quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A PRÉ.ÉPOCA JÁ LÁ VAI... O CAMPEÃO VOLTOU


Estádio da Luz repleto (58826 espectadores) para receber a 1.ª jornada da Liga NOS. Uma vez mais – já na Supertaça fora assim – os Benfiquistas mostraram estar ao lado da equipa na caminhada rumo a mais um título.
Respondeu o Benfica no relvado. Muita posse de bola, futebol a carburar pelos corredores através de combinações entre Salvio e André Almeida na direita ou Eliseu e Cervi na esquerda, e pelo miolo com Pizzi a pegar na batuta. Nos últimos 30 metros, o Benfica era mais vertiginoso fruto do repentismo e qualidade técnica de Jonas, Seferovic, Pizzi, Salvio ou Cervi.
Por outro lado, o SC Braga, em transições ou em contra-ataques mantinha o setor recuado das águias atento.
O avançado suíço, num prolongamento do que mostrara na pré-época e na Supertaça, foi o primeiro a criar perigo com um cabeceamento aos 12 minutos. Estava dado o mote para o que se seguiria… Minuto 15, Eliseu recuperou o esférico, deu em Jonas que descobriu Seferovic para o primeiro do jogo. Festa no relvado e nas bancadas.
A perder, os minhotos tentaram subir as linhas, desguarnecendo as costas. Nada melhor que explorar a profundidade proporcionada pelo avançado suíço. Numa dessas jogadas, o camisola 14 obrigou Matheus a defesa apertada. Na sequência do pontapé de canto, Jonas fica a centímetros do golo.
A dupla atacante ao serviço de Rui Vitória é demolidora e voltou a fazer estragos à passagem da meia hora. Lance na área, a bola sobra para Jonas que remata de primeira para o golo. Gesto técnico perfeito do criativo brasileiro.
Os comandados por Abel Ferreira sentiam dificuldades em respirar, mas vieram à tona através de Hassan perto do intervalo. Esgaio num passe diagonal e o avançado a reduzir.
Salvio materializa superioridade
 




Na frente apenas por um golo, o Benfica reentrou a “todo o gás” com Seferovic em plano de destaque em dois lances perigosos. Em ambos o guarda-redes minhoto negou-lhe os intentos. De permeio, aos 57 minutos, Salvio fez o 3-1 após jogada de Cervi na esquerda.
O SC Braga sentiu o golo, perdeu capacidade de melindrar os da casa através do ataque; o Tetracampeão, por seu lado, somou oportunidades para avolumar o resultado, o que, só por manifesta falta de sorte, não aconteceu. Destaque, ainda, para a estreia de Diogo Gonçalves pela equipa principal no Campeonato, ao entrar aos 90’.
Referência para vista grossa de Carlos Xistra a uma clara grande penalidade sofrida por Jardel antes do apito para o intervalo; voltou a acontecer aos 69’ num lance em que Raúl Silva parece pontapear André Almeida na área. Dá vontade de perguntar: Onde está o videoárbitro?
O Benfica começa com uma vitória e na segunda-feira desloca-se a Trás-os-Montes para medir forças com o GD Chaves.
O Sport Lisboa e Benfica alinhou com Varela; André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu; Fejsa, Pizzi, Salvio (Filipe Augusto, 76’), Cervi (Diogo Gonçalves, 90’); Jonas (Raúl Jiménez, 83’) e Seferovic.




O tetracampeão português Benfica venceu hoje em casa o Sporting de Braga, por 3-1, em jogo da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol.
O suíço Seferovic (15 minutos), o brasileiro Jonas (30) e o argentino Salvio (57) marcaram os golos dos ‘encarnados’, com o egípcio Hassan a reduzir para os ‘arsenalistas’.
No final do jogo, o avançado brasileiro mostrou-se muito satisfeito com o triunfo alcançado na primeira jornada e frisou a importância da conquista dos primeiros três pontos.
"Ganhar era o grande objetivo. Grande vitória contra um grande adversário. A equipa esteve muito bem e foi uma belíssima exibição. Foi uma noite fantástica com 58 mil pessoas. É importante começar bem e manter a força que vem dos últimos anos. Vai ser mais um ano difícil mas estamos focados e a trabalhar bem para chegar concentrados a cada jogo", começou por dizer Jonas à BTV.
Em relação ao golo que marcou, Jonas frisou que o mérito não foi individual e destacou o papel de Pizzi no lance.
"Foi uma jogada do Pizzi, eu vi que o central ia aliviar. Parei e a única opção era bater de primeira. Foi um belo golo", frisou Jonas.
Com apenas um de nove encontros por disputar, o Benfica tornou-se na sexta equipa a vencer na estreia na I Liga, juntamente com FC Porto, Sporting, Portimonense, Rio Ave e Marítimo.
 





Naturalmente satisfeito pelo triunfo sobre o Sp. Braga, Rui Vitória enalteceu a atuação coletiva do Benfica, diante de um adversário que considera ser de "qualidade". Na ótica do técnico encarnado, o emblema encarnado assinou "90 minutos bem conseguidos", ainda que no seu entender tenha ficado a 'dever' outros golos.
"Uma exibição muito bem conseguida, diante de um bom adversário, que já tem dois jogos oficiais e que passou a fase da Liga Europa. Uma equipa de qualidade, que sabe o que faz, que vinha causar dificuldades. Mas quero dar os parabéns à minha equipa, pois na realidade soubemos o que tínhamos de fazer. Não foram 90 minutos de perfeição, mas foram 90 minutos bem conseguidos, bem feitos. Com oportunidades de golo, mas até poderíamos ter marcado mais. O Sp. Braga deu uma boa réplica e acabou por ser um belíssimo jogo, numa boa equipa. Foi também o exemplo de comunhão do que se passa fora, que são os adeptos, e a equipa", começou por analisar, à BTV.

Em cima do intervalo, e com o Benfica a vencer por 2-0, o Sp. Braga reduziu para 2-1, mas Rui Vitória deixa claro que não havia motivo para dramatizar. "Nunca há que desfocar o processo. Fizemos coisas bem feitas e não havia que dramatizar em excesso. Fizemos uma primeira parte de qualidade, poderíamos ter feito o terceiro golo... Mas temos jogadores muito experientes, que sabem perfeitamente lidar com isto. Não abalou. Mostrámos vontade de fazer as coisas bem. Houve exibições individuais que me agradaram muito, mas coletivamente fomos fortes e fomos uma boa equipa. Mostrámos qualidade, poder e acabámos por vencer justamente", finalizou.
O encontro desta noite diante do Sp. Braga marcou um momento para mais tarde recordar para Diogo Gonçalves. O jovem, de 20 anos, estreou-se pela equipa principal das águias e mereceu elogios por parte de Rui Vitória.

"É um jovem de qualidade. Vai ter um futuro risonho, mas tem de trabalhar. Teve oportunidade para sentir o que são estes ambientes, tem qualidade, mas no Benfica - e comigo - não se joga só porque se tem de lançar jogadores", garantiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário