domingo, 4 de junho de 2017

OLHA A CABEÇA


"No início da época que agora terminou, falei-vos de uma viagem de táxi que tive pelas ruas de Lisboa. O condutor era um idoso sportinguista, com quase tantos quilómetros de azia quantos os já percorridos pelo seu velho Mercedes. Ambos os motores já tinham dado a volta. Dizia-me ele com ar arrogante, depois de ter perdido mais um campeonato, que o SL Benfica nunca mais iria vencer o que quer que fosse. Ri-me e deixei-o falar, a destilar ódio. Passados uns meses, cá estamos, com mais três troféus no Museu - campeonato, taça e supertaça - e ele, nada. Nem uma coisita para festejar no futebol.
Aliás, nem o aniversário do seu clube vai poder celebrar no dia certo. Ele e tantos outros devem ter passado a tarde de domingo a rezar por chuva e por uma vitória do nosso adversário na final do Jamor. É o normal entre adeptos de clubes que não chegam às fases decisivas. Optam sempre por torcer contra o SL Benfica, já que a favor das suas equipas não o podem fazer. Esses são os grandes perdedores do passado fim de semana e de toda a época.
Os adeptos do Vitória Sport Clube não perderam, são autênticos vencedores. A forma como se apresentaram no Jamor, como apoiaram a sua equipa, como respeitaram o adversário e como se mantiveram nos seus lugares até ao fim da festa é um chapadão de luva branca em quem não sabe perder. E muito menos ganhar.
Caro taxista com dor de cotovelo, espero apanhá-lo novamente neste verão numa qualquer corrida por Lisboa. É que tenho a certeza que o seu discurso - e o de todos os anti-Benfica - tem servido de talismã para as nossas conquistas.
Por favor, nunca acabem."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário