terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

AMIZADE SEM IDADE



Gonçalo Guedes e Paulo Lopes: Amizade sem idade

O MAIS NOVO E O MAIS VELHO DO PLANTEL

Enquanto os olhares estavam dirigidos para o relvado do Estádio da Luz, no banco, Paulo Lopes e Gonçalo Guedes brincavam animadamente, sem que o público desse por isso. Faltavam poucos minutos para o início do encontro entre Benfica e V. Setúbal, anteontem, a contar para a 21.ª jornada da Liga, e os dois jogadores aproveitavam os últimos momentos de descontração. Depois seria a sério e o líder do campeonato acabaria por ganhar mais um jogo, segurando a vantagem de quatro pontos para o mais direto perseguidor, o FC Porto.


O mais velho (Paulo Lopes, 36 anos) e o mais novo (Gonçalo Guedes, 18) do plantel do Benfica mostravam que a amizade não escolhe idade. Esse momento de boa disposição pode ser visto como a transição entre duas gerações de jogadores formados no Benfica. O guarda-redes nascido em Mirandela chegou ao clube da Luz com 15 anos – há mais de 21. Cumpre agora a terceira época, após ter representado outros clubes durante dez anos. Já o extremo natural de Benavente foi lançado em 2014/15 na equipa principal.


Prémio


Não sendo elementos habituais no onze de Jorge Jesus, Paulo Lopes e Gonçalo Guedes fazem da boa disposição uma característica comum. “Paulo Lopes é um excelente profissional. Chegava sempre aos treinos bem-disposto e animado”, atesta André Fontes.


Hoje no Penafiel, o médio foi companheiro de Paulo Lopes no Feirense, em 2010/11 e 2011/12. “Como guarda-redes, é dos melhores profissionais com quem trabalhei em toda a carreira”, refere Fontes, frisando: “É um jogador que está sempre pronto a ajudar os companheiros.”


Já Raphael Guzzo fala pelo extremo. “É um jovem divertido e, por vezes, elétrico, mas sempre humilde”, considera. Cedido pelo Benfica ao Chaves, 2.º classificado da 2.ª Liga, o médio conhece o camisola 78 dos encarnados há seis anos, no Benfica. “A sua forma de estar é boa para o balneário. Ele é muito irreverente e mostra-o em campo, pois não tem medo de assumir os lances, vai para cima.”


Paulo Lopes, que renovou no verão passado pelo Benfica, chegou à Luz em 2012, depois de ter terminado a ligação ao emblema de Santa Maria da Feira. “Fez uma excelente época, embora não tenha corrido bem ao Feirense. Ter ido para o Benfica foi um prémio merecido para um excelente guarda-redes”, sustenta Fontes, no entender de quem o camisola 13 já merecia, há mais tempo, ter atingido o topo. Embora tarde, acabou por ser “recompensado”.


Vice-campeão europeu de juniores pelo Benfica há um ano, tal como Guzzo, Gonçalo Guedes está no início da carreira. Tem um longo caminho pela frente. “É um futebolista com qualidade e, por isso, foi chamado ao plantel principal. Espero que continue assim e que possa chegar à Seleção principal”, afirma o futebolista nascido no Brasil, mas naturalizado português.


Era júnior quando Gonçalo nasceu


Paulo Lopes estava a cumprir a última temporada (1996/97) nos juniores do Benfica quando Gonçalo Guedes nasceu, em Benavente, a 29 de novembro de 1996. Na época seguinte, o guardião seria promovido ao plantel principal, embora nunca tivesse sido utilizado. Sairia, por empréstimo, para o Gil Vicente, em 1999, voltando em 2001. Após uma época sem jogar, voltou a partir, em 2002, desta vez em definitivo. Quando Gonçalo chegou ao Benfica, em 2005, Paulo Lopes representava o Estrela da Amadora.


CURIOSIDADES


Paulo Lopes e Gonçalo Guedes fizeram o primeiro jogo pelo Benfica na Taça de Portugal, com dois anos de intervalo. O guarda-redes estreou-se diante do Freamunde, a 18 de outubro de 2012; o extremo mostrou-se na Covilhã o ano passado, também a 18 de outubro.


Após ter terminado a ligação ao Feirense, o camisola 13 foi contratado para ocupar o lugar que pertencia a Eduardo. Voltou ao Benfica dez anos depois de ter saído em definitivo, para o Gil Vicente, ao serviço do qual se estreou na Liga.


O futebolista nascido em Mirandela, que chegou ao Benfica com 15 anos, fez o primeiro desafio no campeonato de águia ao peito aos 35. Foi a 4 de maio de 2014, diante do V. Setúbal. Já Gonçalo estreou-se na Liga em Penafiel, a 4 de janeiro passado, com 18 anos.


Paulo Lopes, que prolongou a ligação aoBenfica por mais um ano no verão de 2014, cumpre a última época de contrato pelos encarnados, ficando livre a partir de 1 de julho próximo. Nessa altura, terá cumprido três épocas no plantel principal.


Gonçalo Guedes, esse, está vinculado aos encarnados até 30 de junho de 2017. O extremo e a SAD estão a negociar a renovação, com a assinatura de um contrato válido até 2021. Em janeiro, na reabertura do mercado, foi Jesus quem segurou o jovem futebolista no plantel, travando a sua saída.

Sem comentários:

Enviar um comentário