domingo, 2 de junho de 2013

SÉRVIA COM AVAL DE JESUS


Benfica: técnico escolheu contratações para 2013/2014

Sérvia com aval de Jorge Jesus

Mitrovic, Sulejmani, Djuricic, Uros Matic e Markovic estão de malas feitas para a Luz. Aposta clara numa escola com grandes tradições
A Argentina deixou de ser, pelo menos por agora, a principal base de recrutamento do Benfica.

Para 2013/2014, as águias contam já com cinco reforços oriundos da Sérvia. Djuricic, Sulejmani, Mitrovic, Markovic e Uros Matic vão juntar-se a Nemanja Matic na Luz. Todas estas contratações foram realizadas com o aval de Jorge Jesus, num momento em que o técnico ainda não tinha certa a continuidade na Luz.
Os cinco reforços enquadram--se no perfil adotado pela SAD do Benfica: jogadores novos e de elevado potencial, com enorme margem de progressão e que possibilitam mais-valias a curto prazo. Como aconteceu com Di María, David Luiz, Javi García, Ramires e Witsel, entre outros.
A aposta reiterada num determinado mercado retoma também uma tradição já por outras vezes colocada em prática na Luz. Noutros anos e noutras épocas, o Benfica já apostou no mercado sueco, brasileiro, russo, paraguaio e argentino. A Sérvia é agora o principal viveiro das novas estrelas dos encarnados.
Além dos sérvios, há uma outra contratação confirmada. Jorge Rojas, extremo proveniente do Cerro Porteño, engorda o contingente paraguaio (Cardozo e Melgarejo).
Além das contratações já feitas, existem ainda algumas lacunas por preencher na Luz. O Benfica quer mais um defesa-central, um lateral-esquerdo, um lateral-direito, um médio-defensivo e um ponta de lança.

Todas estas possíveis entradas estão dependentes das saídas durante o defeso. Depois do desentendimento com Jorge Jesus no final da Taça de Portugal no Jamor, Óscar Cardozo deve ser um dos jogadores com guia de marcha.
Os argentinos Garay e Gaitán têm interessados, pelo que é difícil a sua manutenção. Mais complicada é a situação de Matic. A SAD vê nele um jogador imprescindível para a próxima época e só admite a venda pela cláusula de rescisão: 45 milhões de euros.
MITROVIC
Stefan Mitrovic é um perfeito desconhecido para a maioria, mas o departamento técnico das águias não teve dúvidas em dar o aval para a contratação do defesa sérvio que jogava nos belgas do Kortrijk. Dotado de uma forte compleição física (1,89 m e 82 kg), o defesa, de 23 anos, diz ser "rápido e duro". O provável substituto de Ezequiel Garay, que deve deixar o Benfica no defeso para rumar ao Manchester United, garante conhecer bem a realidade do novo clube (com quem assinou por cinco temporadas) e diz que o facto de as águias jogarem habitualmente na Champions foi decisivo para a escolha. Os espanhóis do Valência também seguiam Mitrovic.
DJURICIC
Filip Djuricic é o nome mais sonante de entre os novos reforços e o que está a gerar mais expectativas entre os responsáveis encarnados. O médio criativo sérvio, de 21 anos, ocupa habitualmente a posição 10, sendo o substituto do argentino Pablo Aimar (termina contrato). Djuricic foi considerado o melhor jogador da Liga holandesa ao serviço do Heerenveen (8.º lugar). O acordo foi alcançado no início do ano, num negócio que custou às águias cerca de seis milhões de euros (contrato até 2018). Djuricic tem na técnica e velocidade duas das principais características. Foi uma das primeiras escolhas de Jorge Jesus para a temporada 2013/2014.
SULEIJMANI
Miralem Sulejmani chega à Luz a custo zero e é reforço para o ataque. O internacional sérvio, de 24 anos, carrega nas costas o fardo de ser a mais cara contratação na Holanda, quando o Ajax pagou, em 2008, 17 milhões de euros ao Heerenveen. O jogador saiu da Holanda em conflito com o Ajax, depois de uma época em que mal jogou devido a uma lesão. Velocidade, qualidade de passe e remate espontâneo são os atributos que melhor definem o sérvio (não é ponta de lança puro e está na linha do espanhol Rodrigo). O avançado sérvio já revelou vir ganhar menos dinheiro para o Benfica em troca de um projeto futebolístico mais ambicioso.
MARCOVIC
Lazar Markovic é uma das grandes esperanças do futebol sérvio. O jovem extremo, de 19 anos (também pode jogar como segundo avançado), foi seguido desde os 17 anos pelo Chelsea, que terá apresentado uma proposta milionária, que o Partizan, na altura, recusou. Agora foi o Benfica a ganhar a corrida por uma verba que ainda está por revelar. Já internacional pela equipa principal da Sérvia, Markovic define-se como um jogador rápido, com facilidade no drible e que remata bem. Esta época apontou seis golos em 30 jogos realizados. O sérvio vai concorrer diretamente com o argentino Nico Gaitán (caso continue na Luz) e com o holandês Ola John.
UROS MATIC
O irmão mais novo de Nemanja Matic prestou provas no Seixal no início do ano e mostrou qualidades que lhe valeram um contrato com as águias. Aos 23 anos, o médio (mais atacante do que o irmão) foi um dos destaques do Kosice (Liga eslovaca) e chega ao Benfica a custo zero. Técnica, visão de jogo e boa capacidade física foram as qualidades que agradaram a Jorge Jesus no início do ano. O facto de o irmão estar na Luz há duas temporadas pode ajudar na adaptação do jogador, que pode rivalizar o lugar com o argentino Enzo Pérez. Esta época no Kosice, Uros Matic alinhou em 31 jogos (30 deles como titular), tendo apontado quatro golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário