domingo, 11 de junho de 2023

SUB-17: CAMPEÕES NACIONAIS

 


Sub-17 sagram-se Campeões Nacionais!

Triunfo sobre o Braga (3-2), em embate da 17.ª jornada da fase de apuramento de campeão nacional, permitiu festejar o título no Benfica Campus.
No Benfica Campus, a equipa Sub-17 do Benfica venceu o Braga por 3-2, neste domingo, 11 de junho, em partida referente à 17.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Com este triunfo, os encarnados sagraram-se Campeões Nacionais!!!
Primeira metade bem disputada e muito dividida. A jogar diante dos seus adeptos, as jovens águias assumiram as despesas e tomaram as rédeas do desafio.
Aos 8', Francisco Neto recuperou a bola, progrediu pela esquerda do ataque, ultrapassou Rodrigo Pinto, mas o lance não teve a sequência desejada.
Foi apenas o aviso para o que se seguiria. Aos 9', num bom momento individual, Francisco Neto voltou a levar a melhor sobre Rodrigo Pinto e visou a baliza com um remate forte e colocado para o golo inaugural (1-0).
Em desvantagem, a equipa minhota, que partiu no 4.º posto para a penúltima jornada, ameaçou aos 14', por Rodrigo Abreu, autor de um disparo defendido por André Moreira.
Confiantes, os comandados de Tiago Pina (o treinador, a cumprir um jogo de castigo, teve de ficar na bancada) circulavam a bola com tranquilidade. Foi por isso contra a corrente que Samuel Sousa, oportuno, acabou por empatar aos 22' (1-1).
Sem acusar o golpe, Guilherme Peixoto ripostou, aos 23', e acertou na trave da baliza arsenalista.
Pressionante, aos 25', o Benfica beneficiou de um livre direto à entrada da área dos visitantes. Exímio na marcação, Gonçalo Moreira recolocou os encarnados na dianteira (2-1).
A vantagem durou pouco, pois o Braga, outra vez com fortuna, igualou por Rafael Mendes, aos 28' (2-2). Até ao intervalo, o desafio pautou-se pelo equilíbrio.
Determinado em vencer, o Benfica entrou bem no segundo tempo. Gonçalo Moreira cotou-se como um dos elementos em maior evidência no ataque.
Aos 60', o avançado encarnado, na sequência de um canto, insistiu e rematou para o fundo da baliza dos minhotos: 3-2 e muita festa no Benfica Campus!
Numa manhã/início de tarde de inspiração, aos 65', em plena área, o camisola sete encarnado desviou para a baliza dos minhotos, mas o guarda-redes Tai Znuderl amarrou.
Bastante disputado, o desafio teve depois algumas interrupções que quebraram o ritmo de jogo. Principalmente, recorrendo a bolas paradas, o Braga tentou ameaçar, mas não ultrapassou a organização defensiva do Benfica.
Já nos descontos, aos 90'+6', Guilherme Afonso ainda dispôs de uma ocasião para faturar, mas o guardião do Braga estava atento e defendeu.
Triunfo justo das águias (3-2) e muita festa no Benfica Campus! Os Sub-17 são Campeões Nacionais!!!
DECLARAÇÕES
Rodolfo Vitória (treinador adjunto do Benfica): "É um orgulho conquistar este título! Estes miúdos são de uma geração espetacular e acabam de fazer uma época espetacular. Acho que o título é justo. Fomos a equipa mais competente."
Martim Ferreira (médio e capitão do Benfica): "É um orgulho fazer parte desta equipa. Merecemos vencer pelo trabalho que fizemos. Nunca caímos, independentemente do resultado. Foi assim que conseguimos ganhar o Campeonato."
André Moreira (guarda-redes): "É incrível! Foi difícil, o Braga deu luta, mas esta equipa é muito boa. Há uma grande união e trabalhámos muito para que este dia chegasse."
Guilherme Gaspar (defesa-central): "É um orgulho. Somos a melhor formação do mundo! Somos o melhor clube do mundo! Trabalhámos sempre para conquistar este título."
André Gomes (médio): "Trabalhámos para isto desde o início do ano. O Benfica é diferente, não tenho palavras... O Benfica dá-nos condições espetaculares para nos formarmos e sermos os melhores do mundo."
Gustavo Ferreira (avançado): "É um sentimento muito bom, trabalhámos muito durante a época. Ainda falta um jogo, mas agora é festejar."
Gonçalo Moreira (avançado): "Ser campeão pelo Benfica é único. Evoluímos muito. O que importa é este coletivo. Merecemos todos, estamos muito felizes. Sem estes colegas e treinadores não conseguiríamos isto."
Benfica-Braga
3-2
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
André Moreira, Guilherme Peixoto (Rui Silva, 80'), Guilherme Gaspar, Gonçalo Oliveira, Leandro Martins, Martim Ferreira, Gonçalo Moreira (João Pinto, 90'+4'), Tiago Freitas (Tiago Pinto, 61'), Jair Monteiro (Gustavo Ferreira, 61'), André Gomes e Francisco Neto (Guilherme Afonso, 61')
Suplentes
João Fidalgo, Kevin Pinto, Rui Silva (80'), Diogo Rocha, Tiago Pinto (61'), Guilherme Afonso (61'), Stigur Thordarson, Gustavo Ferreira (61') e João Pinto (90'+4')
Onze do Braga
Tai Znuderl, Samuel Sousa, Rodrigo Pinto, Afonso Sousa, Luís Fernandes, Rodrigo Airosa (Guilherme Santos, 87'), Tiago Cruz (Tiago Baptista, 67'), Rodrigo Abreu, Nuno Patrício, Rafael Mendes (Francisco Brás, 67') e Alexandre Sousa (Tiago Nascimento, 61')
Suplentes
Daniel Ferrão, Pedro Colaço, Tomás Teixeira, Bernardo Pereira, Guilherme Santos (87'), Tiago Nascimento (61'), Tiago Baptista (67'), Francisco Brás (67') e Carlos Alberto
Ao intervalo 2-2
Marcadores
Benfica: Francisco Neto (9') e Gonçalo Moreira (25' e 60'); Braga: Samuel Sousa (21') e Rafael Mendes (28')

1 comentário: