Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

MCGILL ELIMINA SELBY


O escocês Anthony McGill, de 24 anos, escreveu esta sexta-feira mais um capítulo da famosa ‘maldição do Crucible’, ao vencer (13-9) e eliminar o campeão do Mundo e número um do ‘ranking’, o inglês Mark Selby, nos oitavos de final do Mundial, que decorre em Sheffield (Inglaterra) até dia 4.

No seu ano de estreia no Crucible Theatre, McGill, 32.º do ‘ranking’ mundial, mostrou-se ao afastar o compatriota e amigo Stephen Maguire, 15.º da tabela, na ‘negra’ (10-9) dos 16avos de final. 

Esta sexta-feira, o escocês sorridente e dos cabelos cor de fogo perpetuou a tradição do mítico recinto, palco do Mundial desde 1977: nenhum campeão, após vencer a prova pela primeira vez (como Selby conseguiu em 2014) consegue repetir o título logo no ano seguinte.

Uma proeza sensacional e surpresa só para quem não viu, com uma sucessão estonteante de bolas vermelhas embolsadas a longa distância dos buracos que, como um martelo pneumático, foram demolindo Selby como uma parede, tijolo a tijolo. 

Com um talento confirmado pelos múltiplos títulos como amador (sub-14, sub-16, sub-18, sub-21...) e recomendações de John Higgins e Ronnie O’Sullivan sobre a sua qualidade, derrotar o campeão do mundo como o fez confirma-o: nasceu uma estrela. 

Anthony McGill espera agora pelo vencedor do embate entre os ingleses Joe Perry e Shaun Murphy (este último já campeão mundial em 2005) para saber quem enfrentará nos quartos de final e prosseguir este verdadeiro conto de fadas e história de sonhos que poucos prognosticariam.

Os oitavos e quartos de final são jogados à melhor de 25 ‘frames’ (partidas): vence o primeiro a somar 13 vitórias (de 13-0 a possíveis 13-12).

As meias-finais, que se iniciam dia 30, serão jogadas à melhor de 33 ‘frames’ (de 17-0 a possíveis 17-16) e a final à melhor de 35 partidas: vence o Mundial o primeiro a somar 18 vitórias (de 18-0 a possíveis 18-17).

O 77.º Campeonato do Mundo de Snooker distribui 1,9 milhões de euros de prémios (400 mil euros ao campeão) e disputa-se, pelo 38.º ano seguido, no Crucible Theatre de Sheffield (Inglaterra)

OITAVOS DE FINAL (apurados a negro):

Mark Selby-Anthony McGill, 9-13
Joe Perry-Shaun Murphy
Barry Hawkins-Mark Allen, 3-5 (em curso)
Neil Robertson-Allister Carter
Ding Junhui-John Higgins, 9-7 (em curso)
Marco Fu-Judd Trump
Graeme Dott-Stuart Bingham, 4-7 (em curso)
Matthew Stevens-Ronnie O’Sullivan

Sem comentários:

Enviar um comentário