segunda-feira, 20 de maio de 2019

"A RECONQUISTA FOI FEITA"


FUTEBOL
"Um dos títulos mais saborosos de sempre", destacou o Presidente do Benfica no momento em que discursou na Câmara Municipal de Lisboa, onde os Campeões Nacionais 2018/19 foram recebidos e homenageados.
O plantel benfiquista foi recebido na Câmara Municipal de Lisboa ao final da tarde de segunda-feira, no âmbito das comemorações da conquista do 37.º título nacional da história do Clube, o mais titulado no futebol português. Nos Paços do Concelho, o Presidente Luís Filipe Vieira falou de um Benfica "mais ambicioso do que nunca".
"O campeão voltou! E o campeão voltou aqui à Praça do Município, dando continuidade a esta verdadeira maré vermelha de festejos num espetáculo impressionante de apoio e celebração em todo o Portugal, países da Lusofonia e um pouco por todo o mundo. Festejos que demonstram a importância deste título e que provam que os momentos difíceis tornaram-nos mais fortes, mais unidos, mais coesos e mais ambiciosos do que nunca. É caso para dizer: aqui está a razão porque ninguém pára o Benfica", destacou Luís Filipe Vieira.
"Temos nesta cidade fantástica a nossa origem e raiz, mas o amor ao Benfica existe por igual em todo o território nacional e em todo o espaço lusófono, afirmando-se cada vez mais como uma marca global, com adeptos em todo o mundo. E novos adeptos que, conhecendo a nossa história e mística, vivem agora curiosos em conhecer a nossa famosa escola de formação, de onde despontam tantos novos craques, e que, por isso, olham para o nosso clube como um exemplo de como se prepara o futuro", salientou o líder das águias.
"Sim, esta vitória é também a vitória da juventude e da aposta no futuro, de um clube que está vivo, sólido e com um rumo estratégico muito claro, para nos trazer a esta praça mais, muito mais vezes!", vincou o Presidente.
"Agradeço também o apoio incansável que, desde a primeira hora, os nossos milhares de sócios, adeptos e simpatizantes deram a esta caminhada, ficando para sempre na nossa memória, sobretudo nesta extraordinária segunda volta", acrescentou Luís Filipe Vieira.
"O tremendo espírito de união e conciliação entre adeptos e equipa, sobretudo nos momentos mais difíceis, a ambição demonstrada e a qualidade do futebol e números impressionantes atingidos em golos marcados e vitórias sobre os nossos mais diretos rivais, fazem desta vitória uma das mais saborosas de sempre para todos nós. Uma vitória clara, inequívoca e que premeia a melhor equipa deste Campeonato", frisou.
"Neste Clube ganhamos por nós e para nós. O rumo ao 37 foi ganho. Pois bem, aqui está a Taça! A reconquista foi feita! Carrega, Benfica! E foi feita contando com o contributo de dirigentes, equipas técnicas, funcionários e todos aqueles que, dia a dia, deram o seu contributo para que este sonho se realizasse. Este clube é grato para todos aqueles que o serviram. Por isso, pelo que deu e pelo que fez pelo Benfica, também quero aqui deixar uma palavra de agradecimento ao Rui Vitória, que venceu e nos acompanhou a comemorar dois títulos nesta praça", afirmou Luís Filipe Vieira.

"Mas a reconquista foi feita, também, muito graças ao enorme trabalho e talento dos nossos jogadores, das nossas estrelas que compõem o plantel, que, mesmo quando a liderança do Campeonato parecia distante, deram um belo exemplo de luta, garra e afirmação da sua categoria e qualidade, como os números históricos de golos obtidos, melhor goleador e resultados virados provam. Merecem todo o nosso elogio e agradecimento", salientou.
"Quero publicamente elogiar o extraordinário trabalho que os nossos treinadores e estruturas técnicas de formação dos diferentes escalões têm realizado. Está aí muito do segredo do sucesso e fica o registo para todos, como o Renato Paiva, João e Luís Tralhão, Bruno Maruta e Luís Nascimento, Rodrigo Magalhães, entre tantos outros que nos têm acompanhado ao longo destes anos. Num projeto que foi sucessivamente liderado por António Carraça, Armando Jorge Carneiro, Nuno Gomes e, atualmente, Pedro Mil-Homens, obreiros da concretização da prioridade que desde a primeira hora assumimos como fundamental para o futuro do nosso Benfica", assinalou o Presidente.
"Veja-se o jogo do passado domingo: quatro dos titulares e três suplentes são já produto da nossa formação no Seixal. Mas, como compreendem, quero deixar aqui também uma palavra especial ao nosso – também ele jovem – técnico, Bruno Lage. Em nome de todos os Benfiquistas, fica o elogio e o testemunho público de agradecimento pelo enorme e belo trabalho realizado. Parabéns, Bruno Lage", enfatizou Luís Filipe Vieira.
"Uma aposta de que nos orgulhamos. A escolha e a opção certa, que até parece, ouvindo alguns, que veio do nada, quando afinal a sua escolha resulta precisamente de todo o trabalho feito no Seixal e de toda a estratégia definida. Desde a primeira hora personificou os valores do nosso clube: trabalho, humildade e enorme ambição", adicionou o líder das águias.
"E, senhor Presidente de Câmara, os políticos que se cuidem, porque, pelo discurso do Marquês, Lage consegue passar a sua mensagem de uma forma a que ninguém fica indiferente. Mas, fiquem descansados, Bruno Lage continuará connosco e, estou certo, por muitos e bons anos", assegurou com uma pitada de humor.
"Quero agradecer à Câmara e ao povo de Lisboa esta receção. E garantir que continuaremos o nosso trabalho, como principal marca portuguesa, de prestigiar a nossa capital e o País. Como gostamos de dizer, somos um clube do povo e para o povo, e em cada fim de semana damos provas de que somos mesmo uma autêntica força da natureza popular", constatou o Presidente.
"Reconquista consumada, reforçámos a hegemonia no futebol português, em que nos últimos 6 anos ganhámos 5 vezes a Liga. Repito: são 5 em 6. E definimos o rumo e a estratégia de que só através de uma aposta forte e clara nos nossos jovens valores formados no Seixal poderemos partir para uma conquista europeia. Sim, temos como ambição e objetivo para os próximos anos consolidar a hegemonia em Portugal, lutar pelo topo e ganhar uma competição europeia. Obrigado a todos pela vossa presença. Parabéns, Benfica! Viva o Benfica!", rematou Luís Filipe Vieira.
Fernando Medina: "Equipa não foi imune ao erro, mas também não se amedrontou"
Anfitrião desta cerimónia de tributo ao Campeão Nacional, o líder da Câmara Municipal de Lisboa foi o primeiro a discursar nos Paços do Concelho, parabenizando o Clube pelo seu 37.º título nacional.
"Saúdo toda a Direção, equipa técnica e plantel do Sport Lisboa e Benfica por esta conquista. Saúdo também todos os Benfiquistas, que da Rotunda Cosme Damião ao Marquês de Pombal, e pelos quatro cantos do mundo, têm festejado esta vitória. Hoje, é tempo de celebrar a partir da casa da nossa cidade. Parabéns, Benfica, o Campeão voltou!", lançou Fernando Medina.
"Todos os títulos são especiais e cada um tem a sua história particular. Este fez-se de uma dose redobrada de crença, resiliência e talento, tudo isto assente numa união notável entre Direção, jogadores e adeptos. Muitas coisas podem ser ditas sobre os talentos que conduziram esta equipa a um novo título nacional, mas há uma ideia especialmente poderosa que emerge, a de uma nova geração de futebolistas nascidos e criados no Benfica, que cumpriram o seu sonho de criança e assim realizaram o sonho dos adeptos", anotou o presidente da autarquia.
"Mas os miúdos não fizeram tudo sozinhos. Como João Félix dizia no sábado, os seus colegas são como pais para ele. E que gosto tem sido assistir ao seu crescimento em campo. Esta jovem geração soube beber do conhecimento de um grupo com mais anos de Benfica e muito para lhes ensinar, na vitória ou na adversidade. Por cada Ferro ou João Félix, houve um André Almeida, um Jardel, um Samaris, um Jonas. Todos contaram, de facto. Esta equipa não foi imune ao erro, mas também não se amedrontou. Por cada jogador que falhou, houve outro que fez a dobra, houve solidariedade, muitas das vezes até de outro jovem, que levantou um colega do chão e afastou o medo próprio da conquista", analisou Fernando Medina.
"Nem medo, nem timidez: estes rapazes souberam ir ao encontro dos seus oponentes e, combinando uma irreverência própria da idade com uma maturidade pouco vista em tantos jovens, bateram os seus adversários diretos por mais do que uma vez. O Benfica construiu uma segunda volta que foi uma reconquista dentro da reconquista, concretizando o mote com que a equipa iniciara a presente época", concretizou o edil.
"Uma palavra para a liderança fora do relvado. Numa fase decisiva da temporada, o Presidente Luís Filipe Vieira encontrou dentro de casa, na estrutura que dera aos adeptos o Tetracampeonato e outras alegrias, o caminho que levaria o Benfica a uma nova vitória. O Benfica celebra hoje o quinto título nas últimas seis épocas, sob orientação de diferentes equipas técnicas e com diferentes plantéis de jogadores, numa demonstração da validade de um projeto que reuniu condições ímpares para a formação de talentos, a conquista de títulos e o orgulho da massa adepta. É esse orgulho que hoje, como em tantas outras ocasiões, está aqui na Praça do Município", salientou o presidente do município.
"Nesta caminhada, primeiro improvável e depois imparável, há uma liderança serena que foi referência. Bruno Lage mostrou ser o homem de quem os jogadores e os adeptos precisavam. A sua simplicidade desarmou e conquistou os muitos milhões que ainda não o conheciam. A sua ideia de jogo igualou o recorde de golos marcados pelo Benfica no Campeonato. Mas a sua postura fora do relvado não é menos merecedora do título aqui celebrado. A reconquista, como Bruno Lage tão bem referiu nestes meses, é também uma oportunidade de contribuirmos de mais forma salutar para o futebol português, no qual os clubes de Lisboa têm naturalmente um papel fulcral. Mais uma vez, dentro e fora do relvado", ressalvou.
"A celebração faz-se nos quatro cantos do mundo, pois o Benfica, cumpre dizê-lo, é maior do que Lisboa. Mas este clube transporta, onde quer que vá, o nome da nossa cidade e é aqui a sua casa. Por isso, os que cantam lá fora não o fazem apenas por si, mas por todos os adeptos. Por isso, Lisboa é hoje a capital de todos os Benfiquistas. Parabéns, Benfica. Viva o campeão!", concluiu Fernando Medina.

Sem comentários:

Enviar um comentário