felizmente, conseguimos recuperar o Eduardo Francisco para a rotação de hoje. Tivemos bons momentos, sem dúvida nenhuma, mas eles reagiram sempre. De início, procurámos intervir com defesas alternativas para não nos desgastarmos muito e não termos problemas com faltas. Os rapazes estão de parabéns e o Clube está de parabéns. Nós estamos aqui com grandes potências, e muitas delas não vão conseguir chegar à Champions. É um grande feito para os rapazes, para a equipa, para o Clube e para uma Direção que tem apoiado as modalidades. Estamos muito gratos ao Presidente [Rui Costa] e ao vice-presidente para as Modalidades [Fernando Tavares] por terem sempre acreditado em nós nestes momentos difíceis, que superámos com muita ambição, sacrifício e espírito de equipa. Felizmente, conseguimos alcançar o nosso objetivo."
Liga dos Campeões | Ronda de qualificação | Final | 21/09/2024
Benfica-Fribourg Olympic
91-85
Gloria Sports Arena
Cinco inicial do Benfica
Ahmaad Rorie, José Silva, Makram Ben Romdhane, Marcus Thornton e Nicolas Carvacho
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Betinho Gomes
Treinador do Benfica
Norberto Alves
Cinco inicial do Fribourg Olympic
Eric Nottage, Killian Martin, Roberto Kovac, Natan Jurkovitz e Cheikh Sane
Suplentes
Anthony Williams, Jonathan Kazadi, Chimezie Offurum, Massimiliano Dell'Acqua e Arnaud Cotture
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
28-26 52-41 66-66 91-85
Pontuadores do Benfica
Ahmaad Rorie (24), Marcus Thornton (17), Nicolas Carvacho (17), Makram Ben Romdhane (8), Daniel Relvão (8), Eduardo Francisco (6), José Silva (5), José Barbosa (3) e Diogo Gameiro (3)

Sem comentários:

Enviar um comentário