domingo, 12 de junho de 2016

TEMOS RAÍZES NO POVO E NO MUNDO. SOMOS "NÓS", NÃO HÁ O "EU"


Luís Filipe Vieira – entre inúmeros assuntos – volta a reforçar o potencial e a qualidade do Caixa Futebol Campus.
“Quando se está a falar hoje de um jogador da formação do Benfica está a falar-se de uma marca de qualidade. É natural que o Benfica vá continuar a ter jogadores da formação na sua equipa principal, outros irão ser vendidos, outros irão ser emprestados numa primeira fase. A ‘fábrica’ de que falei, afinal, existe mesmo”, esclareceu o presidente.
O presidente do SL Benfica  admite a possibilidade de “recuperar” um jovem jogador formado no Seixal. O nome, esse, não foi revelado. “É possível que venha outro jovem”.

Luís Filipe Vieira não poupou elogios a Nuno Gomes, director do Caixa Futebol Campus, o homem-forte do Seixal.
“O Nuno começou a ser preparado para este lugar quando recebemos a notícia de que o Armando Jorge Carneiro iria sair. Nessa altura, aliás, tínhamos a noção muito concreta de que o Nuno iria ocupar em breve um lugar de topo no Benfica. Está a dar provas daquilo que entendemos ser o mais importante: é bastante trabalhador, discreto, não fala muito e faz rápido. De certeza que vai crescer muito. Neste curto espaço de tempo que leva no Seixal também já aprendeu a dizer ‘não’ a algumas coisas… E às vezes é mesmo importante saber dizer ‘não’”, disse.
Um sucesso que não seria possível sem um departamento de scouting à altura. “O Benfica tem hoje um dos melhores departamentos de scouting da Europa. Não digo do Mundo para não chocar ninguém. Fico-me pela Europa… Revejo-me em tudo o que eles têm feito e é exatamente aquilo que queremos para o Benfica. É uma área que é liderada pelo Rui Costa, mas é uma área que eu gosto de acompanhar de muito perto. Ver jogos ao vivo pode ser mais fácil, mas só os melhores observadores e mais qualificados conseguem detetar aquilo que realmente interessa. Não sou eu que o digo, são os grandes clubes da Europa que reconhecem atualmente o Benfica como um dos principais clubes a descobrir talento. Estamos muito felizes pelos homens que temos na rua na equipa de scouting. Também nesta área o Benfica está no topo. Talvez possamos vir a fazer algumas alterações no futuro e uma das ideias que está em cima da mesa passa por levar todo o scouting para o Seixal”, revelou.
“Nunca me passou pela cabeça ficar estes anos todos como presidente”
Museu, centro de estágio ou o estádio. Qual é a obra que sente mais como sua?

