sábado, 25 de outubro de 2014

ESTÁDIO DA LUZ : 11 ANOS EM 11 MOMENTOS (VÍDEO)

Estádio da Luz: 11 anos em 11 momentos (com vídeo)

Aniversário este sábado

Estádio da Luz: 11 anos em 11 momentos (com vídeo)

O dia 25 de Outubro de 2003 será, para sempre, uma data inolvidável para a história do Sport Lisboa e Benfica. Depois de muita crença, vontade, capacidade de superação e profissionalismo, ergueu-se o novo Estádio da Luz.

A “nova casa” do Benfica era uma realidade depois de muitas dúvidas e estava pronto para receber os jogos do Campeonato da Europa de 2004. Antes disso jogaria o Glorioso que se estreou frente ao Nacional de Montevideo com um triunfo por 2-1 e um “bis” de Nuno Gomes.

Estava dado o mote para muitas mais vitórias, conquistas e momentos de glória do Clube. Desde a sua inauguração, e apesar da sua ainda tenra idade, a Catedral já assistiu aos festejos de três títulos nacionais e muitos outros eventos que comprovam a capacidade do Estádio da Luz para responder às mais altas exigências, não fosse este um recinto de Elite da UEFA e classificado com cinco estrelas.

No dia em que o Estádio da Luz celebra 11 anos, recorde 11 dos mais importantes momentos.
Na inauguração da “Nova Luz”, como era conhecido o Estádio para o diferenciar do anterior, o Sport Lisboa e Benfica convidou o Nacional de Montevideo para um jogo amigável. O desafio inaugural terminou com uma vitória do Benfica por 2-1. Os dois golos foram marcados por Nuno Gomes, perante uma assistência de 64 386 espetadores. Antes do início do jogo, surgiu pela primeira vez uma águia vinda do topo das bancadas. O voo da águia Vitória é atualmente um símbolo indissociável do novo Estádio e um momento esperado e apreciado por todos.

A fase final da prova europeia de seleções disputou-se em Portugal e o Estádio da Luz recebeu cinco jogos. O jogo mais importante da competição, a final, na qual Portugal orgulhosamente participou, foi acolhido pelo Estádio do Sport Lisboa e Benfica, que foi construído a pensar nesse objetivo.

Jogo do Centenário: SL Benfica, 2 – Real Madrid, 2 O jogo da comemoração dos 100 anos do Clube colocou frente a frente dois colossos ibéricos do futebol mundial. O jogo foi emocionante e animado, com um golo para cada lado ao intervalo e um empate final (2-2) que expressa o equilíbrio entre as duas equipas. Em complemento, nos ecrãs gigantes do Estádio desfilaram os momentos mais marcantes da história do Sport Lisboa e Benfica.
O Benfica conquistou o Campeonato Nacional da época 2004/05 na última jornada da prova, num jogo renhido frente ao Boavista, no Estádio do Bessa (E 1-1). Enquanto a equipa regressava a Lisboa, milhares de adeptos confluíram ao Estádio da Luz. Quando os novos campeões nacionais chegaram à “Catedral”, madrugada adentro, o recinto estava repleto de benfiquistas. Foi o primeiro título conquistado no novo Estádio da Luz.
Na noite de “7 do 7 de 2007”, o Estádio da Luz foi o centro do mundo. A cerimónia da declaração das novas 7 Maravilhas do Mundo trouxe muitas celebridades e foi transmitida para os quatro cantos do mundo, provando que o Estádio da Luz também pode ser palco de grandes eventos culturais
Num gesto de homenagem ao “King”, o Benfica organiza, desde 2008, um torneio internacional com o seu nome. A primeira edição foi disputada entre o Benfica e o Inter de Milão. Eusébio deu o pontapé de saída do jogo, que terminou com um empate sem golos no tempo regulamentar. O Inter foi mais feliz na marcação de grandes penalidades e recebeu das mãos do “Pantera Negra” o distintivo troféu. A Eusébio Cup conta com 7 edições, sendo o Benfica detentor de 3 vitórias.
Organizada pela Fundação Benfica e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a 7.ª edição deste evento solidário reuniu “Amigos de Ronaldo e Zidane” e “Benfica All Stars”. O valor das entradas reverteu para as vítimas da catástrofe no Haiti e o Estádio da Luz registou uma assistência de 51 312 espetadores, que ajudaram a angariar mais de meio milhão de euros.
O Benfica conquistou o Campeonato Nacional 2009/10 num Estádio da Luz repleto de adeptos. Na última jornada, frente ao Rio Ave, só a vitória interessava, e a equipa tentava alcançar dois feitos: o título de campeão nacional e a Bola de Prata para Cardozo, que precisava de marcar dois golos. Cardozo bisou e dois troféus foram erguidos no relvado.
Uma semana depois do falecimento de Eusébio, o Benfica e o FC Porto defrontaram-se para o Campeonato Nacional. O nome de Eusébio foi omnipresente no Estádio da Luz: nas bancadas e no relvado. Durante o minuto de silêncio, todo o Estádio se uniu para cobrir as bancadas de luto. A equipa usou fumos negros nas mangas e envergou camisolas com o nome “Eusébio”. A coroar esta maré de homenagens, o Benfica venceu o clássico por 2-0.
O Benfica sagrou-se campeão nacional, em casa, num jogo vibrante frente ao Olhanense, que terminou com a vitória do Benfica por 2-0. Após as comemorações no Estádio da Luz, milhares de benfiquistas reuniram-se na rotunda do Marquês de Pombal, onde se juntaram também os jogadores e a equipa técnica na comemoração do 33º Campeonato Nacional.
"La decima..." Consegues adivinhar qual é? Fica atento ao site!

Sem comentários:

Enviar um comentário