No derradeiro duelo antes da paragem internacional, o Benfica, reduzido a 10 elementos a partir dos 70', superou o Alverca, por 1-2, na 4.ª jornada da Liga Betclic.
Com momentos de inspiração individual e espírito de combate coletivo, o Benfica, em desvantagem numérica durante 20 minutos (mais compensação), venceu o Alverca, por 1-2. A partida da 4.ª jornada da Liga Betclic, que antecede a paragem internacional, disputou-se neste domingo, 31 de agosto, no Estádio do FC Alverca.
Face ao anterior encontro, ante o Fenerbahçe na 2.ª mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões (1-0), Bruno Lage operou quatro alterações na equipa inicial, promovendo as entradas de Samuel Soares, Tomás Araújo, Schjelderup e Ivanovic para os lugares de Trubin, António Silva, Aktürkoğlu e Pavlidis.
Assim, o onze escalado pelo técnico das águias foi composto por Samuel Soares, Dedic, Tomás Araújo, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Barreiro, Aursnes, Schjelderup e Ivanovic.
Com a mira na vitória – de modo cumprir o último dos três objetivos definidos para a primeira fase da época, tal como Bruno Lage explanou na antevisão do embate –, os encarnados adiantaram-se com um golo madrugador, aos 5'.
Alverca-Benfica-8
Na recarga de um ataque, Barrenechea, de fora da área, cabeceou para o centro da mesma, onde Sergi Gómez fez um corte incompleto, com a bola a sobrar para Schjelderup, que, de posição privilegiada, não perdoou (0-1).
Os visitados tentaram ripostar de bola parada, volvidos quatro minutos. Na cobrança de um livre em posição lateral, Chiquinho arriscou o remate direto, que embateu nas malhas exteriores da baliza benfiquista.
Mais atacante e com o domínio da posse de bola, o Benfica passou grande parte da 1.ª metade instalado no meio-campo adversário. Por sua vez, a equipa da casa apostava nas transições ofensivas, a partir das quais criou algumas ameaças, eliminadas pela defesa vermelha e branca.
Aos 23', no flanco esquerdo, Isaac James avançou e efetuou um cruzamento para desvio de Marezi ao primeiro poste, e Samuel Soares amarrou o esférico.
Alverca-Benfica-14
Dois minutos depois, lançado na profundidade, Nuozzi, na área, rematou cruzado e rasteiro para uma bela parada do guarda-redes benfiquista. Na recarga, Isaac James atirou para fora.
Já à passagem do 33.º minuto, Nuozzi ganhou a bola na frente e cruzou para Sabit, que, na área, viu o seu remate ser bloqueado por um corte preponderante de Tomás Araújo.
Fiel aos seus princípios, o Benfica criou perigo na sequência de um dinâmico tricotado coletivo, com Richard Ríos a receber a bola à entrada da área e a disparar potente ligeiramente ao lado do alvo. Decorria o minuto 36.
Recorrendo também ao talento individual, as águias duplicaram a sua vantagem, aos 44'. Servido por Barreiro, Dedic partiu do flanco direito rumo à área, driblou Isaac James com uma finta de corpo fenomenal e rematou cruzado e rasteiro junto ao poste mais afastado (0-2). Espetacular jogada do internacional bósnio!
A fechar o 1.º tempo (45'+1'), Alex Amorim conseguiu furar pela direita e, na grande área encarnada, disparou com o pé direito para nova nega impressionante de Samuel Soares.
O começo da 2.ª parte foi agitado. Aos 50', face a um disparo colocado de Chiquinho na cobrança de um livre direto perto da linha da área, Samuel Soares esticou-se para a sua terceira grande intervenção da tarde.
Do outro lado, três minutos depois, nas sobras de um cruzamento intercetado, Schjelderup recebeu a bola na área, descaído sobre a esquerda, ultrapassou dois oponentes e atirou em força ao poste.
No 65.º minuto, Bruno Lage realizou as primeiras substituições: Florentino, Prestianni e Pavlidis renderam Richard Ríos, Schjelderup e Ivanovic.
Com o ritmo de jogo mais reduzido, o Benfica conservava a liderança e controlava o rumo da contenda, até que, aos 70', José Bessa exibiu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho a Dedic, por falta sobre Chiquinho. O defesa já havia sido admoestado no minuto 18. "Vamos estar vigilantes para perceber se estes critérios de arbitragem se vão manter", comentaria Mário Branco, diretor-geral para o futebol profissional das águias, após a partida no Ribatejo, numa breve declaração à comunicação social.
Em virtude desta ocorrência, os ribatejanos assumiram maior iniciativa de jogo, enquanto os encarnados, solidários e combativos, recuaram as linhas e cerraram fileiras. Foi neste contexto que António Silva substituiu Barreiro, aos 79'.
Ainda assim, a cinco minutos do fim do tempo regulamentar (85'), nas sobras de um corte, Davy Gui, na área, à direita, reduziu a distância no marcador com um remate forte – a bola ainda embateu no poste mais próximo antes de entrar (1-2). Foi o primeiro golo sofrido pelo coletivo vermelho e branco na presente temporada, ao 8.º jogo.
O Alverca pressionou até ao apito final, principalmente através de cruzamentos, mas, fruto da solidez do compacto bloco defensivo benfiquista, não voltou a criar oportunidades. Deste modo, o placar não sofreu mais alterações e os 3 pontos não escaparam dos comandados de Bruno Lage.
Findada a primeira fase da época com todos os objetivos alcançados – Supertaça conquistada, fase de liga da Liga dos Campeões atingida e pleno de triunfos no Campeonato Nacional –, segue-se a interrupção para os compromissos das seleções.
No regresso à competição, o Benfica enfrenta o Santa Clara, no Estádio da Luz, num duelo ainda por calendarizar da 5.ª jornada da Liga Betclic.





.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário