domingo, 13 de setembro de 2020

"SERÁ UM NOVO BENFICA…"

Grimaldo Benfica Entrevista

 FUTEBOL

Com o arranque oficial da temporada à porta, o lateral-esquerdo espanhol garante estar totalmente recuperado de lesão.
A apenas três dias do início oficial da época 2020/21, o foco do Benfica está no jogo com o PAOK, a contar para a 3.ª pré-eliminatória da Champions. Grimaldo traça objetivos ambiciosos para a nova temporada e garante-se recuperado e pronto para os desafios que aí vêm…
Em entrevista ao jornal "A Bola", o lateral-esquerdo não poupou elogios a Jorge Jesus – um técnico de "exigência máxima", que trabalha a equipa "para um nível de topo" – e falou ainda da vontade de ser chamado à seleção espanhola, consciente de que "uma boa campanha na Liga dos Campeões ajudaria".
Foco no jogo com o PAOK
"A equipa sabe que é um só jogo, sabemos que jogamos tudo na Grécia, mas tanto o treinador como o nosso grupo estão a preparar o jogo para ganhá-lo, isso é o mais importante. Esta semana temos trabalhado focados no jogo com o PAOK, e pouco a pouco o treinador dá-nos indicações de como eles jogam. Não vou contar nada, mas o treinador já nos disse como jogam e o que temos de fazer."
Bancadas vazias na Grécia
"Não creio que seja uma facilidade, os jogadores gostam de jogar com público. É melhor jogar perante os nossos adeptos, mas no geral é melhor jogar com público. Acho que não muda nada, as duas equipas gostariam de ter público, é desse ambiente que os jogadores gostam."
Possível reencontro com Zivkovic
"Vimos essa notícia há uns dias, ele é um grandíssimo jogador, esperemos que tudo lhe corra bem, mas só depois deste jogo. Espero que tenha um bom futuro, seguramente que vai ter."
Recordações da última visita ao PAOK
"Não foi um jogo fácil [vitória por 1-4 no play-off da Champions em 2018/19]. Quando fomos à Grécia foi complicado, no final conseguimos passar a eliminatória, que era o mais importante, mas foi mais complicado do que o resultado no final da eliminatória mostrou."
Recuperado e preparado
>"Foi um período longo, mas agora já estou em forma. Creio que com a pré-temporada que fiz com o preparador físico e depois com a equipa já estou recuperado na plenitude e preparado para o primeiro jogo oficial. Já estou a trabalhar com a equipa há vários dias e posso ser opção se o treinador achar conveniente, mas já estou a treinar com a equipa e isso é o mais importante."
A caminho da 6.ª época no Benfica
"Significa que por detrás há muito trabalho, muito sacrifício. Esses [158 jogos de águia ao peito] são os números mais visíveis, mas há muitos treinos realizados, muitas manhãs em que te levantas para te preparares fisicamente, porque a temporada é muito longa, tem muitos jogos. Seguir este ritmo de jogos é complicado para todos, e por detrás há muito trabalho. Estou muito contente, espero somar mais jogos."
"Um dos melhores laterais da Europa": o elogio do diretor-geral Tiago Pinto
"Sinto-me importante, tanto os colegas como o Clube fazem-me sentir importante. Eu aceito-o e gosto de me sentir importante. Quero ser importante. Jogo num dos melhores clubes da Europa e isso é o mais importante. O Tiago [Pinto] gosta muito de mim, eu agradeço-lhe isso, ele apoia sempre a equipa e os jogadores, e eu agradeço essas palavras."
Olhos postos na seleção de Espanha
"Seguramente que uma boa campanha na Liga dos Campeões ajudaria. A Champions, a Europa em si, é onde estão as melhores competições, são competições que toda a gente assiste e ajudaria a chegar à seleção. Se não for para ir à seleção, que sirva para que todos vejam que o Benfica é um grande da Europa. Quando estás focado no trabalho, acabas por colher os frutos. Falta muita coisa por vir, a seleção é uma delas. Creio que a Champions é importante, que a equipa vá bem, consiga títulos. Isso no final é notado por quem está de fora."
Benfica na Champions
"Houve algumas temporadas em que sim, não estivemos à altura, mas na Liga dos Campeões anterior fizemos uma fase de grupos em que lutámos muito, estivemos perto de passar os grupos, frente a duas equipas que chegaram às meias-finais. Creio que talvez nos tenha faltado algo mais para passar às eliminatórias e demonstrar que somos uma equipa forte, mas há que pensar no presente e passar a eliminatória frente ao PAOK, e depois ir avançando na Champions para chegarmos longe na competição."
Próximos objetivos
"Quero ganhar mais títulos aqui e continuar a evoluir. Tanto eu como a equipa estamos motivados com a chegada da nova equipa técnica, e acredito que isso se vai notar tanto na Liga Portuguesa como na Champions. O meu objetivo, como o do resto da equipa, é conseguir o máximo de títulos este ano."
Primeiras impressões sobre Jorge Jesus...
"As primeiras impressões são muito boas. Alguns jogadores já o conheciam e já nos tinham falado sobre ele. Isso motivou-nos, porque falaram muito bem dele. As ideias que nos está a passar são do agrado de todos, são muito boas para a equipa e acredito que se vá notar rapidamente dentro de campo. Confirmo que tudo o que me disseram bate certo. É uma alegria para todos, e este ano podemos conseguir grandes coisas."
... um treinador de top mundial
[Jorge Jesus] É um treinador de top mundial. Nota-se na forma como fala contigo, também taticamente... Qualquer coisa que ele diga. Ele é diferenciado. Já se nota na equipa e vai notar-se daqui para a frente. Tem uma exigência máxima, estamos a trabalhar imenso, tanto na parte tática como na vertente física. Será um novo Benfica, principalmente na parte física, que está a ficar muito forte. Acredito que a equipa vai aguentar este ritmo todo o ano."
"É um treinador que me vai ajudar muito, vai-me fazer melhorar em muitas das coisas que tenho de melhorar, e estou motivado. Tanto eu como a equipa sabemos que vamos melhorar muito coletiva e individualmente. Ele foca-se muito nos detalhes, e são esses detalhes que podem marcar a diferença. É um treinador que, taticamente, se foca muito no que se passa em campo."
Reforços para 2020/21
"Temos uma equipa muito boa. Acredito que o plantel, juntamente com a equipa técnica, pode fazer uma boa ligação e fazer grandes coisas. Os jogadores que chegaram são de grande qualidade e vão ajudar a equipa seguramente. Dou-me bem com Everton como com Cervi ou Rafa, entendo-me perfeitamente com eles e é assim que tem de ser até ao final da temporada. Pedrinho é um jogador de muita qualidade, muito ágil, forte no um contra um, é um grandíssimo jogador. Gosto muito do estilo de jogo dele, porque é forte no um contra um, tem muita qualidade e pode decidir jogos. Temos mais jogadores fortes no um para um, como Rafa e Cervi. Há muitos jogadores fortes nesse aspeto, e só precisam de ter oportunidade no jogo. Não é tanto por um jogador, porque todos no Benfica têm qualidade, tem mais a ver com a oportunidade de fazer o um contra um durante o jogo. Da forma como nos vamos apresentar há mais jogadores que o podem demonstrar."
As soluções para a lateral esquerda
"Comigo e com o Nuno [Tavares], o Benfica acredita que a posição está bem servida, dá confiança aos dois e isso é importante, de forma a estarem dois laterais motivados e com confiança, isso é importante no futebol. O Nuno é muito bom jogador, mas ainda jovem e tem muitas coisas para melhorar, como todos. Sendo mais jovem e normal que tenha aspetos a melhorar, mas tem grande futuro."
Aproxima-se uma época "exigente"
"Vai ser uma temporada muito exigente. Começamos no dia 15, três dias depois inicia o Campeonato, e assim vai ser, com jogos a cada três dias. A equipa está preparada fisicamente, mas vai ser duro física e mentalmente. Mas a equipa está preparada, o míster trabalhou-nos para um nível de topo e isso vai notar-se nestes jogos."
Jogos à porta fechada, sem público
"Espero que mais cedo que tarde comecem a encher os estádios, porque o futebol sem público não é a mesma coisa. Qualquer jogador de futebol gosta de jogar com o estádio cheio. Seja em casa ou fora, os jogadores gostam dessa tensão, dessa pressão, desse ambiente. Durante toda a vida jogámos com público, a sentir isso mesmo. Sinto-me melhor jogador tendo gente nas bancadas do que sem gente. Temos de nos adaptar porque não há outra forma. Somos profissionais e temos de nos adaptar. Não é difícil jogar sem público, mas dessa forma não há aquele ambiente, não há aquela tensão que te leva para a frente, é muito diferente de jogar com público."
O adversário mais difícil de defrontar...
"O Rafa, no treino [risos]. É muito rápido, e estes jogadores rápidos e ágeis são muito difíceis de parar. Se trabalhas com o jogador com o melhor um contra um do Campeonato é bom para ti, porque vai ser melhor no momento em que enfrentes outros jogadores."
O jogo que não esquece...
"O jogo [frente ao Nacional, no Estádio da Luz] em que ganhámos o Campeonato na minha primeira época aqui [2015/16]. Por tudo o que vivi nesse dia. Toda a gente me dizia como ia ser, mas até que o vivas não sabes o que é. Quando ganhámos o título, a forma como se festejou no Estádio e no Marquês de Pombal é algo que nunca vou esquecer."



Sem comentários:

Enviar um comentário