“As obras são todas do Benfica, não são minhas. Logicamente, quando eu me for embora as pessoas vão dizer que foi no meu mandato que se fez isto, foi no mandato de Vilarinho que se fez aquilo, etc. O que interessa é que as obras são do Benfica. Não sei se é pelas minhas origens ou se foi pela minha maneira de estar, a realidade é que nunca me passou pela cabeça passar estes anos todos como presidente. Chega-se a uma fase em que, às tantas, uma pessoa começa a pensar: ‘Epá, ainda falta fazer isto, ainda é preciso fazer aquilo…’ O Benfica absorve-nos de tal maneira que se esquece a outra parte empresarial, que se esquece a família… e não é fácil (emociona-se).”
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, fez um balanço muito positivo da época passada, e não deixou de falar da sua relação pessoal com Jorge Jesus, técnico que no ano passado esteve no centro das 'atenções' por rumar ao Sporting depois de seis anos na Luz.
 O líder encarnado falou da sua relação pessoal com Jorge Jesus e não deixou de comentar a saída do técnico para Alvalade e de enviar um recado ao técnico vice-campeão.
"O Jorge Jesus é uma pessoa que conhecia há muitos anos. Um ano antes de ele vir para o Benfica já o queria. E depois trabalhámos seis anos. Nessa fase fomos cúmplices um do outro nas coisas boas e nas más. Apareci nos momentos maus e soube sempre protegê-lo. Até que chegou o dia em que ele entendeu que devia sair e ir à vida dele", afirmou Luís Filipe Vieira.
“Provou-se que não há campeões sozinhos. Nem o melhor treinador português, se calhar do Mundo, o José Mourinho, ganha sozinho. Não sou eu que tenho de falar do tipo de personalidade do Jorge Jesus. Estive seis anos com ele, protegi-o sempre, fez bom trabalho, ganhou e perdeu com o Benfica, mas acho que é muito mau alguém dizer "eu ganhei". Ele não é benfiquista, não sabe isso, mas há uma lição que é importante reter: ninguém está acima do Benfica. E quem ganha é sempre o clube. Por isso é que somos como somos, por isso é que temos raízes no povo e no Mundo. Somos ‘nós’, não há o ‘eu’", acrescentou Vieira.
Sobre o processo movido pelo Benfica contra Jorge Jesus pelo facto do técnico ter visitado as instações do Sporting quando ainda tinha contrato com o emblema da 'águia', Vieira garante que já se desligou por completo do processo e que neste momento o tema é para o departamento jurídico.
"Essa questão é com o departamento jurídico. O que disse quando foi para se tomar essa decisão foi: se é para defesa dos interesses do Benfica, façam como entenderem melhor. Daí para a frente desliguei-me do processo. A partir do dia 2 ou 3 de junho do ano passado, data em que falei pela última vez com o Jorge Jesus, desliguei completamente do processo", frisou Luís Filipe Vieira.
“Fiquei à espera que ele voltasse para falar comigo. Encontrámo-nos, salvo erro, no dia 2 às 14h30 e depois disso ouvi muita coisa, até que o queríamos mandar para o estrangeiro… Foram seis anos de cumplicidade. Para falar naquilo que foi a saída do Jorge Jesus do Benfica, só se for em tribunal. Até lá reservo para mim a conversa que tivemos, as mensagens que me mandou. Ele teve a opção dele e nós temos o Rui Vitória, um treinador campeão", sentenciou sobre o tema.
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, elogiou a escolha do FC Porto para o sucessor de José Peseiro, e considerou que a próxima época vai ser ainda mais competitiva do que anterior uma vez que o FC Porto com Nuno Espírito Santo vai ser um sério candidato ao título.
O líder dos 'encarnados' comentou a escolha de Nuno Espírito Santo para treinador do FC Porto e não poupou elogios ao antigo técnico do Valência.
"Devo dizer que sou amigo do Nuno. Acho que é um profissional muito competente. O percurso dele fala por si. É um jovem treinador que mostrou trabalho nos sítios por onde passou, em especial pelo Valência. Digo isto com conhecimento de causa: em Valência, só faltou ao Nuno a estrutura adequada. Caso contrário teria acabado por dar continuidade ao bom trabalho que fez na primeira época. Teve agora a oportunidade de assinar pelo clube do seu coração. É um excelente treinador", afirmou Luís Filipe Vieira.
Em relação à próxima época, o presidente do Benfica considera que vai ser um campeonato disputado até ao último segundo à imagem do que aconteceu em 2015/2016, e recordou mesmo a temporada de 2012/2013 com o célebre golo de Kelvin.
"De certeza que na próxima época o FC Porto vai ser um forte candidato. Vai ser uma luta dia a dia, treino a treino, jogo a jogo. E no fim vamos somar. Já vi de tudo, sabem? Lembro-me bem daquela noite terrível que passei no balneário do Dragão. Pensava em ir dar os parabéns aos jogadores pelo resultado e, de repente, fiquei gelado. Só sabia que estava 1-1 e que faltavam dois minutos para acabar. De repente… golo do FC Porto! Fiquei imóvel! Portanto, não vale a pena falar antes do tempo", afirmou o presidente do Benfica.

1 comentário:

  1. O grande sucesso da equipa de scouting traduz-se em em aproveitar 2 em cada 10 contratações.
    E o sacrifício da vida empresarial é tirada para iludir os papalvos.

    ResponderEliminar