domingo, 4 de agosto de 2013

FUTEBOL EM INGLATERRA ESTAVA EM DECLÍNIO

Ferguson (foto AP)
Quase duas décadas de experiência como jogador, 40 anos como treinador, 27 dos quais no Manchester United, e meia centena de títulos conquistados fazem de Alex Ferguson uma figura incontornável do futebol mundial. O escocês fala sobre o papel da modalidade na Grã-Bretanha e explica porque acha que tudo mudou... para melhor.
«O futebol inglês está muito melhor do que estava há 27 anos. Os estádios não eram como deviam ser, o desenvolvimento dos jogadores não era, nem de perto, tão avançado, os que mandavam no futebol não podiam abdicar dos direitos de televisão, os adeptos não eram devidamente tratados e o interesse dos governantes no futebol era negativo», começou por escrever Ferguson numa carta aberto publicada no site da federação inglesa.

«Alguns que veem por óculos cor-de-rosa pensam que o futebol era espetacular há uma geração atrás, mas a nostalgia pode pregar estranhas partidas ao pensamento. Nessa altura, o papel do futebol na cultura do país esteva nitidamente em declínio. Era uma vergonha.»

Operadas as necessárias mudanças, Ferguson considera a Premier League o melhor campeonato no Velho Continente, e explica porquê: «A competição é saudável e é isso que diferencia este campeonato das outras Ligas europeias. A qualidade da Premier League aumentou ano após ano. Foi ficando cada vez mais difícil jogar fora e ganhar um título, encontrar a combinação perfeita de jogadores – juventude, experiência e atitude.»

«A Premier League é conhecida em todo o Mundo pela paixão e conhecimentos dos adeptos, bem como pelo ambiente nos estádios. Não apenas Old Trafford – as deslocações a Goodison, St. James, Anfield e White Hart Lane, entre outros, sempre proporcionaram um apoio fantástico. É parte da história e da tradição do futebol inglês que o levou ao sucesso de hoje. E é de tudo isso que vou sentir falta», concluiu.
fonte:abola

Sem comentários:

Enviar um comentário