terça-feira, 5 de março de 2013

PORTUGAL, UM PAÍS DE FUNDISTAS


Portugal, um país de fundistas
LINHA DIRETA

Autor: NORBERTO SANTOS

 
Em termos europeus, Portugal continua a ser um referência no meio-fundo no sector feminino e a medalha de ouro conquistada, hoje, por Sara Moreira, em Gotemburgo, nos 3.000 m só vem confirmar que a fasquia continua elevada, mantendo uma elevada consistência, pois desde 1994 que Portugal conquista sempre medalhas na competição.

A tradição ainda não se perdeu nas mulheres, que ainda veem no atletismo uma possibilidade de ganharem dinheiro. Para quem não tem muitos estudos ou recursos económicos, correr na estrada pode assegurar um futuro interessante, talvez não tão risonho como acontecia no passado, mas, mesmo assim, mais alegre e compensador.

No desporto e em particular no atletismo por se tratar de uma modalidade individual, a capacidade de resposta está do lado do atleta. Se ele quiser ser alguém, então tem todo o caminho livre para sonhar com a promoção social, bons resultados, bons contratos e também com as medalhas. A lição a reter da brilhante actuação de Sara Moreira é a prova de que, aos 27 anos, é uma primeira figura do desporto português e ainda tem muito pela frente para ganhar, sabendo dar valor a uma medalha no Europeu e reconhecendo, ao mesmo tempo, que o ouro não pode ser comparável a um Campeonato do Mundo.

A dedicação ao treino e a possibilidade que lhe confere as suas capacidades atléticas de poder brilhar tanto na pista como na estrada ou na pista coberta é uma mais valia que não está ao alcance de muitas adversárias. E tudo isso, convém não esquecer, foi tudo planeado sem queimar etapas na fase de formação.

Da representação nacional que competiu no Europeu em Gotemburgo mais duas palavras para Marco Fortes (5.º no peso) e Hélio Gomes (6.º nos 1.500 metros). Os dois benfiquistas estiveram bem, confirmando o estatuto de finalistas, o que é sempre agradável. Fortes regressa com a sua melhor marca do ano e Hélio, depois de um brilhante 4.º lugar no Europeu ao ar livre, consolida a imagem em termos europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário