Luís Figo, o 7 mágico
Autor: RUI CASTRO, ESCRITOR, 23 ANOS
Rapidez, técnica, robustez física, regularidade, títulos, carisma e muita qualidade, isto é Luís Figo resumido num mero naipe de palavras, mas o antigo extremo é muito mais do que isto, é mais do que um jogador, é um astro!
Começou em Alvalade, formado na toca do Leão, moldado pela escola que tantos craques já viram nascer, Figo jogou no Sporting durante 5 anos, na equipa sénior, ganhando uma Taça Portugal, mas cativando adeptos e massa associativa, com a sua velocidade, jogadas repentistas, remate forte e visão de jogo.
Depois de tanta cobiça, o gigante da Catalunha, o Barcelona, resgatou-o do covil leonino, levando-o para uma nova realidade. 4 Anos de Barça chegaram para se tornar um ídolo no Camp Nou! A jogar ao lado de Ronaldo “Fenómeno”, Cocu, Fernando Couto, Rivaldo ou Baía, Figo ganhou 1 La Liga, 2 Copas do Rey 1 Supertaça e 1 Taça das Taças, chegando a capitão dos Blaugranas, o que atesta bem da importância do 7 no conjunto catalão. Os catalães deliravam com o seu ídolo, com as suas assistências, com os seus golos de belo efeito, com o seu espírito liderança.
Mas no verão de 2000, Figo faz o impensável! Troca o “seu” Barcelona pelo rival de morte, Real Madrid, aliciado pelos milhões endiabrados de Florentino Pérez, que lhe prometeu mundos e fundos, levando Camp Nou a um ataque de nervos, tornando um ídolo numa “persona non grata”.
Vestido de blanco, Figo ganhou duas La Ligas, 1 Champions, 1 Prémio de melhor do mundo, 1 Taça Intercontinental, 1 Supertaça Europeia, subindo ao Olimpo do futebol, sendo consagrado como um dos verdadeiros pilares do futebol mundial! Depois de 5 anos no Santiago Bernabéu, o desgaste da relação com o egocêntrico Real Madrid levou Figo a sair para Milão!
Aterrou no Giuseppe Meazza para vestir a “maglia” do Inter Milão! Para ser treinador por Mourinho numa das épocas, Figo vestiu 4 anos a camisola dos “Nerazurri” onde ganhou 4 Ligas Italianas, 1 taça Italiana e 3 Supertaças Italianas! Uniu os “Tiffosi” todos em seu torno, com o carisma que o caracteriza, Figo abandonou a carreira curvando Milão a seus pés, dada a magnitude da sua carreira! Foi um Figo em modo vintage aquele que durante 4 anos maravilhou Milão, mas saiu debaixo de um aplauso do tamanho da cidade!
Na seleção, Figo ganhou 1 mundial sub-20, foi a uma final do Euro-2004, Meia-final Euro-2004, Meia-final Mundial 2006, nunca chegando a ganhar nenhum torneio sénior, mas foi o porta-estandarte durante anos da equipa das quinas!
Figo, toda a classe que emanava nos relvados fazia transpirar de prazer futebolístico, todos aqueles que se deliciavam com cada pormenor que saiam dos pés predestinados deste Lisboeta!
Figo, o 7 da magia!
Sem comentários:
Enviar um comentário