Até onde vai a ambição televisiva benfiquista?
Antes de mais, o que se pretende fazer na Benfica TV? Pay TV ou pay game?
| |
sxc
Esta é a pergunta do momento. Pessoalmente não tenho opinião formada, se foi aberta uma caixa de pandora ou uma caixa cheia de euros, tudo depende de muitos fatores.
Primeiro, o que se pretende fazer na Benfica TV? Pay TV ou pay game, sabendo que não existe cultura em Portugal do segundo caso, e que dado o laxismo tão apanágio do português poderá não ser a melhor opção... Mas, centremo-nos na primeira opção, o Benfica dará ao espetador benfiquista um número de jogos igual à concorrência (porque metade dos jogos do Benfica continuarão a ser transmitidos na Sport TV), sem os restantes serviços da Sport TV, como as outras Ligas e os jogos dos outros clubes; a questão é que estarão em condições de aliciar por um menor preço aqueles benfiquistas que pretendem só ver... o Benfica.
Se for esse o caso, e tendo em conta a proposta de 20M€ da Sport TV, creio que o Benfica não obterá lucro nesta decisão, será muito difícil alguém pagar só por metade dos jogos do Benfica um valor relevante que potencie receitas superiores a 20M€... Contudo, existe a questão de não potenciar maiores lucros para os clubes rivais, algo sempre a ter em conta...
Agora dentro desta estratégia política poderá estar uma de duas soluções futuras:
1.º - o Benfica largar a Sport TV durante um ano, deixar os prejuízos para a operadora avolumarem-se durante um ano e voltarem a negociar numa posição de maior superioridade no ano seguinte. Ou seja, depois de provar que não necessita da Sport TV para sobreviver... no ano seguinte, poderiam estar a negociar por valores superiores e assim existiria uma recuperação do prejuízo de um ano em mais valias em relação à negociação atual nos anos seguintes.
2.º - o Benfica tornar-se um operador por si só concorrente da Sport TV, rivalizando com o operador algumas Ligas para apimentar a sua programação com alguma escolha, podendo assim posicionar o preço do canal num valor que lhe permitiria grandes lucros. Para esta última opção é necessária muita ambição e muita coragem, mas parece-me que é a única que permitiria que esta escolha de Vieira fosse de fundo e para sempre, e não apenas uma marcação de posição para uma negociação futura.
O futuro dirá até onde vai a ambição televisiva benfiquista, e quais os limites que a realidade lhe imporá, ou não...
Sem comentários:
Enviar um comentário