sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

«PARECE QUE NEM OS ÁRBITROS SABEM O QUE ANDAM A FAZER»

                                           


Não espera facilidades na Mata Real
Rui Vitória fez a antevisão da partida de sábado com o P. Ferreira, dizendo que não espera facilidades frente a uma boa equipa. O técnico falou ainda da subida de rendimento da equipa e não quis atribuí-la apenas ao bom desempenho da ala esquerda.
Jogo em Paços de Ferreira
"Falta um conjunto de batalhas e temos de ir vencendo uma a uma. É um campo diferente, um adversário que também precisa de pontos, vai ter o seu estádio praticamente lotado, vai querer pôr as suas armas em campo. Nós temos de ir com uma determinação muito grande, porque é uma equipa difícil, que está a querer aceitar as ideias do seu treinador e pô-las em prática. Nós vamos com grande ambição porque é o que nos tem caracterizado nos últimos jogos".
FC Porto a cinco pontos
"A minha forma de estar nunca é a de esconder realidades. Temos um objetivo que é olhar para dentro, o propósito de querer jogar bem, somar pontos, ganhar, provar que temos qualidade. É fazer o nosso papel, aí é que tem de ser o nosso grande foco".
O segredo dos bons resultados está na ala esquerda?
"Há duas ou três semanas estávamos aqui todos quase a entrar em stress por causa da ala esquerda, com o Krovinovic lesionado… É o trabalho dos jogadores, a permanente evolução, a procura de fazer melhor. A amizade que temos fora de campo e que se transporta para dentro, as dinâmicas que vamos criando. É um conjunto de variáveis para que os nossos resultados fossem mais consistentes.
Quem está mais pressionado? Paços ou Benfica?
"Os pontos são importantes para todas as equipas, os objetivos é que diferem. O Paços vem de três derrotas e vai querer pontuar, e nós queremos ganhar".
RUI VITÓRIA: «PROTOCOLO DO VAR DIZ UMA SÉRIE DE COISAS MAS É PRECISO HAVER BOM SENSO»
Treinador pede rigor nas decisões
Rui Vitória disse esta sexta-feira ser necessário bom senso por parte da arbitragem. O técnico falou da "leviandade" com que são tomadas algumas decisões.
"É bom que fique claro que o que vou dizer aqui, não vou criticar a arbitragem, vou dar a minha opinião. As questões dos clubes, o Benfica já se expressou através dos vices-presidentes. De facto foi uma semana conturbada e eu sinto-me na obrigação de falar sobre isto. Tenho uma visão construtiva para o futebol. Desde que começou a história do VAR fui sempre alguém presente, estou perfeitamente à vontade para falar. Ainda recentemente houve uma reunião com os clubes e fiz questão de estar presente. É fundamental que os árbitros entendam isto de uma vez por todas. É fundamental ter consciência das nossas decisões. As decisões que o árbitro toma têm de se tomadas com um rigor enorme. Em dois minutos, o que pode acontecer com consequências para muita gente? Para quem está acima, para quem esta abaixo, os jogos que aí vem, as equipas do fundo da tabela… O ano passado desceu-se por um golo. O Arouca desce de divisão no Estoril por um golo. Um ponto vai separar as equipas que descem das que não descem. É preciso ter a máxima atenção, concentração, o máximo rigor. Estou a falar no sentido em que não aceito muito facilmente decisões tomadas com esta… não diria negligência, mas alguma leviandade", referiu em conferência de imprensa.
"Já perceberam o impacto que tem uma decisão para um clube que pode descer de divisão e que pode ir quase à falência? Já perceberam que há treinadores e jogadores que podem ser facilmente despedidos por situações destas? É preciso refletirmos todos, pensarmos nisto como deve ser. Somos um país teste do VAR. A decisão de um árbitro em segundos é difícil, mas alguém hoje em casa percebe que haja um árbitro que tem de decidir e depois está outro árbitro metido numa casa com 4 ou 5 ecrãs, com um assistente, e depois não toma uma decisão? Depois refugiamo-nos na questão do protocolo. Temos a casa a arder, temos as mangueiras ou os baldes de água prontos para intervir, mas como só temos os extintores homologados, apaga-se o fogo só com extintores. O protocolo diz uma série de coisas mas é preciso termos bom senso", acrescentou o técnico encarnado.
VÍDEO-ÁRBITRO: RUI VITÓRIA PEDE "MEDIDAS" E DÁ EXEMPLO DE CASILLAS NO EURO'2012
Treinador do Benfica diz que há que ponderar alterações tendo em vista melhorar a ferramenta.
Rui Vitória sublinhou que em Portugal ninguém se pode esconder atrás do protocolo do vídeo-árbitro, dando mesmo um exemplo do bom sendo que acha ser necessário.
"Nunca mais me esqueço de uma final do Europeu em que há um guarda-redes que estava a a falar com um árbitro e a dizer que estava ganhar 4-0. E estava a dizer ‘tenham bom senso, respeito pela equipa adversária', e o árbitro nem deu descontos e acabou o jogo. Estou a falar do Casillas, guarda-redes do FC Porto, do Jorge Sousa, árbitro de baliza e do Pedro Proença, que arbitrou aquela final. Houve ali uma decisão de bom senso. Hoje a arbitragem também precisa de bom senso. É preciso ir ao monitor? Então vamos? É preciso juntar mais os árbitros? Vamos. Não nos vamos esconder atrás dos protocolos e deixar que isto vá andado como está. Estas questões das dores de crescimento, já passou tempo suficiente. É preciso tomar medidas. A UEFA vai ficar muito contente: ‘em Portugal eles testaram mas tiveram de mudar ligeiras estratégias’. Ou nós somos só pioneiros porque lhes interessa e não podemos acrescentar mais nada? Para o ano, os outros países vão todos apanhar do que aqui fizemos, adaptar o protocolo e nós é que estamos aqui metidos nisto. Andamos aqui todos 'olha, seja o que Deus quiser'", referiu o treinador do
"Eu já tenho algum crédito, porque estive em clubes para não descer, estive no Vitória, candidato a andar na Liga Europa, e estou num clube grande. Sei muito bem o que pode acontecer. Nunca nos podemos esquecer disto: o meu ponta-de-lança falha um golo e prejudica-se a si e à equipa. Um árbitro toma uma decisão e prejudica-se a si e a muita gente à volta", acrescentou.
Rui Vitória referiu ainda que não é pela consulta do VAR que os minutos de jogo se perdem: "Em Itália, que também tem VAR, o tempo médio de jogo atualmente é à volta de quase 58 minutos, nós estamos com 49. O VAR não perde nenhum tempo, isso é uma falsa questão. Os tempos perdem-se nos pontapés de baliza, faltas, lançamentos, cartões, golos...".
20 CONVOCADOS PARA PAÇOS DE FERREIRA
FUTEBOL
Conheça as escolhas do treinador Rui Vitória para o jogo da 24.ª jornada da Liga NOS.
Rui Vitória, treinador do Benfica, convocou 20 jogadores para o jogo frente ao Paços de Ferreira, uma partida a contar para a 24.ª jornada da Liga NOS.
O pontapé de saída do desafio está marcado para as 20h30 de sábado, no Estádio da Capital do Móvel.
Lista de Convocados

Guarda-redes: Svilar e Bruno Varela;
Defesas: Grimaldo, Luisão, Jardel, André Almeida e Rúben Dias;
Médios: Fejsa, Samaris, Zivkovic, Pizzi, Cervi, Rafa, Willock, Keaton Parks, Diogo Gonçalves e João Carvalho;
Avançados: Raúl, Jonas e Seferovic.
BOLETIM CLÍNICO
LIGA NOS
Rui Vitória, treinador do Benfica, não pode contar com dois jogadores, por razões físicas, para o desafio com o Paços de Ferreira, referente à 24.ª jornada da Liga NOS.
O Benfica desloca-se ao Estádio Capital do Móvel este sábado onde, às 20h30, defronta o Paços de Ferreira, num jogo referente à 24.ª jornada da Liga NOS.
Rui Vitória, treinador do Tetracampeão, não pode contar com dois jogadores por motivos físicos.
Boletim clínico
Krovinovic - Status pós cirurgia a rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito;
Salvio - Status pós artroscopia do joelho direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário