domingo, 17 de março de 2019

BENFICA CONQUISTA TAÇA DE PORTUGAL!


VOLEIBOL
É a 18.ª do palmarés do Clube que assim reforça ainda mais a sua hegemonia ao nível de títulos nacionais.
SL Benfica – detentor do troféu e recordista de conquistas da prova-rainha – e Fonte do Bastardo disputaram em Sines a final da Taça de Portugal de voleibol masculino 2018/19. Grande jogo, espetacular, emocionante, com as águias a superiorizarem-se (3-1) e a conquistarem a 18.ª Taça do seu palmarés!
Grande duelo em perspetiva! Depois das vitórias taxativas e sem margem para contestação nas partidas das meias-finais, SL Benfica e Fonte do Bastardo mediram forças na cidade alentejana com a mira na Taça, uma reedição da final de 2016/17.
Entrou melhor a formação açoriana, a cavar uma vantagem de cinco pontos… o Benfica reagiu, mas dois ases consecutivos colocaram o marcador em 5-9. Paulatinamente, as águias foram subindo de rendimento e empataram aos 11 pontos. O Benfica saltou para a frente, mas tudo em aberto… as águias tiveram tudo para fechar o set, contudo, novo empate e três bolas de set para a formação de João Coelho contrariadas pelos encarnados. À quarta foi de vez, com a Fonte do Bastardo a vencer já nas vantagens, por 26-28, e a fazer o 0-1 no jogo.
Segundo set pautado por um arranque equilibrado, mas a formação comandada por Marcel Matz a colocar-se cedo na dianteira (5-2) e a dilatar para um 8-4… Reação pronta do outro lado da rede, com a equipa da Ilha Terceira a aproximar-se perigosamente, mas neste set mandaria o Benfica!
Grande espetáculo em Sines, com os intervenientes a mostrarem por que são os finalistas da prova-rainha. Blocos de altíssimo nível, remates poderosos, líberos em grande plano, emoção e muita qualidade em quadra, com as bancadas, muito bem preenchidas, a acompanharem o ritmo.
O Benfica tomou conta das operações (16-9, 20-12, 23-15…) e acabou por superiorizar-se de forma clara, fechando o set com um 25-16 e empatando o jogo a 1-1.
Tudo empatado em Sines e 3.º set com uma entrada mais forte dos açorianos, assente num bloco irrepreensível e muita concentração! O Benfica reagiu, puxou dos galões e foi-se aproximando, com Theo Lopes a responder, com três blocos espetaculares, a colocar o parcial empatado a 14 pontos. Emoção a rodos e tudo em aberto!
Embaladas pela recuperação (5 pontos), as águias saltaram para a frente do marcador (19-16) e não mais de lá saíram… jogo de enorme qualidade dos benfiquistas, com o 3.º set a terminar com um 25-22 e o Benfica a concretizar a reviravolta no jogo: 2-1.
Entrada determinada das duas formações, num 4.º set pleno de emoções e decisões. O Benfica a mostrar querer resolver o mais rapidamente possível, do outro lado da barricada uma Fonte do Bastardo, briosa, a querer dizer "não" às águias, lutando pelo empate no jogo e a querer forçar a negra.
Depois de um empate a três pontos, supremacia encarnada, com a formação de Marcel Matz a colocar-se na dianteira, e resposta pronta e aproximação dos açorianos, com apenas dois pontos a separar as equipas (10-8). Ainda tudo muito longe de estar decidido e luta ponto a ponto, como se da última bola de tratasse até ao final.
As águias estiveram sempre na frente do marcador, mas a Fonte do Bastardo nunca desistiu e deu luta até ao último segundo, dignificando e valorizando ainda mais a vitória que acabaria por cair, com justiça face à qualidade e talento demonstrados em quadra, para o Sport Lisboa e Benfica: 25-20 e 3-1 no jogo!
Depois da vitória por 3-1, frente ao Castêlo da Maia, neste mesmo palco na temporada passada, aí está mais um Troféu ganho e que vem diretinho para as vitrinas do Museu Benfica-Cosme Damião. É a 18.ª Taça de Portugal do palmarés do Clube, que assim demarca ainda mais a sua hegemonia ao nível nacional. Orgulho e muita alegria, com as declarações pós-jogo a ilustrarem-no.
Formação inicial do Benfica: Tiago Violas, Theo Lopes, Rapha, André Lopes, Marc Honoré, Peter e Ivo Casas
Conquistada a Supertaça e a Taça de Portugal, segue-se o ataque à reconquista do titulo nacional 2018/19. E mais um duelo entre estas duas equipas! O jogo 1 das meias-finais do play-off está marcado para as 17h00 de domingo, dia 24 de março, com o SL Benfica a viajar até ao reduto da Fonte do Bastardo.
Dedicatória a Rui Mourinha e aos adeptos
Domingos Almeida Lima (vice-presidente do Benfica): "Foi uma boa vitória, temos ganhado muitas vezes esta Taça e aproveito para dedicar esta vitória a uma pessoa que já não está cá connosco, o Rui Mourinha, que fez muito pelo Voleibol do Benfica e, portanto, esta vitória deve-lhe ser inteiramente dedicada. Queria saudar os adeptos pelo apoio fantástico que deram durante o jogo, queria saudar a equipa técnica e todos os atletas. É mais um triunfo e amanhã já se trabalha novamente para outro objetivo. Estamos todos muito contentes."
"Os adeptos foram fundamentais e nesse aspeto tivemos vantagem em relação ao adversário, porque, sendo uma equipa dos Açores, tinha muito menos adeptos e nós tivemos os nossos em maior número e em grande sonorização. Durante todo o jogo incentivaram a equipa e, mesmo no 1.º set onde as coisas não correram tão bem, estiveram sempre a apoiar até ao fim. São incríveis, já estamos habituados a este apoio e obrigado a eles."
"Jogadores de enorme qualidade e competência"
Marcel Matz (treinador do Benfica): "Foi mais complicado do que previa. Sabíamos que ia ser um jogo muito duro, uma partida difícil, porque a Fonte do Bastardo é uma equipa que tem uma energia muito grande, sabe contagiar com essa energia e não desiste."
"Construímos o suficiente no 1.º set para fechar e não conseguimos, aí fomos um pouco a baixo, mas os nossos jogadores, com a qualidade e experiência que têm, tenho sempre a certeza que eles conseguem sair dos momentos mais complicados. Perdemos o 1.º set, conseguimos fazer um bom 2.º set, assumindo a responsabilidade que temos. No 3.º set eles vieram com tudo, mas nós conseguimos controlar a situação e ganhar."
"Os jogadores do Benfica são muito bons, nós construímos uma situação, trabalhamos diariamente, mas eles têm uma competência muito grande, jogam muito bem."
"Um jogo digno de uma final"
Theo (oposto do Benfica): "Todas as finais têm uma dose de nervosismo, errámos algumas situações no início, mas a equipa demonstrou uma grande força durante o encontro e foi uma boa prova para nós. Revertemos uma situação complicada e fizemos deste um jogo digno de uma final."
"Estamos a dar continuidade ao nosso trabalho e estamos no caminho certo, temos as nossas condições e agora vamos lutar pelo Campeonato."
"A Fonte do Bastardo é muito forte, já nos conseguiu vencer uma vez esta época, eles têm bons jogadores e é uma equipa que nos vai dar trabalho futuramente."
"Os adeptos vieram, nós próprios não estávamos à espera que viesse tanta gente. Eles estão sempre a seguir o Clube, ajudaram-nos bastante e fizeram uma festa bonita aqui no pavilhão."
"Emoção muito grande desfrutar este momento com os adeptos"
Rapha (zona 4 do Benfica): "Sabíamos que ia ser um jogo difícil, mas conseguimos dar a volta, fizemos o nosso jogo, imprimimos o nosso ritmo, conseguimos a vitória e levamos a Taça para casa."
"Os próximos desafios para o campeonato vão ser muito complicados, mas nós estamos firmes e vamos lutar pelo título nacional."
"Enquanto os adeptos nos apoiarem, nós vamos estar dentro da quadra a desfrutar ainda mais porque para nós é uma emoção muito grande desfrutar este momento com os nossos adeptos."

Sem comentários:

Enviar um comentário