sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O MISTÉRIO DA AMOREIRA.AFINAL PORQUE NÃO HOUVE JOGO?


Segurança dos adeptos no Estoril-FC Porto nunca esteve em causa, assegura LNEC
Relatório preliminar sobre a bancada norte do estádio da Amoreira revela que nem no jogo realizado a 15 de janeiro, nem no passado, houve problemas de segurança.
Um relatório preliminar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), solicitado pela Câmara de Cascais, sobre o estado da bancada norte do estádio Estádio António Coimbra da Mota, do Estoril, revela que não existem problemas de segurança na estrutura do recinto desportivo. E que os adeptos do último Estoril-FC Porto nunca estiveram em perigo.

No documento, a que o Expresso e a SIC tiveram acesso, é referido pelos técnicos do LNEC, que "no que se refere à esturura da bancada, até à data não foram detetadas evidências de comportamento estrutural anómalo, ie: nem nas visitas de inspeção realizadas ao local foram observados indícios de comportamento deficiente da estrutura; nem foi, até à data, fornecido ao LNEC nenhuma informação que indicie algum comportamento anómalo no passado”.

Ao Expresso, Carlos Carreiras, o presidente da autarquia, sublinha que o relatório preliminar dissipa todas dúvidas. "A segurança da estrutura e dos adeptos nunca esteve em causa. Nem no jogo de 15 de janeiro, nem no passado. E isso, para nós é o essencial".
Estas afirmações baseiam-se sobretudo no teor do ponto 4 do relatório que refere: " A zona interior da bancada é utilizada para acessos, instalações sanitárias, bares, arrumos e postos de socorro. É constituída por uma laje, betonada, diretamente sobre o aterro (laje térrea) e contra os pilares, sem ligação estrutural. Nessa laje, apoiam-se as paredes divisórias interiores (de alvenaria de blocos). Esta zona interior é, assim, uma construção independente da estrutura da bancada."
O documento revela ainda que o estrondo ouvido no intervalo do jogo da última segunda feira à noite terá resultado da "rotura da laje térrea em redor do pilar situado nessa instalação sanitária".
O LNEC recomenda por isso a demolição controlada da laje térrea do interior da bancada.

2 comentários:

  1. Simples meu caro
    os porcos estavam a perder e pelos vistos não tinham "reforço" para a segunda parte , eu acho que eles estavam a jogar com 11 ,e no banco havia mais, mas ............

    ResponderEliminar
  2. peço desculpa ,esqueci-me de uma coisa será que não gostam de "rachas"?

    ResponderEliminar