quarta-feira, 30 de setembro de 2020

MÉRITO DE UM PROJECTO



 "Os canoístas Fernando Pimenta e Joana Vasconcelos estiveram em excelente plano, no último fim de semana, na Taça do Mundo de velocidade de Szeged (Hungria). Foram registos a merecer destaque na comunicação social, em particular a chegada à 100.ª medalha do limiano em grandes competições internacionais. Não foi fácil, antes, mais uma vez, consequência de muito trabalho. E é aqui, enquadrado numa estratégia de potenciação da capacidade competitiva, que o Sport Lisboa e Benfica se posiciona, com imenso orgulho.

Nas reações após o marco incomum das "100" – nesta prova, dois ouros e uma prata –, o "super-Pimenta" fez questão de transmitir que foi um longo caminho desde a primeira, em 2005, e não esqueceu o papel que o Sport Lisboa e Benfica tem tido nos anos mais recentes. Também a atleta de Crestuma – ouro e bronze – dedicou palavras de gratidão ao Clube.
Quando, há longos anos, foi estruturado e arrancou o projeto olímpico do Sport Lisboa e Benfica, já se sabia para onde se caminharia: apoiar e potenciar atletas para um patamar maior, contribuir para que estes pudessem chegar, com consistência, a bons resultados internacionais e, claro, poderem estar ao mais alto nível em Jogos Olímpicos. Existe algum consenso, que, mantendo-se a previsão de data para os Jogos de Tóquio – adiados para 2021 devido à COVID-19 –, dentro de um ano, um lote de atletas de topo estará debaixo de olho dos portugueses, que esperarão medalhas "forçosamente", por exemplo, dos benfiquistas Pedro Pichardo (triplo salto) e Fernando Pimenta.
Desta vez foi a Canoagem. Noutras ocasiões tem sido o Atletismo, o Judo, o Triatlo, a Natação ou o Taekwondo. A aposta é evidentemente chegar a grandes prestações e os nossos atletas têm trabalhado forte para mostrar regularmente qualidades competitivas. Ainda há bem pouco tempo, o triatleta Vasco Vilaça (20 anos) surpreendeu a elite mundial com duas excelentes classificações.
Orgulho para todos no Clube é sentir que nem as várias contingências trazidas pela pandemia retiraram empenho e foco a quem tem de treinar muito, tantas vezes individualmente, para poder chegar às competições com a melhor condição física e técnica.
No contexto das principais modalidades integradas no Benfica Olímpico, o trabalho e a motivação são importantes todos os dias, porque qualquer quebra poderá ser inevitavelmente notada em prova. Está bem patente a convicção de que a bandeira nacional continuará a ser hasteada com alguma regularidade nos grandes eventos internacionais, porque sabemos que existe um grupo de atletas resilientes, empenhados, comprometidos com o árduo treino diário, cujo apoio do Clube lhes permite dedicação total e profissionalismo.
Continuaremos a caminhar juntos."

Sem comentários:

Enviar um comentário