Páginas

sábado, 5 de outubro de 2019

ENTRADA A VENCER NO CAMPEONATO


BASQUETEBOL
Depois do triunfo sobre o V. Guimarães, o Benfica visita, na próxima jornada, o FC Barreirense.
O Benfica entrou a vencer no Campeonato Nacional de basquetebol (Liga Placard) 2019/20 depois de bater, em casa, o Vitória de Guimarães por 78-76.
Entrou bem o V. Guimarães com um triplo de Malcolm Drumwright, mas respondeu rapidamente o Benfica através de Fábio Lima a empatar a partida (3-3). Jogo equilibrado nos primeiros 10 minutos, com a concentração e organização defensiva da formação de Carlos Fechas a permitir-lhe sair do 1.º quarto com uma vantagem de 5 pontos: 16-21.
No 2.º quarto, boa entrada dos encarnados, a responderem bem através de dois lançamentos consecutivos de três pontos de Micah Downs (22-26). Mais concentrado no lançamento, o Benfica foi-se aproximando no marcador e, a meio do 2.º quarto, a diferença era de apenas dois pontos (29-34).
O Vitória de Guimarães conseguiu, no entanto, distanciar-se nos últimos 3 minutos, segurando uma vantagem de 7 pontos até ao intervalo (35-42).
Recomeço fortíssimo do Benfica na segunda parte a reduzir as distâncias no placard. Quando se caminhava para os últimos 5 minutos do 3.º quarto, entrada dura de Coreontae Deberry sobre Arnette Hallman. O camisola 22 dos encarnados reagiu e ambos foram sancionados com expulsão.
Numa segunda parte de grandes emoções, de um lado um Vitória de Guimarães não disposto a abdicar da vantagem, do outro um Benfica que não baixava os braços apesar do resultado no final do 3.º quarto: 56-61.
Nos derradeiros 10 minutos, os vimaranenses chegaram aos 10 pontos de vantagem (62-72). Uma distância confortável para os visitantes e que complicava cada vez mais as contas dos encarnados.
Em vez disso, estava à vista uma excelente recuperação e uma brilhante reviravolta na partida. Muito forte na defesa, o conjunto liderado por Carlos Lisboa lançou-se para a frente do marcador aos 74-72 – numa altura em que faltavam 2’10 para jogar – e segurou a vantagem até ao final (78-76).
Pontuaram para o Benfica: Fábio Lima (6), Eric Coleman (10), Arnette Hallman (1), Micah Downs (20), Gonçalo Delgado (2), Damian Hollis (9), Tomás Barroso (14), Toure' Murry (6), Betinho (6) e Rafael Lisboa (4).
Formação inicial do Benfica: Eric Coleman, Fábio Lima, Betinho, Arnette Hallman e Toure’ Murry.
Suplentes: Micah Dows, José Silva, Gonçalo Delgado, Tomás Barroso, Rafael Santos e Damian Hollis.
“Nunca virámos a cara à luta”
Carlos Lisboa (treinador do Benfica): “Isto foi uma lição para nós todos, a começar por mim também que sou o líder da equipa. Tenho de assumir aquilo que é a minha responsabilidade. Independentemente de tudo o que se possa ter passado durante esta semana – jogadores que não treinaram porque estavam lesionados, da viagem que fizemos a Montenegro –, não e desculpa para ninguém. Tínhamos de ter entrado muito mais fortes, muito mais intensos, como acabámos o jogo. Eu sei que todos os meus jogadores respeitaram o adversário, mas eu costumo dizer que quem comanda o corpo é a cabeça. Só por esta parte final, merecemos vencer porque nunca virámos a cara à luta. Este campeonato não é assim tão desequilibrado como as pessoas pensam, todas as equipas estão bem apetrechadas, jogam bom basquetebol. Nós tínhamos obrigação de ter feito melhor, mas fica a vitória que é o mais importante.”
Tomás Barroso (capitão): “Foi uma vitória suada, do coração, que às vezes é preciso. É sinal que o temos e que está saudável. Mas temos de lutar desde o início, temos de entrar firmes, consistentes, concentrados, e não foi isso que aconteceu. O V. Guimarães galvanizou-se e depois é difícil dar a volta a uma equipa com excelentes marcadores de pontos que ganha confiança. Felizmente temos a capacidade e a coesão de dar a volta ao resultado e é isso que fica: o resultado e a lição por tirar.”
Na próxima jornada, a formação de Carlos Lisboa visita o FC Barreirense. A partida está marcada para as 18h00 do dia 12 de outubro (sábado), no Pavilhão Municipal Professor Luís de Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário