quinta-feira, 19 de maio de 2022

À TERCEIRA FOI DE VEZ!



 "A história do percurso do basquetebol feminino do Benfica pelas finais da Taça de Portugal


Dentro das modalidades coletivas, a primeira a jogar-se no feminino foi o basquetebol, ainda no século XIX. No Benfica, a modalidade surgiu em 1927, e a vertente feminina, inédita em Portugal, em 1934. A mesma lógica se verificou nas competições portuguesas, com a Taça de Portugal feminina a ser criada para o basquetebol em 1963/64, antecedendo em nove épocas o voleibol, a segunda modalidade a disputar a prova no feminino.
A prova surgiu sob o nome Taça Regina Peyroteo. A basquetebolista, 'das mais destacadas e completas jogadoras de todos os tempos', contribuiu para a glória do Sport Lubango e Benfica, filial angolana então tricampeã nacional, dado que o Campeonato Nacional abrangia as províncias ultramarinas. Mantendo-se com os mesmos moldes, a prova mudou de nome para Taça de Portugal em 1967/68.
O Benfica esteve presente na primeira final, em 17 de Maio de 1964, no Campo do Parque, Aveiro. Frente ao CDUP (D 16-26), treinadas por Maria José Figueiredo Fragoso, alinharam Teresa Torgal, Marinela Santos, Anabela Santos, Ana Sena Belo, Maria Jordão, Maria Sena Belo, Fernanda Simões, Karin Schmidt Dias, Berta Gonçalves e Maria Cabrita.
Sem sucesso na procura pelo topo, só onze épocas depois conseguiriam chegar à sua segunda final. Em 10 de Junho de 1976, no Pavilhão da Ajuda, as benfiquistas defrontaram a equipa do CIF (D 15-80), cinco vezes finalista vencido, num jogo transmitido pela televisão.
Apesar da dura derrota, Yong, Felismina, Virgínia, Zélia, Manuela, Lurdes, Ana Barbosa e Teresinha foram elogiadas pela forma como se bateram, 'apesar de se saber que era impossível, neste momento derrotar o seu adversário (...) O Benfica chegou à final por direito próprio e pela sua luta de anos'.
Este jogo foi o último do basquetebol feminino até à retoma de 2010/11 e, desde essa data, a luta persistiu durante mais uma década. Em 2020/21, com a filigrana do basquetebol feminino a compor o plantel, o Clube chegou à sua terceira final da Taça de Portugal, frente ao Vitória SC, em 14 de Março de 2021. Foi a vez, à terceira, pois a vitória por 85-63 deu ao Clube o seu primeiro troféu do escalão máximo de basquetebol feminino, que viria a ser parte de um histórico triplete.
Provando que não foi sorte mas trabalho, as encarnadas bisaram na época de 2021/22, batendo o GDESSA por 82-78 na final de 6 de Março de 2022. Pelo segundo ano consecutivo, o troféu perpétuo da Taça de Portugal feminina pode ser admirado na área 1 - Ontem e Hoje, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário