terça-feira, 3 de março de 2015

QUARTETO FANTÁSTICO COM FARO DE GOLO



Futebol – Defesas

Quarteto fantástico com faro de golo

Nunca a expressão “a melhor defesa é o ataque” fez tanto sentido. O quarteto defensivo do Clube tem dado que falar... e marca que se farta!

Ao analisarmos os seis principais campeonatos da Europa – Portugal, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e França – chegamos à conclusão que não há defesa tão goleadora como a do Sport Lisboa e Benfica.

O golo de Luisão ao Estoril foi o 12.º de um quarteto fantástico na temporada 2014/15. Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu têm contribuído e de que maneira para o melhor ataque da Liga NOS, com 57 golos.

Tudo começou logo na jornada inaugural com o Paços de Ferreira na Luz. Maxi Pereira abriu o marcador num pecúlio que foi, pelo menos, até ao Estoril no passado sábado. O uruguaio tem estado mesmo de “pé quente”, já apontou três golos quando ainda faltam 11 jornadas para o término do Campeonato. A abnegação e a capacidade de subir pelo corredor são alguns dos aspetos que ajudam a explicar este registo.

À lei da bomba tem estado Eliseu. O defesa esquerdo chegou no início da época ao Clube, toma conta do lugar e tem assumido protagonismo com o seu pontapé fulminante – o Boavista e o Moreirense que o digam! Tal como Maxi Pereira, também o internacional português tem três golos marcados.

As “torres” Luisão e Jardel têm o dom de subir ao 1.º andar para evitar males maiores para a baliza defendida, ora por Júlio César, ora por Artur Moraes. Porém, o destaque terá de ser assacado, neste particular, aos tentos que marcam e não tanto aos que evitam. O tento aos “canarinhos” foi mesmo o terceiro do capitão nesta edição da Liga NOS. Ele que, para o Campeonato Nacional, já festejou por 24 vezes. O habitual companheiro de defesa de Luisão, Jardel, assumiu a posição outrora de Garay e tem mostrado, com solidez e saber estar, merecer tal confiança de Jorge Jesus. Em 2013/14, tal como os seus companheiros do setor mais recuado, marcou três golos, o mais decisivo e mediático deles frente ao Sporting já nos descontos e que permitiu o empate a uma bola.

Na “Europa dos seis”, a defesa do Sport Lisboa e Benfica não encontra paralelo e só o Wolfsburgo lhe faz sombra, com 11 tentos. Em Espanha, os defesas do Valência marcaram por oito vezes, em Itália a defesa da Fiorentina é a goleadora com nove golos, em Terras de Sua Majestade é o Chelsea que dita cartas com seis golos do setor mais recuado e em França, os defesas do PSG apontaram cinco golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário