terça-feira, 7 de abril de 2015

DOYEN SPORTS CONTESTA PROIBIÇÃO DOS FUNDOS NA COMISSÃO EUROPEIA


O fundo de investimento Doyen Sports contestou a decisão da FIFA, que em dezembro passado proibiu a detenção de direitos económicos dos jogadores por parte de terceiros, interdição que entrará em vigo a partir de 1 de maio de 2015.

Em carta enviada à Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia, Nélio Lucas, diretor geral da Doyen Sports, considerou a medida desproporcional, uma vez que o financiamento do fundo no futebol profissional resultar de «fontes transparentes».

Segundo a Doyen, sem o investimento dos fundos, «os clubes mais ricos se tornariam ainda mais ricos». São citados os exemplos do FC Porto e do Atlético Madrid como clubes que podem desafiar os clubes mais ricos nas competições internacionais graças ao recurso a fundos de investimento.

A Doyen considera ainda que a decisão da FIFA vai contra as liberdades fundamentais da União Europeia, em particular a livre concorrência e a livre circulação de capitais.

Na próxima quinta-feira, a Doyen vai participar no seminário organizado pelas ligas portuguesa e espanhola, cujo tema será o caminho para a competitividade e sustentabilidade no mundo do futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário