António Salvador pôs o dedo na ferida na controversa questão do VAR, numa opinião que será com certeza subscrita por todos os outros presidentes, à exceção de Vieira, Pinto da Costa e Carvalho. Diz Salvador, e diz muito bem, que o vídeo-árbitro não pode ser assegurado por um árbitro no ativo, sugerindo que essa missão seja da responsabilidade de ex-árbitros. O que se tem passado é preocupante e remete-nos para a ideia de força de que Benfica, FC Porto e Sporting têm sido, grosso modo, os menos prejudicados por este novo sistema de escrutínio. Os exemplos são demasiados, como todos bem sabemos.
O conceito do VAR é bem-vindo ao futebol português, pois eliminou alguns erros, mas há questões que têm de ser melhoradas para que o seu anunciado rigor seja aplicado sem distinção. A ideia de Salvador é saudável, e aponta para uma melhor articulação entre o árbitro de campo e o que analisa as imagens. A subalternidade é arrepiante, o conflito hierárquico incomoda, tornando-se urgente rever este protocolo para que acabem os bloqueios que têm deixado passar em claro alguns erros grosseiros.
Convém ter desde já uma visão mais alargada, sentando todos à mesma mesa, desde clubes até árbitros e ex-árbitros, de forma a que surja um protocolo bem pensado para que seja melhor executado. Há afinações urgentes que devem ser implementadas para que a credibilidade do VAR não seja abalada. Outra época tão marcada pela polémica como esta tem sido, em choque com as expectativas criadas, condenará o VAR a um lamentável fim.
Jorge Barbosa, in Record

Quando o Benfica foi ROUBADO à descarada em Braga, na era de JJ ( expulsão premeditada de Xavi Garcia e ROUBO de um golo limpo a Luisão...) feita por um árbitro "amigo", não se ouviu o Salvador queixar-se. Agora convenceram-no, ou ele convenceu-se a ele próprio que o Braga também é grande...e toca de se pôr em bicos de pés, SEMPRE cuidando de não férir a suscetilidade do AMIGO fcp. O seu clube também já possui uma claque RELES, mas ele ainda não se apercebeu disso. Será conveniência, ou para imitar o fcp ???
ResponderEliminar