Benfica: técnico escolheu contratações para 2013/2014
Sérvia com aval de Jorge Jesus
Mitrovic, Sulejmani, Djuricic, Uros Matic e Markovic estão de malas feitas para a Luz. Aposta clara numa escola com grandes tradições
A Argentina deixou de ser, pelo menos por agora, a principal base de recrutamento do Benfica.
Para 2013/2014, as águias contam já com cinco reforços oriundos da Sérvia. Djuricic, Sulejmani, Mitrovic, Markovic e Uros Matic vão juntar-se a Nemanja Matic na Luz. Todas estas contratações foram realizadas com o aval de Jorge Jesus, num momento em que o técnico ainda não tinha certa a continuidade na Luz.
Para 2013/2014, as águias contam já com cinco reforços oriundos da Sérvia. Djuricic, Sulejmani, Mitrovic, Markovic e Uros Matic vão juntar-se a Nemanja Matic na Luz. Todas estas contratações foram realizadas com o aval de Jorge Jesus, num momento em que o técnico ainda não tinha certa a continuidade na Luz.
Os cinco reforços enquadram--se no perfil adotado pela SAD do Benfica: jogadores novos e de elevado potencial, com enorme margem de progressão e que possibilitam mais-valias a curto prazo. Como aconteceu com Di María, David Luiz, Javi García, Ramires e Witsel, entre outros.
A aposta reiterada num determinado mercado retoma também uma tradição já por outras vezes colocada em prática na Luz. Noutros anos e noutras épocas, o Benfica já apostou no mercado sueco, brasileiro, russo, paraguaio e argentino. A Sérvia é agora o principal viveiro das novas estrelas dos encarnados.
Além dos sérvios, há uma outra contratação confirmada. Jorge Rojas, extremo proveniente do Cerro Porteño, engorda o contingente paraguaio (Cardozo e Melgarejo).
Além das contratações já feitas, existem ainda algumas lacunas por preencher na Luz. O Benfica quer mais um defesa-central, um lateral-esquerdo, um lateral-direito, um médio-defensivo e um ponta de lança.
Todas estas possíveis entradas estão dependentes das saídas durante o defeso. Depois do desentendimento com Jorge Jesus no final da Taça de Portugal no Jamor, Óscar Cardozo deve ser um dos jogadores com guia de marcha.
Todas estas possíveis entradas estão dependentes das saídas durante o defeso. Depois do desentendimento com Jorge Jesus no final da Taça de Portugal no Jamor, Óscar Cardozo deve ser um dos jogadores com guia de marcha.
Os argentinos Garay e Gaitán têm interessados, pelo que é difícil a sua manutenção. Mais complicada é a situação de Matic. A SAD vê nele um jogador imprescindível para a próxima época e só admite a venda pela cláusula de rescisão: 45 milhões de euros.
MITROVIC
Stefan Mitrovic é um perfeito desconhecido para a maioria, mas o departamento técnico das águias não teve dúvidas em dar o aval para a contratação do defesa sérvio que jogava nos belgas do Kortrijk. Dotado de uma forte compleição física (1,89 m e 82 kg), o defesa, de 23 anos, diz ser "rápido e duro". O provável substituto de Ezequiel Garay, que deve deixar o Benfica no defeso para rumar ao Manchester United, garante conhecer bem a realidade do novo clube (com quem assinou por cinco temporadas) e diz que o facto de as águias jogarem habitualmente na Champions foi decisivo para a escolha. Os espanhóis do Valência também seguiam Mitrovic.
DJURICIC
Filip Djuricic é o nome mais sonante de entre os novos reforços e o que está a gerar mais expectativas entre os responsáveis encarnados. O médio criativo sérvio, de 21 anos, ocupa habitualmente a posição 10, sendo o substituto do argentino Pablo Aimar (termina contrato). Djuricic foi considerado o melhor jogador da Liga holandesa ao serviço do Heerenveen (8.º lugar). O acordo foi alcançado no início do ano, num negócio que custou às águias cerca de seis milhões de euros (contrato até 2018). Djuricic tem na técnica e velocidade duas das principais características. Foi uma das primeiras escolhas de Jorge Jesus para a temporada 2013/2014.
SULEIJMANI
Miralem Sulejmani chega à Luz a custo zero e é reforço para o ataque. O internacional sérvio, de 24 anos, carrega nas costas o fardo de ser a mais cara contratação na Holanda, quando o Ajax pagou, em 2008, 17 milhões de euros ao Heerenveen. O jogador saiu da Holanda em conflito com o Ajax, depois de uma época em que mal jogou devido a uma lesão. Velocidade, qualidade de passe e remate espontâneo são os atributos que melhor definem o sérvio (não é ponta de lança puro e está na linha do espanhol Rodrigo). O avançado sérvio já revelou vir ganhar menos dinheiro para o Benfica em troca de um projeto futebolístico mais ambicioso.
MARCOVIC
Lazar Markovic é uma das grandes esperanças do futebol sérvio. O jovem extremo, de 19 anos (também pode jogar como segundo avançado), foi seguido desde os 17 anos pelo Chelsea, que terá apresentado uma proposta milionária, que o Partizan, na altura, recusou. Agora foi o Benfica a ganhar a corrida por uma verba que ainda está por revelar. Já internacional pela equipa principal da Sérvia, Markovic define-se como um jogador rápido, com facilidade no drible e que remata bem. Esta época apontou seis golos em 30 jogos realizados. O sérvio vai concorrer diretamente com o argentino Nico Gaitán (caso continue na Luz) e com o holandês Ola John.
UROS MATIC
O irmão mais novo de Nemanja Matic prestou provas no Seixal no início do ano e mostrou qualidades que lhe valeram um contrato com as águias. Aos 23 anos, o médio (mais atacante do que o irmão) foi um dos destaques do Kosice (Liga eslovaca) e chega ao Benfica a custo zero. Técnica, visão de jogo e boa capacidade física foram as qualidades que agradaram a Jorge Jesus no início do ano. O facto de o irmão estar na Luz há duas temporadas pode ajudar na adaptação do jogador, que pode rivalizar o lugar com o argentino Enzo Pérez. Esta época no Kosice, Uros Matic alinhou em 31 jogos (30 deles como titular), tendo apontado quatro golos.
Sem comentários:
Enviar um comentário