20.ª jornada do Campeonato
Sporting – SL Benfica: Olhos e ouvidos postos no dérbi eterno
“Não há favoritos, hoje, amanhã, e não sei daqui a quantos anos. É o dérbi de Lisboa, dois clubes com uma história muito grande no Futebol português”. Esta frase dita por Jorge Jesus, treinador da equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, na antevisão à partida da 20.ª jornada da Liga portuguesa ajuda a resumir muito bem o sentimento em torno deste jogo e da sua importância.
Para os lisboetas, nomeadamente, para os portugueses em geral, um Sporting – Benfica ou vice-versa é muito mais do que um jogo de Futebol em que estão três pontos em disputa. É uma questão de afirmação de um rival sobre o outro, é uma questão de honra, de orgulho… Joga-se muito mais do que simples três pontos, repito.
Dos últimos anos a esta parte, o Benfica leva vantagem sobre o Sporting e neste não será excepção, pelo menos se olharmos para a classificação, onde as “águias” lideram com sete pontos de vantagem. Se atentarmos à história contemporânea, mormente a partir de 2001/02 – última vez que o Sporting se sagrou Campeão Nacional – verifica-se a desproporção existente na balança. Em 40 dérbis, na Luz ou em Alvalade, o Benfica venceu em 17 ocasiões, perdeu 12 vezes e aconteceram 11 empates.
O Sporting joga em casa, vem de um bom momento (seis vitórias consecutivas na Liga) e precisa de ganhar para não hipotecar a corrida pelo título. Desta forma é natural que os comandados por Marco Silva entrem fortes e tentar pegar no jogo para marcar cedo; já o Benfica será sempre líder independentemente do resultado, mas Jorge Jesus disse que os futebolistas que lidera jogarão apenas para um resultado: a vitória! É este o ADN do Benfica e que nenhuma vantagem pontual pode escamotear.
Tudo a postos para o grande dérbi. A partir das 20h00 rola a bola no tapete verde do estádio Alvalade XXI.
Sem comentários:
Enviar um comentário