sexta-feira, 9 de junho de 2023

LAGARTOS ATROPELADOS

 


Muito querer e diferença avassaladora!

Ao vencer o Sporting fora de casa, por 57-101, no jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic, o Benfica colocou-se a um triunfo de revalidar o título nacional.
Rigor defensivo e elevadas percentagens de lançamento estiveram na génese de uma fantástica vitória do Benfica sobre o Sporting (57-101). Com este resultado no jogo 3 da final do play-off da Liga Betclic, os encarnados colocaram-se em vantagem (2-1) e estão a um triunfo da revalidação do título nacional.
Início de jogo com baixa eficácia de ambos os lados no Pavilhão João Rocha. Só decorridos 3m53s é que os encarnados conseguiram pontuar, por intermédio de Toney Douglas, autor de um triplo (4-3).
O tiro exterior foi uma arma da equipa visitada, que encestou três vezes consecutivas para além dos 6,75 metros (13-9). O dérbi manteve-se equilibrado até ao final do 1.º quarto e o resultado foi reflexo disso mesmo (17-17).
Já no parcial seguinte, Norberto Alves, que tirou dividendos dos homens que iniciaram o jogo no banco, viu o campeão nacional disparar no marcador com o desenrolar do encontro. Ao som da buzina, Aaron Broussard, que tinha ganho um ressalto defensivo, atirou desde o meio-campo encarnado, ação bem-sucedida! Absolutamente extraordinário!
Ao intervalo, a diferença de 14 pontos (34-48) justificou-se pela eficácia no jogo interior e principalmente exterior, no qual o Benfica teve 69% de acerto com nove lançamentos convertidos em 13 tentativas!
Ao invés, os rivais registaram 31% (5 em 16). Em termos individuais, nota para Makram Ben Romdhane. O internacional tunisino totalizou oito pontos (não falhou qualquer lançamento), aos quais juntou quatro ressaltos defensivos.
A segunda metade teve um início sensacional para o Benfica. Da linha de lances livres, devido à expulsão de Travante Williams no término da primeira parte, Aaron Broussard não vacilou. Inteligentes, os encarnados souberam aproveitar o desacerto leonino, foram rigorosos na defesa e demolidores no ataque.
Como tal, foi com naturalidade que as águias alcançaram um parcial de 0-14! A fechar o período, José Silva roubou a bola, correu para o cesto, marcou dois pontos e ainda sofreu falta. Não falhou o consequente lance livre e a jogada rendeu três pontos, uma amostra do que se passou no 3.º quarto...
Com muito querer e garra do Benfica no pavilhão do eterno rival, nos 10 derradeiros minutos manteve-se o controlo total dos encarnados. Sem dar hipóteses a uma eventual recuperação leonina, a vantagem conquistada permitiu gerir o duelo.
Os Benfiquistas presentes no João Rocha fizeram-se ouvir e incentivaram a equipa com muitos cânticos, entre os quais o Ser Benfiquista. A diferença avassaladora (57-101) espelha a inteira justiça neste desfecho. Os encarnados apresentaram mais argumentos e qualidade de jogo, num embate em que Aaron Broussard foi o elemento em maior destaque (21 pontos, 10 ressaltos e 2 assistências).
Consumado o triunfo, o Benfica poderá festejar o bicampeonato já neste domingo, 11 de junho, dia do 4.º embate da final. Caso leve a melhor no dérbi, agendado para as 19h00 e que voltará a ter como palco o Pavilhão João Rocha, a equipa comandada por Norberto Alves revalidará o título.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "A equipa defendeu muito bem, o que nos permitiu, em ataque, voltar ao que são as nossas médias normais no lançamento exterior. Ajustámos muito melhor, não nos perturbámos com a estratégia que o Sporting tem, de rodar muitos jogadores, quase com uma equipa mais defensiva e outra mais ofensiva. Preparámos o jogo para tirar proveito disso e as coisas correram bem."
Sporting-Benfica
57-101
Pavilhão João Rocha
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e James Ellisor
Suplentes
José Silva, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e Ivan Almeida
Cinco inicial do Sporting
Travante Williams, Marko Loncovic, Joshua Patton, Gerald Armwood e Marcus Lovett Jr.
Suplentes
Eddy Tavarez, Ricardo Monteiro, Diogo Ventura, António Monteiro, João Fernandes, Diogo Araújo e André Cruz
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
17-17 34-48 45-74 57-101
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (21), Toney Douglas (16), José Silva (13), Makram Ben Romdhane (13), Ivan Almeida (11), Diogo Gameiro (8), James Ellisor (7), Terrell Carter (4), Tomás Barroso (3), Sérgio Silva (3) e Betinho Gomes (2)

1 comentário: